Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro

Relatório Mensal: junho 2024

Os registos diários dos valores dos elementos do clima durante o mês de junho foram efetuados nos dias úteis às 10h00m. O nosso abrigo meteorológico encontra-se localizado dentro do recinto da Escola Secundária de Tondela nas coordenadas 40°31’2.23″N; 8° 5’9.40″W a 290 m de altitude (foto 1).

No que diz respeito à temperatura, grau de aquecimento do ar atmosférico, verificaram-se oscilações significativas. No dia vinte e quatro registou-se a temperatura mais elevada (28ºC) e no dia treze a temperatura mais baixa (13ºC). Calculamos a temperatura média mensal e obtivemos o valor de 21ºC (figura 1).

Relativamente às temperaturas máximas e mínimas, as mesmas são obtidas a partir do termómetro de máxima e mínima, o qual regista as variações das temperaturas ocorridas num determinado período tempo. Constata-se a existência de amplitudes térmicas expressivas, sendo as mais elevadas de 22ºC nos dias vinte sete e vinte e oito (figura 2).

Neste mês de junho, o valor de humidade relativa mais elevado foi de 81% e o mais baixo de 37%, nos dias vinte e oito e onze, respetivamente (figura 3). A humidade relativa é a quantidade de vapor de água em estado gasoso presente na atmosfera em relação à saturação de vapor disponível no ambiente. Assim, quanto mais próximo de 100% de humidade relativa do ar, maior a presença de água em estado gasoso no meio. O aparelho utilizado para medir este elemento do clima é o higrómetro.

A pressão atmosférica é o peso que o ar exerce sobre a superfície terrestre. A pressão atmosférica é medida por meio de um equipamento conhecido como barômetro. Essas diferenças de pressão têm uma origem térmica estando diretamente relacionadas com a radiação solar e os processos de aquecimento das massas de ar. Várias são as unidades para quantificar a pressão, sendo que o hectopascal (hPa) é uma das mais utilizadas.  Verificamos que os valores de pressão atmosférica registados no nosso abrigo meteorológico variaram entre 1010 e 1024 hectopascais (figura 4).

A precipitação é a queda de água, no estado líquido ou sólido, da atmosfera para a superfície terrestre e o aparelho que a mede é o pluviómetro em mm. Registámos o valor máximo (26 mm) no dia onze de junho (figura 5). O total de precipitação foi de 66,4 mm, podendo concluir-se que foi um mês com precipitação superior ao esperado para esta região, uma vez que a normal climatológica (1981- 2010) registada numa das estações meteorológicas do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), mais próximas do nosso abrigo apresenta um valor bastante inferior: 37,6 mm.

Para o próximo ano letivo é nossa intenção continuar a dinamizar este projeto. Contamos com todos!

Os professores

Hernâni Oliveira 

 Pedro Pereira

Scroll to Top