MÚLTIPLA DISTINÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TONDELA TOMAZ RIBEIRO NA 7.ª EDIÇÃO DA ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA

O AE Tondela Tomaz Ribeiro foi, pela terceira vez consecutiva, distinguido com o Selo de Escola Amiga da Criança.
A Escola Amiga da Criança distinguiu DOZE PROJETOS do AE de Tondela Tomaz Ribeiro, envolvendo alunos desde o jardim de infância ao ensino secundário e abrangendo todas as escolas do agrupamento.
A Escola Amiga da Criança resulta de uma iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá, que visa “distinguir escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança e do jovem no espaço escolar e essencialmente partilhar essas boas práticas”. Apresenta como principais objetivos: Distinguir e estimular “ Escolas onde as comunidades educativas: alunos, professores, auxiliares e pais se envolvem na concretização de projetos adicionais para que os alunos sejam mais felizes no espaço escolar” e “Partilhar com os agentes educativos de todo o país e a sociedade em geral as ideias excecionais que distinguiu e que, nas respetivas escolas, têm proporcionado a crianças e jovens um percurso enriquecedor e um desenvolvimento pessoal e social mais integrado e harmonioso.” (in https://escolaamiga.pt/iniciativa).

Os doze projetos distinguidos integram o programa A LER MAIS E MELHOR, decorrente de candidatura apresentada pelas Bibliotecas Escolares e selecionada, a nível nacional, pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) e Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). O AE de Tondela Tomaz Ribeiro integra a rede nacional de Escolas aLer mais e melhor, pela qualidade diferenciadora dos projetos promotores da Leitura, da Escrita e das Literacias, que oferece aos seus alunos. Os projetos distinguidos distribuem-se por quatro categorias distintas.
Na categoria LITERACIAS:
1. ABRIL DEPOIS DE ABRIL
O AE Tondela Tomaz Ribeiro celebrou o quinquagésimo aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974, adotando o lema “Abril depois de abril”, proposto Rede de Bibliotecas Escolares.
Todos os alunos, de todos os níveis de ensino, participaram em projetos interdisciplinares e outros, desenvolvidos em todas as escolas do agrupamento, que tiveram o intuito de promover e sublimar os valores conquistados com a Revolução dos Cravos, através de ações conducentes à compreensão do seu impacto a nível local e nacional, convocar para o exercício de uma cidadania democrática e reflexiva e estimular o desenvolvimento da criação estética e cultural.
O projeto envolveu as várias estruturas e projetos do agrupamento, com destaque para as bibliotecas escolares, as equipas educativas, os conselhos de turma, os departamentos, a Autonomia e Flexibilidade Curricular e o Plano das Artes.
2. ESCOLA A LER (integra as medidas LEITURA ORIENTADA, LIVR’À MÃO/ 10 MINUTOS A LER e VOU LEVAR-TE COMIGO!)
– Leitura orientada em sala de aula, para os 1.º e 2.º ciclos, de um mesmo livro, mediante disponibilização de materiais didáticos e a organização sistemática e intercalada de momentos de leitura em coletivo, em grupo e individual, com recurso a diferentes estratégias.
– Livr’à Mão/ 10m a Ler
Leitura silenciosa, por prazer, de um livro que o aluno traz sempre consigo e por si escolhido, em momentos letivos autorizados pelos professores. A atividade e respetiva seleção de livros desenvolve-se de forma articulada entre o professor de português/diretor de turma, a biblioteca escolar, os conselhos de turma e as equipas educativas, envolvendo todas as disciplinas. Tem como público-alvo os alunos dos 2.º e 3.º ciclos.
– Vou levar-te comigo!
Dinamização periódica de sessões de “encontro” com livros, descoberta de novas leituras e de requisição domiciliária, na biblioteca escolar, e com recurso a estratégias motivadoras. Os livros “a descobrir” pelos alunos mais novos são propostos por alunos mais velhos e convidados adultos (que apresentam o livro que mais gostaram de ler quando tinham a idade dos alunos). Tem como público-alvo alunos do ensino secundário.
3. THE TONDELENSE: FROM MY HOMETOWN & SCHOOL I CAN SEE THE WORLD
Conhecer e celebrar a diversidade cultural e étnica dos alunos do agrupamento e dos habitantes do Território de Besteiros, enquanto fator de enriquecimento para todos, assim como promover a inclusão de todos os alunos, com particular ênfase para os alunos oriundos de países estrangeiros, são os principais objetivos deste projeto, que envolve múltiplas literacias, em suportes multimodais: leitura, escrita, compreensão e expressão oral, realização de filmes (literacia mediática).
4. AMIGOS DA BIBLIOTECA/ ATELIER INCLUSIVO DE LEITURA E EXPRESSÃO PLÁSTICA
Projeto direcionado para todos os alunos, com particular atenção aos alunos abrangidos pelo Artigo 10.º (Medidas adicionais) do DL 54/ 2018), e que visa desenvolver as capacidades e potencialidades dos alunos, incentivar o seu gosto pela frequência da biblioteca, pela leitura e pela expressão plástica, mobilizando competências promotoras da sua autonomia e acesso à condução plena da sua cidadania. Os alunos são também promotores de atividades de animação de leitura e dramatizações, tendo como público-alvo as crianças dos Jardins de Infância. Parceria com o departamento de Educação Especial.
5. BIBLIOTECA ANTICENSURA
No contexto das comemorações dos 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974, a Biblioteca da Escola Secundária de Tondela consolidou a ideia de uma “Biblioteca Anticensura”, com o protagonismo dos alunos mais velhos do 3.º ciclo e do ensino secundário. Partiram de leituras e exploração de excertos de livros da coleção Biblioteca da Censura (Jornal Público) e de outros recursos textuais e iconográficos, e foram protagonistas em múltiplas situações de aprendizagem, com debate e escrita crítica e reflexiva, curricularmente integradas, indutoras de reflexão e tomada de consciência para intervir face a novas formas de censura que crescem e se disseminam na atualidade. Apropriando-se dos textos lidos, neles se inspiraram para a criação artística cinematográfica e radiofónica, mediante a criação de programas de rádio e animação em filme de textos poéticos, por si escolhidos, com a parceria do Cine Clube de Viseu, do Bap Animation Studio, e da Rádio Observador. Para além do Cinema e da Rádio, ouvimos a voz autoral dos alunos, em prol da liberdade de expressão, na criação poética, fazendo emergir poemas de Liberdade dos relatórios de censura emanados da PIDE, através da técnica de Blackout Poetry. Com um objetivo transformador da biblioteca, da escola e da sociedade, também escutámos a voz dos alunos em artigos de opinião, publicados nos jornais concelhios e no Público na Escola, em trabalhos de expressão plástica, nas artes performativas (teatro), na música, no diálogo intergeracional com as “gerações mais sábias” (expressão de uma aluna), na organização do processo eleitoral e campanha da iniciativa “Miúdos a votos: quais os livros mais fixes?”, na indagação de jornalistas, escritores, professores, com os quais se encontraram, no contexto do projeto da Rede de Bibliotecas de Tondela “Janeiro Cultural”. Este projeto convocou ainda os pais e encarregados de educação e múltiplos parceiros da comunidade local (atores – Acert, jornalistas, programadores culturais,…).
6. CLUBES DE LEITURA NA ESCOLA (CLE)
Dedicados à partilha e socialização da leitura, onde professores e alunos possam questionar- se, pôr em comum as suas reflexões sobre os textos e debater os seus gostos acerca dos textos/ livros lidos. Oferece novas possibilidades de motivação para a leitura, com relação com a leitura orientada, associada à leitura extensiva na língua estrangeira. Os CLE do AE Tondela Tomaz Ribeiro articulam com o Dep. de Línguas e têm, como público-alvo, alunos dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário.
7. INTERNATIONAL BOOKMARK EXCHANGE PROJECT (TROCA INTERNACIONAL DE MARCADORES DE LIVROS)
Promovido anualmente pela IASL -International Association of School Librarianship, com sede nos Estados Unidos, este projeto envolve escolas e bibliotecas escolares de todo o mundo, cujos alunos criam marcadores de livros, em formato impresso ou digital, trabalhando com Arte e Criatividade o tema do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE). É a IASL que atribui a cada escola/ turma inscrita um parceiro internacional (i.e., alunos de uma outra escola inscrita, de qualquer parte do mundo). Este projeto levou os cerca de 350 alunos participantes a partilhar o prazer de ler livros, frequentar bibliotecas, conhecer novas culturas e instituições e desenvolver a criatividade, o sentido estético e o diálogo intercultural, em língua estrangeira (sobretudo o Inglês).
8. TOMAZ RIBEIRO É COOL!
Projeto norteado pelos seguintes objetivos: – Dar a conhecer a vida e obra do patrono do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, através da voz aos alunos; -Criar um conjunto de recursos educativos digitais e físicos sobre Tomaz Ribeiro; – Celebrar, pela arte (poesia, pintura, música, …), a vida e obra desta ilustre personalidade do nosso concelho. Neste contexto, os alunos do 12.º ano de Artes Visuais, criaram pinturas com diferentes interpretações do retrato de Tomaz Ribeiro, inspirados pela pluralidade de movimentos artísticos do século XX, e alunos do 9.º ano construíram cartazes informativos, em língua portuguesa e inglesa, sobre a vida e obra deste autor. Os alunos dedicaram também um programa radiofónico d’O Som dos Livros (projeto da Rede de Bibliotecas de Tondela e do Município, com a parceria da Rádio Observador), à vida e obra de Tomaz Ribeiro.
Na categoria CIDADANIA E INCLUSÃO:
9. LAÇOS DE LEITURA, MÚSICA E TERNURA
Projeto já com 11 anos de existência no AE Tondela Tomaz Ribeiro, que visa o diálogo e partilha intergeracional entre os alunos (de todos os níveis de escolaridade) e os idosos residentes nas instituições do concelho. Os encontros entre gerações têm lugar nas bibliotecas escolares (os seniores vêm às escolas) ou nos lares (as crianças e jovens deslocam-se às instituições).
Tem como objetivos: promover encontros de saberes, valores de partilha e de solidariedade; consciencializar para a importância do envelhecimento ativo e desenvolver competências socioemocionais, conducentes a uma atitude responsável e de cidadania ativa, em colaboração com parceiros/instituições da comunidade.
Os utentes partilham memórias e histórias locais, ajudando a preservar a identidade cultural da comunidade. As crianças e jovens apresentam atividades lúdico-educativas, como dramatizações, leitura de poemas e pequenas histórias ou até mesmo excelentes reportórios musicais, com a parceria do Conservatório de Música e Artes do Dão. Música, Canto, Leituras, Teatro, Poemas, Diálogo, Dança e partilha de Afetos e Ternura, num ambiente festivo de Inclusão e Alegria! E há também tempo para a troca de pequenos brindes entre estas duas gerações.
Para além do impacto educativo, estes encontros têm também um papel importante na dinâmica social local, em particular numa comunidade que tem vindo a sofrer com a desertificação humana e o envelhecimento da população. A iniciativa “Laços de leitura, Música e ternura” contribui para reforçar o sentido de pertença e promover a inclusão social, bem como a valorização das relações intergeracionais, demonstrando que a Escola pode ser um “centro dinamizador” não só de conhecimento, mas também de coesão e revitalização social.
10. DAR VOZ ÀS CRIANÇAS E AOS JOVENS PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO E A SOCIEDADE.
Em muitos documentos produzidos e movimentos liderados por organizações internacionais tem-se vindo a afirmar, num crescendo de força e convicção, o direito das crianças e dos jovens a serem escutados, não apenas para exprimirem a sua opinião, mas também para que essa opinião possa ter um resultado transformador no mundo que nos rodeia.
Neste enquadramento, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento, em articulação com vários parceiros internos e externos, tem desenvolvido um projeto que visa dar oportunidade às crianças e aos jovens de expor as suas ideias e preocupações, sempre com um objetivo transformador: “Dar voz às crianças e aos jovens para transformar a educação e a sociedade”.
Este projeto tem sido operacionalizado através de um conjunto de ações que se articulam, entre si, e que convocam para o” exercício da cidadania democrática, reflexiva e empreendedora, comprometida com uma visão humanista e sustentável do mundo” (Quadro estratégico 2021-2027 da RBE: p.47).
Na categoria ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA:
11. LEITURA EM FAMÍLIA
Reconhecendo o papel imprescindível das famílias no desenvolvimento do gosto e hábitos leitores das crianças, em parceria com a escola, o AE Tondela Tomaz Ribeiro candidatou-se ao programa “Leitura em Família” do PNL, há cinco anos, e tem desenvolvido este programa de leitura, de uma forma estruturada, sistemática e transversal ao agrupamento.
Com este programa desejamos incentivar o contacto com os livros e o envolvimento parental na descoberta do prazer de ler em crianças nos primeiros anos de escolaridade, em duas modalidades: “Leitura em Vai e Vem”, para as crianças e famílias do ensino pré-escolar, e “Já Sei Ler!”, para o 1º ciclo.
Considerando que a leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano e uma das principais condições para aprender e desenvolver a autonomia e o bem-estar, é imprescindível que a escola e a família se unam e partilhem responsabilidades na forma como, em conjunto, podem potenciar a aquisição da competência leitora e fazer de cada criança um leitor para a vida. A evidência científica tem sublinhado o papel preponderante das famílias na educação, com incidência relevante em atividades facilitadoras da leitura emergente e na viabilização de momentos de leitura a par. Está provado que quanto mais cedo os livros e a leitura em voz alta entrarem na vida das crianças, melhor. São muitas as vantagens da leitura a par com as crianças, para o desenvolvimento de laços afetivos, construção de memórias e aquisição progressiva de competências leitoras.
Na categoria ESPAÇO ESCOLAR:
12. DIÁRIO DE ESCRITAS COM A BIBLIOTECA ESCOLAR: MY PATCHWORK LIFE
Todas as turmas do 9.º ano da Escola Secundária de Tondela e da Escola Básica do Caramulo construíram, com imagens e palavras (em língua inglesa), uma “manta de retalhos” (patchwork), em formato digital, como metáfora para a vida, as suas vidas. Nesta “manta” escreveram e quiseram partilhar algumas das suas vivências, o que consideram importante, o que os emociona, o que gostam, o que os preocupa. Também comentam os posts uns dos outros, criando elos de ligação e afetividade, não só entre os colegas mais próximos, mas também com os colegas de outras turmas e de outras escolas.
A múltipla distinção do AE Tondela Tomaz Ribeiro, pela Escola Amiga da Criança, decorre de uma cultura do agrupamento que tem como lema “Uma Escola de Todos e para Todos”, alicerçado no trabalho colaborativo e no estímulo da participação de todos, na partilha e promoção das boas práticas das três unidades orgânicas agregadas, trabalhando em rede, com o propósito de formar cidadãos livres, responsáveis e felizes, capazes de compreenderem e se exprimirem corretamente, exigentes, empáticos e com capacidade transformadora no meio e na comunidade. A Escola Amiga da Criança distinguiu assim as escolas do agrupamento em projetos que envolvem também a parceria privilegiada das bibliotecas escolares, pelo trabalho em prol da Educação e da Felicidade e onde a comunidade educativa (alunos, professores, auxiliares e pais) “se envolvem na concretização de projetos adicionais para que os alunos sejam mais felizes no espaço escolar”, “proporcionado a crianças e jovens um percurso enriquecedor e um desenvolvimento pessoal e social mais integrado e harmonioso”.
Estes projetos trazem novas oportunidades para explorar, permitindo ir além dos conteúdos curriculares tradicionais. As atividades ganham vida dentro e fora da escola, promovendo a ligação entre diferentes disciplinas e incentivando os alunos a participarem de forma ativa, tornando-se protagonistas do seu percurso educativo.
Elisa Figueiredo (Coordenadora das Bibliotecas do AE Tondela Tomaz Ribeiro)
