top
logo

 

Tomaz Ribeiro (1831-1901)

Político e poeta, nasceu em
Parada de Gonta, Tondela

 

 

 

 

 

 

Desporto escolar

Responsáveis e modalidades

José Ladeiro (coordenador)

Rosáro Gestosa – Atletismo (Tondela)
António Manuel Ramos – Golfe (Tondela)
Carlos Sousa – Futsal (Tondela)
Luís Costeira – Natação (Tondela)
Ana Necho – Voleibol (Tondela)
Nelson Cunha – Badminton (Tondela)
Nelson Cunha – Escalada (Tondela)
Ana Necho – Ténis de mesa (Tondela)

Teresa Coutinho – Futsal (Caramulo)
Emília Gonçalves – Natação (Caramulo)
Emília Gonçalves – Boccia (Caramulo)

António Costa – Badminton (Campo de Besteiros)
José Ladeiro – Futsal (Campo de Besteiros)
Carla Fontes – Natação (Campo de Besteiros)

Júlio de Melo Cabral Valente (direção)

 

Regulamento

Regulamento do Programa do Desporto Escolar

 

Modalidades em 2018-2019

Campo de Besteiros

Caramulo

Tondela

Desporto escolar

O desporto escolar é um programa oficial do Ministério da Educação com o objetivo de proporcionar o acesso à prática desportiva regular e de qualidade, contribuindo para a promoção do sucesso escolar dos alunos, dos estilos de vida saudáveis, de valores e princípios associados a uma cidadania ativa.

A atividade desportiva desenvolvida ao nível do desporto escolar põe em jogo potencialidades físicas e psicológicas, que contribuem para o desenvolvimento global dos jovens, sendo um espaço privilegiado para fomentar hábitos saudáveis, competências sociais e valores morais, de entre os quais se destacam a responsabilidade, a disciplina, a tolerância, o respeito e a perseverança.

 

Relatório das atividades

Relatórios anuais do coordenador do Desporto Escolar

2018-2019

2017-2018


Notícias

Mega-Sprinter – fase distrital

Realizou-se no dia 8 de março de 2019, na pista do estádio do Fontelo em Viseu, a prova do Mega Sprinter, constituída por provas de corrida, salto em comprimento e lançamento do peso.

Participaram nesta fase 76 alunos do AETTR, acompanhados de professores de Educação Física, destacando-se os seguintes resultados:

No lançamento do peso, a aluna Raquel Santos (EB de Campo de Besteiros) obteve o 1.º lugar.

Na corrida do quilómetro, três alunos da ES Tondela alcançaram boas classificações:

1.º lugar da aluna Andreia Corte Real, no escalão de Iniciados, femininos;
2.º lugar do aluno Filipe Cordeiro, no escalão de Iniciados, masculinos;
2.º lugar do aluno Tiago Clamote, no escalão de juvenis, masculinos.

As duas alunas classificadas em primeiro lugar ficaram apuradas para a fase nacional, a realizar nos dias 5 e 6 de abril em Faro.

 

Corta-mato - fase distrital

No âmbito do Desporto Escolar, realizou-se no dia 28 de janeiro, no Fontelo, em Viseu, a prova de corta-mato, fase distrital. As escolas do Agrupamento fizeram-se representar por uma comitiva de cerca de 100 alunos do 2.º e 3.º ciclos e secundário.

Os alunos tiveram uma muito boa prestação, destacando-se os seguintes:

- 2.º lugar do aluno Tiago Clamote, da EST, e o 4.º lugar da aluna Cátia Almeida, da escola n.º 2 de Campo de Besteiros, ambos na prova de juvenis, que ficaram apurados para a fase nacional a realizar na Marinha Grande.

- 4.º lugar do aluno João Rei e 8.º lugar da aluna Beatriz Dias, ambos da escola do Caramulo, na prova de infantil-B.

- 1.º lugar da aluna Beatriz Santos (apurada para a fase nacional), 2.º lugar da aluna Lara Gomes, na prova de infantil-B, 2.º lugar do aluno David Silva, na prova de juvenis para alunos com RTP, todos da escola n.º 2 de Campo de Besteiros.

- Na classificação por equipas, na prova de iniciados feminino, a Escola Secundária de Tondela obteve o 2.º lugar.

 

Corta-mato - fase escola

Realizou-se no dia 15 de novembro de 2018 o corta-mato escolar do AETTR, na Escola Básica de Campo de Besteiros. As provas decorreram numa manhã solarenga e de temperatura agradável, num percurso muito bonito, rodeado pela natureza e com vistas espetaculares sobre a serra do Caramulo.

Numa organização do Clube do Desporto Escolar / Departamento de Educação Física, esta atividade do plano anual de atividades decorreu com grande adesão, interesse e empenho dos alunos. Participaram cerca de 500 alunos das várias escolas do agrupamento, do 3.º ao 12.º ano. Nesta atividade colaboraram também professores e assistentes operacionais da escola de Campo de Besteiros, a Guarda nacional Repúblicana, que garantiu a segurança de todos no troço da estrada municipal, bombeiros e Câmara Municipal de Tondela, que ofereceu as medalhas distribuídas aos três primeiros classificados de cada prova/escalão/sexo. Os alunos que colaboraram na organização foram também uma ajuda fundamental na colocação e na arrumação de materiais, elaboração e distribuição de lanches, no acompanhamento aos grupos de professores e, na chegada, no acolhimento dos atletas à meta e no pódio.

Foram realizadas dez provas. No final de cada uma delas, além das medalhas e outros prémios, foi distribuído um lanche a todos os participantes. O diretor do agrupamento, Júlio Valente, esteve presente, tendo também entregue medalhas aos alunos-atletas melhor classificados.

Agradecemos a colaboração prestada por todos os envolvidos, que se revelou decisiva para o sucesso da atividade.

 

Atividades de anos letivos anteriores

Ver arquivo de notícias e atividades


bottom

Powered by Joomla!. Design by: themza joomla 2.5 themes  Valid XHTML and CSS.