O Bebras – Castor Informático

O Bebras – Castor Informático é uma iniciativa internacional para promover e introduzir a informática e o pensamento computacional para estudantes do 3º ao 12º ano.
Em 2024 realizou-se a sexta edição do Bebras em regime misto (computador e papel) e contou com 136 232 participantes, de 849 escolas de Portugal, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Com 85 países membros e mais de 2,5 milhões de estudantes participantes em 2025, a competição é a maior competição de ciência computacional do mundo.
A competição Bebras Portugal é organizada pelo TreeTree2 em parceria com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Aplicaram a prova às onze turmas envolvidas, os professores: Lurdes Martins, André Fernandes, Paulo Soeiro, Maria José Branco e Ângela Ferreira.
Divulgamos os resultados por categoria, apresentados por TOPs. A indicação “Top X%” indica que se ordenássemos todos os participantes no Bebras Português dessa categoria, o aluno ficaria situado nos melhores X% (os alunos que ficam no “Top 1%” “Top 10%” “Top 25%”).
O Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro em Tondela participou em Novembro, com 102 alunos inscritos na Escola Secundária e 48 na Escola Básica do Campo de Besteiros.
Na Escola Secundária, na categoria Cadetes (7º e 8º), oito alunos atingiram o Top 10% e onze alcançaram o Top 25%.
Na Escola Básica do Campo de Besteiros na categoria Benjamim (5º e 6º), quatro alunos atingiram o Top 10% e seis alcançaram o Top 25%, na categoria Cadetes (7º e 8º) uma aluna atingiu o Top 10% e quatro alcançaram o Top 25%.
Parabéns a todos os alunos que participaram neste desafio! Aproveitem para treinar já para o próximo em https://bebras.pt/.