top
logo

 

Tomaz Ribeiro (1831-1901)

Político e poeta, nasceu em
Parada de Gonta, Tondela

 


 

Selo Escola Saudável 2
 

 


 


 


 

 

Clube Ciência Viva na Escola

O Clube de Ciência Viva na Escola, promove atividades e projetos de ciência e educação ambiental, dirigida a todos os alunos e à comunidade educativa. São objetivos do clube, entre outros, contribuir para a literacia científica e tecnológica e para a modernização dos modelos e estratégias de ensino, promover a articulação entre o ensino formal e não formal, entre ciclos de escolaridade, entre disciplinas e entre escolas, estimular a partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas entre escolas, bem como sensibilizar a comunidade educativa para os problemas ambientais.

Cartaz informativo

Plano de Ação 2019-2020

 

Equipa

Ana Paula de Almeida e Sousa Abreu
Angelina Maria Henriques Norte
António Coimbra Nunes
António Luís Vaz Salgado
Célia Maria Figueiredo Arede
Cláudia Marisa Dias da Silva
Fernando Simões de Sousa

José João Beco Pinto Cardoso
Maria Judite Simões Rodrigues da Paz
Olga Maria Pascoal Coimbra Duarte (coordenadora)
Pedro Jorge Pomar Luís
Prazeres da Conceição de Matos Seabra
Susana Maria Sacras Ferreira
Luís Filipe Rodrigues da Costa (direção)

 

Materiais

Vespa asiática - Apresentação PPT

Ficha de identificação Vespa velutina e Vespa crabro

Ficha de identificação das espécies

Ficha de identificação dos ninhos

Plano de ação (Comissão de Acompanhamento para a Vigilância, Prevenção e Controlo da Vespa velutina)

 

Notícias e atividades

Atividades de reflorestação

Em agosto de 2013 a Serra do Caramulo foi devastada por um violento incêndio. Em outubro de 2017 foi todo o vale de Besteiros e o que restava da Serra. Foram acontecimentos dramáticos que afetaram de forma significativa e traumatizante a vida de todos os munícipes.

A comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro (AETTR) não cruzou os braços! Pensou e implementou o projeto “Renascer das Cinzas”, com o principal objetivo de participar ativamente no esforço de recuperação dos ecossistemas afetados.
Desde então têm sido produzidas e plantadas vários milhares de árvores. Os alunos de todas as escolas do AETTR recolhem sementes de carvalho, castanheiro, sobreiro, pinheiro, medronheiro e outras plantas autóctones, em vários pontos do território, e semeiam-nas no germinador/estufa da escola secundária de Tondela. No ano seguinte são plantadas nos locais previamente escolhidos pelas autarquias (Município de Tondela e juntas de freguesia) ou associações locais.

Este ano não foi exceção. A partir do dia 10 de dezembro, grupos de alunos do “Clube Ciência Viva na Escola – Clube de Ambiente” sob a orientação dos professores de Ciências Naturais e Ciências Físico-Química e em articulação com a CMT e as Juntas de Freguesias de Molelos, Campo de Besteiros, União de Freguesias de Tondela e Nandufe, Canas de Santa Maria, Castelões, Guardão e União de Freguesias de São João do Monte e Mosteirinho, foram plantadas cerca de 3 mil árvores. Neste fim de semana, em colaboração com a associação de compartes da Ermida, a JF de Tondela-Nandufe e Associação de Pais da Escola Secundária de Tondela foram plantadas mais 1300 árvores (pinheiro manso, carvalho e sobreiro) nos baldios daquela povoação do concelho. Estas ações enquadram-se nos objetivos estratégicos do projeto educativo do AETTR de formar cidadãos empenhados na construção de uma sociedade mais sustentável e amiga do ambiente.
 

Plantação em Molelinhos

Alunos plantaram árvores na Mata de Molelinhos

Projeto Devolver à Terra

Projeto de compostagem de resíduos orgânicos

   

Germinação de plantas autóctones

   

 

Cabaz de Natal

No dia 17 de dezembro, às15 horas, na sala D3 da Escola Secundária de Tondela, foi realizado o sorteio de rifas para um Cabaz de Natal. Esta atividade foi desenvolvida pelos alunos, com vista à angariação de fundos para apoiar as atividades do clube. O sorteio foi feito com a presença da professora Dina Mota (direção do AETTR), bem como de professoras e alunos que fazem parte do clube.

Os números premiados foram:

151 – Maria João Pereira -1º prémio (Cabaz de Natal)
106 – Ricardo Gomes - 2.º prémio (Bolo-rei)
190 – Guilhermina Lopes - 3.º prémio (Pinheiro-manso)

O clube e o AETTR agradecem os patrocínios das empresas Rui Costa E Sousa & Irmão, Sgps S.A. e Pastelaria Joaninha, bem como a todos os colaboraram na compra de rifas. Parabéns aos premiados.



 


bottom

Powered by Joomla!. Design by: themza joomla 2.5 themes  Valid XHTML and CSS.