top
logo

 

Tomaz Ribeiro (1831-1901)

Político e poeta, nasceu em
Parada de Gonta, Tondela

 

 

 

 

Selo PES avançado nov2021

 

 

 

 

 

 

 

logo2
 

 


 


 

 

 

 

  

Logo-Escola-Amiga-da-Crianca-4_142x119 

 

Escola a ler  logo

 

Clube Ciência Viva na Escola

O Clube de Ciência Viva na Escola, promove atividades e projetos de ciência e educação ambiental, dirigida a todos os alunos e à comunidade educativa. São objetivos do clube, entre outros, contribuir para a literacia científica e tecnológica e para a modernização dos modelos e estratégias de ensino, promover a articulação entre o ensino formal e não formal, entre ciclos de escolaridade, entre disciplinas e entre escolas, estimular a partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas entre escolas, bem como sensibilizar a comunidade educativa para os problemas ambientais.

Plano de Ação 2019-2020

Equipa

Ana Paula da Cruz Rodrigues Alves
Angelina Maria Henriques Norte
António Coimbra Nunes
António Luís Vaz Salgado
Cláudia Marisa Dias da Silva
Fernando Simões de Sousa
João Manuel Guedes Cordeiro Costa

José João Beco Pinto Cardoso
Maria Judite Simões Rodrigues da Paz
Olga Maria Pascoal Coimbra Duarte (coordenadora)
Prazeres da Conceição de Matos Seabra
Pedro Jorge Pomar Luís
Sandra Cristina Varela Martins
Luís Filipe Rodrigues da Costa (direção)

 

Clube da Ciência e Ambiente

O Clube da Ciência e Ambiente está integrado no projeto Ciência Viva. O principal objetivo do clube é, de uma forma geral, a sensibilização para os problemas ambientais.

 

Objetivos e atividades

Objetivos e atividades 2022-2023

 

Horário - ES Tondela (Espaço anexo das salas D3 e D4/ estufa)

Segundas-feiras: 13:25 - 14:15
Terças-feiras e quintas-feiras: 12:40 - 14:15

 

Horário - EB Campo de Besteiros (Sala B6)

Segundas-feiras: 08:25 - 09:55 e 11:55 - 13:25
Terças-feiras: 08:30 - 09:15 e 14:30 - 15:15
Quartas-feiras: 08:25 - 09:10
Quintas-feiras: 08:25 - 09:15

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Durante o ano letivo de 2021 o clube da Ciência e do Ambiente, integrado no Clube Ciência Viva na Escola, esteve a funcionar na EB23 Campo de Besteiros e na Escola Secundária de Tondela. Ambas as escolas desenvolveram várias atividades, durante, a parte do ano letivo em que não houve confinamento e, que são dadas a conhecer, num pequeno vídeo.

URL: https://www.canva.com/design/DAEjWh0eF8U/yttZPi30dQlmIPZIOPOqAg/watch?utm_content=DAEjWh0eF8U&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=homepage_design_menu

 

 Noticias Actividades EB23 Campo Besteiros

 Noticias Compostagem - Escola Secundária de Tondela

 Resultados de inquerito - Avaliação do CCA

 Cartaz Publicitário Compostagem

 

 

Materiais

Vespa asiática - Apresentação PPT

Ficha de identificação Vespa velutina e Vespa crabro

Ficha de identificação das espécies

Ficha de identificação dos ninhos

Plano de ação (Comissão de Acompanhamento para a Vigilância, Prevenção e Controlo da Vespa velutina)

 


Notícias e atividades

Fórum Nacional de Clubes

No dia 23 de janeiro de 2021 realizou-se o Fórum Nacional Clubes Ciência Viva na Escola. A partir do grande átrio virtual, foi possível navegar entre projetos de mais de 200 clubes, escutar testemunhos, conhecer centros Ciência Viva de Norte a Sul do país, e descobrir parceiros entre institutos de investigação, universidades, empresas, museus e outras organizações.

Foi uma grande oportunidade de promover a educação, cultura científica e todo o trabalho que tem sido desenvolvido por alunos e professores da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola.

O nosso agrupamento também esteve representado. Ver em:

Catálogo Nacional da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola (p. 142)

Filme e poster do nosso clube no fórum nacional

Página dos Clubes

 

Atividades de reflorestação

Em agosto de 2013 a Serra do Caramulo foi devastada por um violento incêndio. Em outubro de 2017 foi todo o vale de Besteiros e o que restava da Serra. Foram acontecimentos dramáticos que afetaram de forma significativa e traumatizante a vida de todos os munícipes.

A comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro (AETTR) não cruzou os braços! Pensou e implementou o projeto “Renascer das Cinzas”, com o principal objetivo de participar ativamente no esforço de recuperação dos ecossistemas afetados.
Desde então têm sido produzidas e plantadas vários milhares de árvores. Os alunos de todas as escolas do AETTR recolhem sementes de carvalho, castanheiro, sobreiro, pinheiro, medronheiro e outras plantas autóctones, em vários pontos do território, e semeiam-nas no germinador/estufa da escola secundária de Tondela. No ano seguinte são plantadas nos locais previamente escolhidos pelas autarquias (Município de Tondela e juntas de freguesia) ou associações locais.

Este ano não foi exceção. A partir do dia 10 de dezembro, grupos de alunos do “Clube Ciência Viva na Escola – Clube de Ambiente” sob a orientação dos professores de Ciências Naturais e Ciências Físico-Química e em articulação com a CMT e as Juntas de Freguesias de Molelos, Campo de Besteiros, União de Freguesias de Tondela e Nandufe, Canas de Santa Maria, Castelões, Guardão e União de Freguesias de São João do Monte e Mosteirinho, foram plantadas cerca de 3 mil árvores. Neste fim de semana, em colaboração com a associação de compartes da Ermida, a JF de Tondela-Nandufe e Associação de Pais da Escola Secundária de Tondela foram plantadas mais 1300 árvores (pinheiro manso, carvalho e sobreiro) nos baldios daquela povoação do concelho. Estas ações enquadram-se nos objetivos estratégicos do projeto educativo do AETTR de formar cidadãos empenhados na construção de uma sociedade mais sustentável e amiga do ambiente.
 

Plantação em Molelinhos

Alunos plantaram árvores na Mata de Molelinhos

Projeto Devolver à Terra

Projeto de compostagem de resíduos orgânicos

   

Germinação de plantas autóctones

   

 

Cabaz de Natal

No dia 17 de dezembro, às15 horas, na sala D3 da Escola Secundária de Tondela, foi realizado o sorteio de rifas para um Cabaz de Natal. Esta atividade foi desenvolvida pelos alunos, com vista à angariação de fundos para apoiar as atividades do clube. O sorteio foi feito com a presença da professora Dina Mota (direção do AETTR), bem como de professoras e alunos que fazem parte do clube.

Os números premiados foram:

151 – Maria João Pereira -1º prémio (Cabaz de Natal)
106 – Ricardo Gomes - 2.º prémio (Bolo-rei)
190 – Guilhermina Lopes - 3.º prémio (Pinheiro-manso)

O clube e o AETTR agradecem os patrocínios das empresas Rui Costa E Sousa & Irmão, Sgps S.A. e Pastelaria Joaninha, bem como a todos os colaboraram na compra de rifas. Parabéns aos premiados.

 

COMBATE À VESPA ASIÁTICA Vespa velutina sp.  

Os alunos do Clube de Ciências e Ambiente da Escola Secundária de Tondela não dão descanso às vespas asiáticas, com a construção de armadilhas.
Estes dispositivos elaborados em material reciclado estão disponíveis para venda, com prévia reserva, numa lista afixada na sala de professores, em que os interessados poderão inscrever o seu nome.
As armadilhas estão equipadas com um atrativo que deve ser mudado de 15 em 15 dias.
A época mais propícia e de maior impacto das armadilhas é entre fevereiro e setembro.

Atrativo para os meses de maio, junho, julho, agosto e setembro:

3 litros de água, 1 Kg de açúcar e 40 a 50 g de fermento padeiro.
Misturar bem para dissolver o açúcar e o fermento, podendo ser aquecido para facilitar o processo, mas sem ferver.
Distribuir pelas armadilhas (esta quantidade dá para 4 ou 5 armadilhas) e pendurar em árvores ou arbustos a cerca de metro e meio de altura.

Atrativo para os meses fevereiro, março e abril:

Partes iguais de vinho branco, groselha e cerveja preta, para uma quantidade de 3 litros (esta quantidade dá para 4 ou 5 armadilhas).

IMG 20220606 132541 1 IMG 20220606 133032 1
IMG 20220606 133055 1 IMG 0667 1
 

Ir para o topo


bottom


Escola Secundária de Tondela 27/11/2022