PEÇA DE TEATRO “O COELHINHO BRANCO” LEVADA A CENA NA BIBLIOTECA DA ESCOLA BÁSICA DE CAMPO DE BESTEIROS.
No passado dia 8 de fevereiro, noventa crianças do ensino Pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro puderam assistir à peça de teatro “O Coelhinho Branco”, na Biblioteca da Escola Básica de Campo de Besteiros.
Que divertido foi assistir às aventuras do coelhinho, interpretadas pelo grupo MINITEATRO, em busca de ajuda para reconquistar a sua casa, ocupada pela terrível cabra cabrez, que se aproveitou e lhe ocupou o alojamento (local), não abrindo a porta nem por nada! O coelhinho foi em busca de ajuda, pedindo-a a vários animais, desde o boi ao galo, mas apenas a pequena formiga rabiga teve coragem para enfrentar a malvada cabra cabrez.
O coelhinho branco foi-se deparando com várias surpresas…com diversas personagens que deliciaram os pequenotes, mas também os adultos presentes.
Partindo da obra indicada pelo Plano Nacional de Leitura, O Coelhinho Branco é um texto-fórmula, concebido para ser lido, mas também para ser dramatizado, como ficou provado, pois brinca de forma especial com a sonoridade e a rima, ao mesmo tempo que exalta a amizade e a coragem, provando que a valentia não é uma questão de tamanhos!
Esta iniciativa decorreu de um trabalho articulado entre o departamento do ensino Pré-escolar do agrupamento e da equipa da Biblioteca da Escola Básica de Campo de Besteiros, acreditando-se que, através da dramatização e, nomeadamente desta peça, a criança pudesse ampliar os seus valores de amizade e coragem, acreditar em si, desenvolvendo simultaneamente a consciência do outro, mas também dela própria.
Pela equipa da Biblioteca Escolar,
Rosa Fernandes (Professora Bibliotecária AETTR)