
Atalhos
![]() |
Político e poeta, nasceu em
|
|
|
![]() |
|
Clube Ciência Viva na Escola
O Clube de Ciência Viva na Escola, promove atividades e projetos de ciência e educação ambiental, dirigida a todos os alunos e à comunidade educativa. São objetivos do clube, entre outros, contribuir para a literacia científica e tecnológica e para a modernização dos modelos e estratégias de ensino, promover a articulação entre o ensino formal e não formal, entre ciclos de escolaridade, entre disciplinas e entre escolas, estimular a partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas entre escolas, bem como sensibilizar a comunidade educativa para os problemas ambientais.
Equipa
Ana Paula da Cruz Rodrigues Alves |
José João Beco Pinto Cardoso |
Clube da Ciência e AmbienteO Clube da Ciência e Ambiente está integrado no projeto Ciência Viva. O principal objetivo do clube é, de uma forma geral, a sensibilização para os problemas ambientais.
Objetivos e atividades Objetivos e atividades 2022-2023
Horário - ES Tondela (Espaço anexo das salas D3 e D4/ estufa) Segundas-feiras: 13:25 - 14:15
Horário - EB Campo de Besteiros (Sala B6) Segundas-feiras: 08:25 - 09:55 e 11:55 - 13:25 |
![]() |
Durante o ano letivo de 2021 o clube da Ciência e do Ambiente, integrado no Clube Ciência Viva na Escola, esteve a funcionar na EB23 Campo de Besteiros e na Escola Secundária de Tondela. Ambas as escolas desenvolveram várias atividades, durante, a parte do ano letivo em que não houve confinamento e, que são dadas a conhecer, num pequeno vídeo.
Noticias Actividades EB23 Campo Besteiros
Noticias Compostagem - Escola Secundária de Tondela
Resultados de inquerito - Avaliação do CCA
Cartaz Publicitário Compostagem
Materiais
Vespa asiática - Apresentação PPT
Ficha de identificação Vespa velutina e Vespa crabro
Ficha de identificação das espécies
Ficha de identificação dos ninhos
Plano de ação (Comissão de Acompanhamento para a Vigilância, Prevenção e Controlo da Vespa velutina)
Notícias e atividadesFórum Nacional de Clubes
Foi uma grande oportunidade de promover a educação, cultura científica e todo o trabalho que tem sido desenvolvido por alunos e professores da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola. O nosso agrupamento também esteve representado. Ver em: Catálogo Nacional da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola (p. 142) Filme e poster do nosso clube no fórum nacional Atividades de reflorestaçãoEm agosto de 2013 a Serra do Caramulo foi devastada por um violento incêndio. Em outubro de 2017 foi todo o vale de Besteiros e o que restava da Serra. Foram acontecimentos dramáticos que afetaram de forma significativa e traumatizante a vida de todos os munícipes. A comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro (AETTR) não cruzou os braços! Pensou e implementou o projeto “Renascer das Cinzas”, com o principal objetivo de participar ativamente no esforço de recuperação dos ecossistemas afetados. Este ano não foi exceção. A partir do dia 10 de dezembro, grupos de alunos do “Clube Ciência Viva na Escola – Clube de Ambiente” sob a orientação dos professores de Ciências Naturais e Ciências Físico-Química e em articulação com a CMT e as Juntas de Freguesias de Molelos, Campo de Besteiros, União de Freguesias de Tondela e Nandufe, Canas de Santa Maria, Castelões, Guardão e União de Freguesias de São João do Monte e Mosteirinho, foram plantadas cerca de 3 mil árvores. Neste fim de semana, em colaboração com a associação de compartes da Ermida, a JF de Tondela-Nandufe e Associação de Pais da Escola Secundária de Tondela foram plantadas mais 1300 árvores (pinheiro manso, carvalho e sobreiro) nos baldios daquela povoação do concelho. Estas ações enquadram-se nos objetivos estratégicos do projeto educativo do AETTR de formar cidadãos empenhados na construção de uma sociedade mais sustentável e amiga do ambiente. |
|
Plantação em MolelinhosAlunos plantaram árvores na Mata de Molelinhos |
Projeto Devolver à TerraProjeto de compostagem de resíduos orgânicos |
Germinação de plantas autóctones
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Cabaz de Natal
No dia 17 de dezembro, às15 horas, na sala D3 da Escola Secundária de Tondela, foi realizado o sorteio de rifas para um Cabaz de Natal. Esta atividade foi desenvolvida pelos alunos, com vista à angariação de fundos para apoiar as atividades do clube. O sorteio foi feito com a presença da professora Dina Mota (direção do AETTR), bem como de professoras e alunos que fazem parte do clube.
Os números premiados foram:
151 – Maria João Pereira -1º prémio (Cabaz de Natal)
106 – Ricardo Gomes - 2.º prémio (Bolo-rei)
190 – Guilhermina Lopes - 3.º prémio (Pinheiro-manso)
O clube e o AETTR agradecem os patrocínios das empresas Rui Costa E Sousa & Irmão, Sgps S.A. e Pastelaria Joaninha, bem como a todos os colaboraram na compra de rifas. Parabéns aos premiados.
COMBATE À VESPA ASIÁTICA Vespa velutina sp.
Os alunos do Clube de Ciências e Ambiente da Escola Secundária de Tondela não dão descanso às vespas asiáticas, com a construção de armadilhas.
Estes dispositivos elaborados em material reciclado estão disponíveis para venda, com prévia reserva, numa lista afixada na sala de professores, em que os interessados poderão inscrever o seu nome.
As armadilhas estão equipadas com um atrativo que deve ser mudado de 15 em 15 dias.
A época mais propícia e de maior impacto das armadilhas é entre fevereiro e setembro.
Atrativo para os meses de maio, junho, julho, agosto e setembro:
3 litros de água, 1 Kg de açúcar e 40 a 50 g de fermento padeiro.
Misturar bem para dissolver o açúcar e o fermento, podendo ser aquecido para facilitar o processo, mas sem ferver.
Distribuir pelas armadilhas (esta quantidade dá para 4 ou 5 armadilhas) e pendurar em árvores ou arbustos a cerca de metro e meio de altura.
Atrativo para os meses fevereiro, março e abril:
Partes iguais de vinho branco, groselha e cerveja preta, para uma quantidade de 3 litros (esta quantidade dá para 4 ou 5 armadilhas).
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
