top
logo

 

Tomaz Ribeiro (1831-1901)

Político e poeta, nasceu em
Parada de Gonta, Tondela

 

 

 

Selo Escola Saudável 2
 

 


 


 


 

 

 

Erasmus +

O Erasmus+ é um programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto, proporcionando a oportunidade de estudar, seguir uma formação e adquirir experiência no estrangeiro. Pretendendo, assim, contribuir para o desenvolvimento de sinergias e cooperação entre os vários setores da educação, formação e juventude e o mundo do trabalho. O programa não se destina apenas a alunos, mas também a profissionais que trabalham em organizações, como é o caso das escolas.

Equipa

Rosa Maria Marques Coimbra Fernandes (coordenadora)
António Luís Vaz Salgado
Fernanda Maria Amaral Rodrigues Pereira
Luís Filipe Rodrigues da Costa
Júlio de Melo Cabral Valente

 

Notícias e atividades

Docentes do AETTR frequentam cursos de formação Erasmus+ no estrangeiro


Um grupo de 7 docentes do AETTR frequentou, de 17 a 21 de fevereiro de 2020, um curso de formação intitulado “ICT-Enhancing Skills in Learning” em S. Jullians, Malta. Esta mobilidade enquadra-se no âmbito do Projeto Âncora, apresentado pelo agrupamento ao programa Erasmus+, ação-chave 1.

A ação-chave 1 do programa destina-se a financiar formação de professores na Europa. É atribuída a escolas que apresentam um Plano de Desenvolvimento Europeu (PDE) e objetivam as suas necessidades de formação e as metas que pretendem atingir com o auxílio daquele financiamento.

Durante cinco dias, das 9 às 14H30, os docentes, orientados por Mario Cordina, professor da Universidade de La Valleta, exploraram diferentes ferramentas e aplicações digitais tendo em vista a aplicação em contexto educativo. Para além da formação em sala de aula, a entidade formadora (ETI)  proporcionou duas visitas guiadas à atual capital La Valleta, cidade património da UNESCO, e Mdina, antiga capital de Malta, cidades onde se pode constatar a influência dos diferentes povos que, na ilha, se sucederam. Britânicos, Franceses, Turcos, mas também os Portugueses, cujas figuras de destaque foram Manuel Pinto da Fonseca (1681-1773) e António Manuel Vilhena (1663-1736), grão-mestres da ordem dos hospitalários de S. João.

Tratou-se de uma experiência pedagógica e culturalmente enriquecedora. Os docentes participantes irão desenvolver atividades de disseminação da formação junto dos restantes professores do agrupamento de escolas.

De 11 a 15 de novembro de 2019, um grupo de seis professores do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro (AETTR) deslocou-se a Helsínquia, na Finlândia, onde frequentou um curso de formação de cinco dias subordinado ao tema: “School leadership and educational inovation”. Anteriormente, no mês de setembro, outro grupo de quatro professores já se tinha deslocado a Florença, Itália, onde frequentou o curso de formação intitulado: “Happy schools: positive education for well-being and life-skills development”.

 

 

5 o'clock tea 4 teachers & staff

O Clube Europeu, no âmbito do projeto Âncora, e de acordo com o Plano de Desenvolvimento Europeu (PDE) do agrupamento, leva a efeito um espaço de conversação em língua inglesa "5 o'clock tea 4 teachers & staff", às terças e quintas-feiras, das 17:45 às 18:45 horas.

O objetivo é otimizar a proficiência linguística em inglês dos professores, assistentes operacionais e assistentes técnicos, num ambiente informal.

 

 

Projeto Âncora

Este projeto foi apresentado pelo AETTR no âmbito de um programa europeu de formação de professores, no biénio 2019/2021, tendo sido aprovado e financiado.

Os principais objetivos deste projeto visam proporcionar o desenvolvimento de competências pedagógicas inovadoras que potenciem a criação de ambientes de aprendizagem enriquecidos, promover o trabalho colaborativo e reforçar dinâmicas de liderança motivadoras, entre outros.

O projeto prevê a realização de 37 mobilidades para formação de professores, de acordo com o plano de desenvolvimento europeu do agrupamento.

Ver folheto informativo


bottom

Powered by Joomla!. Design by: themza joomla 2.5 themes  Valid XHTML and CSS.