top
logo

 

Tomaz Ribeiro (1831-1901)

Político e poeta, nasceu em
Parada de Gonta, Tondela

 

 

 

 

Selo PES avançado nov2021

 

 

 

 

 

 

 

logo2
 

 


 


 

 

 

 

  

Logo-Escola-Amiga-da-Crianca-4_142x119 

 

Escola a ler  logo

 

Projeto EPIS

EPIS mini

O Projeto EPIS (Empresários pela Inclusão Social) é um programa dirigido a todos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, iniciando no 1º ano e continuando nos seguintes, a fim de promover a melhoria do seu desempenho e consequente aproveitamento escolar. Este projeto – Geração de Sucesso 1.º Ciclo - é um programa apoiado pelo Ministério da Educação, que estabeleceu um protocolo com a Associação EPIS e que já vem sendo desenvolvido desde há quatro anos no 1.º Ciclo do nosso Agrupamento, na Escola de Campo de Besteiros; utiliza metodologias de treino de competências de crianças em risco de insucesso escolar, numa abordagem fora da sala de aula, que inclui família, professores e comunidade. Está a ser implementado no nosso agrupamento, no 1º Ciclo do ensino básico, pelas docentes Cidália Viegas e Teresa Matos, com a colaboração do professor Luís Viegas, através de um conjunto de metodologias de avaliação e capacitação para o sucesso escolar.

 

EPIS em 5 minutos...

O processo desencadeia-se nas seguintes fases:

  • Sinalização (alunos em risco de insucesso);
  • Encarteiramento (alunos acompanhados pela mediadora);
  • Planeamento da intervenção (Competências em deficit a trabalhar com os alunos);
  • Capacitação.

Inicia-se com a triagem dos alunos em risco - “rastreio”. Segue-se a realização de entrevistas aos alunos sinalizados e respetivos encarregados de educação, para uma avaliação mais aprofundada e com o objetivo de reforçar as relações com a Escola, a família e a comunidade. Seguidamente elaboram-se os Planos de Intervenção Individuais para posterior concretização de algumas metodologias de avaliação e capacitação para o sucesso escolar.
Sendo certo que o sucesso escolar poderá ser promovido se houver um rastreio precoce que permita uma identificação e avaliação dos casos de risco, este projeto afigura-se fundamental e positivo, por isso seria profícuo que este modelo não se restringisse apenas aos alunos do primeiro ciclo, mas que encontrasse continuidade, estendendo-se aos outros ciclos de escolaridade.


bottom


Escola Secundária de Tondela 01/07/2022