top
logo

 

Tomaz Ribeiro (1831-1901)

Político e poeta, nasceu em
Parada de Gonta, Tondela

 


 

Selo Escola Saudável 2
 

 


 


 


 

 

Projeto Geração Jovem #14-20

 

QUE IREMOS FAZER?

O projeto Geração Jovem #1420 é um programa centrado num conjunto de iniciativas que têm como foco o incremento da leitura entre os jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos.

Para esse efeito, procura colocar em prática e desenvolver um conjunto de ações complementares do foro das diferentes linguagens e expressões artísticas como o desenho, a animação, a música, cinema, rádio ou a arte urbana.

Em paralelo, toda a atividade terá um processo de divulgação que é, só por si, um exercício de aquisição de competências no âmbito das literacias da leitura e da escrita em especial em ambientes da WEB, com incidência nas Redes Sociais e nas APP móveis.
O próprio nome do projeto não é inocente, procurando ser um chapéu apelativo para todos os projetos que a seguir enumeramos:


a) PROGRAMA RADIOFÓNICO “GERAÇÃO JOVEM”

De modo a criar nos jovens a prática fluente da expressão oral, mas também a escrita e a leitura enquanto base de toda a atividade radiofónica, pretende-se criar um Programa de Rádio produzido por e para os jovens. Quinzenalmente, 5 a 10 jovens produzem uma emissão de rádio, na qual serão os atores principais em toda a matéria:

  • Análise e escolha do tema quinzenal
  • Leitura e preparação para debate
  • Escrita e revisão de noticiários
  • Escrita e revisão de questões para convidados (autores, poetas, ilustradores, etc.)
  • Realização de entrevistas
  • Escolha e preparação musical
  • Produção de toda a emissão

O programa terá emissão quinzenal na rádio de expansão na região Centro do país, Emissora das Beiras (91.2FM). As emissões serão previamente gravadas, quer nos estúdios da rádio (com sede no alto da serra do Caramulo) como nas escolas envolvidas, em estúdio móvel, pese embora pontualmente possam acontecer em direto.

 

b) POESIA PALAVREADA EM RIMAS POP

O hip-hop é uma forma moderna de poesia onde é possível separar os "bons" dos "grandes" artistas pelas letras que eles compõem. As melhores músicas contam histórias pessoais e são bem fluidas, juntando ritmo e melodia para passar uma mensagem — como se fosse um relato cantado. Por fim, compor bem exige prática, mas qualquer um consegue começar usando caneta e papel.

Quando juntamos as palavras certas pela mão dos jovens, o resultado são rimas urbanas com sonoridades pop. Um clube dedicado à escrita de rimas para a produção musical. Uma porta de entrada no mundo dos jovens através música, com recurso à escrita.

 

c) CLUBE DE ESCRITA CRIATIVA

Sessões que se tornam verdadeiros momentos de exploração de hipotéticos caminhos que conduzam ideias a transformarem-se em escritos. Repleto de estímulos diversos e exercícios desde os mais simples ou mais elaborados, o clube procura fazer um caminho que vai das palavras e ideias soltas, até aos textos mais estruturados, com o objetivo de criar pequenas histórias e manter a chama criativa sempre bem acesa. Uma iniciativa que tem como objetivos:

  • Fomentar o conceito de escrita criativa;
  • Conhecer e experimentar algumas técnicas para desbloquear a escrita;
  • Descobrir a escrita, a voz e a veia criativa de cada um;
  • Enfrentar a página em branco;
  • Explorar a criatividade;
  • Desenvolver técnicas para prender o leitor;
  • Aplicar a estrutura narrativa na construção de um texto.
  • Desbloquear a criatividade ao nível da escrita lúdica, da escrita automática e da escrita com estímulos rápidos;
  • Promover os universos sensoriais, utilizando os cinco sentidos para enriquecer a escrita;
  • Mimar objetos, construindo histórias a partir destes;
  • Imaginar e diversificar locais e espaços para a escrita, como cenário ou fonte de histórias;
  • Criar personagens;
  • Criar estruturas narrativas, procurando escrever histórias com princípio, meio e fim.

d) CINANIMÉ

No âmbito do currículo do ensino básico e de algumas áreas do ensino secundário, surge a necessidade de refletir sobre a importância atribuída ao cinema da Educação Artística. Se procurarmos confluir as dimensões da Educação Visual, com a integração das TIC tão em voga entre os alunos e, ainda, as imagens em movimento encontramos o quadro perfeito para trabalhar conteúdos essenciais no séc. XXI conducentes a novas práticas literárias.

A Pixilação ou Stop Motion (animação do corpo humano e de objetos) é uma técnica de cinema de animação que utiliza objetos e personagens reais que irão ser filmados a uma imagem de cada vez. Deste modo, é possível recriar movimentos absurdos, ilógicos, ou a uma velocidade totalmente irreal. Permite usar o corpo humano como objeto animado, sendo mais imediata a concretização de movimentos e a visualização dos exercícios filmados (o que não é possível noutra técnica de animação) e associa em si diferentes artes (o Cinema, a Animação, o Teatro, a Expressão Corporal e as Artes Plásticas), o que a torna particularmente estimulante e adequada a um contexto pedagógico.

Todo este mundo se interliga pela construção frásica através do ato da criação guionista. Não há filme ou animação sem argumento. A palavra é, em última análise, a base do projeto CinAnimé.

QUEM SOMOS?

O projeto baseia-se num trabalho envolvendo um enredo de jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos, pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo, ao Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro e à Escola Profissional de Tondela. A implementação do programa conta com o apoio direto do Município de Tondela, através do respetivo pelouro da Educação e Ação Social.
Ao nível dos parceiros, o Geração Jovem #1420 terá a colaboração estratégica de um conjunto de entidades capazes de partilhar e trabalhar know-how essencial para a prossecução dos objetivos. Entre eles encontra-se a Biblioteca Municipal de Tondela, a ACERT – Associação Cultural e Recreativa de Tondela, a Banda Filarmónica de Tondela, o Cine-Clube de Viseu e o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude.

ENVOLVIMENTO DOS JOVENS 14-20

Todo o projeto se baseia num trabalho coordenado pela equipa do programa Geração Jovem #1420, de grosso modo envolvendo professores ligados à Rede de Bibliotecas de Tondela, mas com o importante contributo de elementos externos, oriundos das entidades parceiras. Não obstante, o foco de todo o projeto está sediado nos alunos. Dada a diversidade de ações que este projeto abarca, a panóplia de alunos, distribuídos com base nas suas áreas de interesse, é a grande mais-valia, tanto ao nível da conceção como da implementação do projeto. Esse facto é esmiuçado na explanação e na apresentação das atividades.

CRONOGRAMA

As ações previstas têm uma implementação programada para três anos letivos. Não obstante, aquilo que se pretende é criar no território, de forma interligada e permanente entre os dois Agrupamentos de Escola e a Escola Profissional de Tondela, um projeto que se possa prolongar no tempo, de forma bastante autossustentável. Para esse processo poderão contribuir, por exemplo, futuros cursos profissionais a implementar pelas escolas em áreas estratégicas como seja um curso de Comunicação social ou um curso de Multimédia.

ORÇAMENTO

O arranque deste projeto fica obrigado à utilização de alguns fundos de suporte, desde logo para a aquisição de alguns equipamentos indispensáveis à produção e implementação das ações: microfones, aparelhagem, computadores, câmara vídeo, máquina fotográfica, livros (digitais e físicos) entre outros. Para além disso, a necessidade dos alunos trabalharem com algum software específico, quer para a produção musical, como para a produção de vídeo, poderá implicar mais algumas licenças. Em paralelo, a necessidade de suportar o tempo de antena na rádio local implica um custo mensal que poderá ser suportado, a longo prazo, com a implementação de processos publicitários conseguidos pelos alunos, mas que no imediato acarretam custos.


bottom

Powered by Joomla!. Design by: themza joomla 2.5 themes  Valid XHTML and CSS.