top
logo

 

Tomaz Ribeiro (1831-1901)

Político e poeta, nasceu em
Parada de Gonta, Tondela

 

 

 

 

Selo PES avançado nov2021

 

 

 

 

 

 

 

logo2
 

 


 


 

 

 

 

  

Logo-Escola-Amiga-da-Crianca-4_142x119 

 

Escola a ler  logo

 

 

Atividades do ano letivo 2020-2021

“I Feira de Ciência XS”

1.º Ciclo do Ensino Básico

AE Tomaz Ribeiro | EB de Campo de Besteiros

O "Clube Ciência Viva na Escola” e “Clube Agroescolas”, parceiros internos do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, promotores de atividades pedagógicas interdisciplinares geradoras de aprendizagens significativas, irão realizar no dia 29/06/2022, a I Feira de Ciência XS, na Escola Básica de Campo de Besteiros.

As crianças, ao iniciarem a escolaridade obrigatória, trazem consigo um manancial de experiências e vivências oriundas de diversos contextos. A Escola deverá estar recetiva e incorporar, aprofundar e estruturar no seu trabalho essas ideias, representações e conceitos referentes ao meio Social, Natural e à Tecnologia. Elas “são cientistas em potencial” e por isso é importante desenvolver a curiosidade e o espírito crítico nestas faixas etárias, proporcionando e valorizando situações a partir das quais emergem questões-problema que servem para potenciar e robustecer as aprendizagens. Foi esta a preocupação do “Clube Ciência Viva na Escola”, trazendo para a sala de aula mais dinamismo e inovação no contexto da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC).

O “projeto Agroescolas” promoveu uma dinâmica de incentivo, junto dos alunos e restante comunidade educativa e de desenvolvimento de boas práticas e atividades inovadoras ligadas à agricultura, ao mundo rural, cujo objetivo final é aumentar a literacia agronómica dos nossos jovens. Durante o ano letivo foram requalificados espaços exteriores das escolas, promovendo a criação de “jardins comestíveis” e implementadas práticas orgânicas de sustentabilidade.

A Feira de Ciência XS tem como objetivo tornar o conhecimento mais próximo e acessível às crianças, promovendo a sua participação ativa, colaborativa, responsável, interventiva e criativa, de modo a que todos os alunos das escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento Tomaz Ribeiro sejam agentes ativos, neste evento, aberto a toda a comunidade educativa.

As professoras do “Clube de Ciência Viva na Escola”
Olga Duarte
Paula Carvalho
“Clube Agroescolas “
Isabel H.
A coord.ª AFC
Paula Arnaud

01 Cartaz Feira-Ciencia-XS 29062022

 

 

 

Atividade de final de ciclo – 9.º H

01 Alunos 9H foto i atividade-Jueus 2122Nos dias 15, 16 e 17 de junho, a turma 9.º H da Escola Básica do Caramulo realizou a sua atividade de final de ciclo na pitoresca aldeia de Jueus que integra a rede de “Aldeias de Portugal”, tendo pernoitado no Posto de Observação da Natureza, do CEISCaramulo (Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo). O programa teve como principais objetivos incutir nos alunos uma atitude responsável face à preservação do património cultural e ambiental, sensibilizá-los para a biodiversidade e preservação do meio ambiente, fomentar o espírito de entreajuda e comportamento cívico e cooperar para o aperfeiçoamento das relações alunos/alunos e alunos/professores. A iniciativa foi supervisionada pela diretora de turma, Lídia Sousa e pela professora de português, Cristina Figueiredo e incluiu também uma visita ao centro histórico da cidade de Viseu (Museu Nacional Grão Vasco, Sé Catedral, Painel de Azulejos do Rossio, …) bem como uma sessão de cinema. Houve ainda tempo para uma visita ao ponto mais alto da serra, com um passeio ao Caramulinho, de onde se desfruta da melhor vista sobre toda a região.

02 Alunos 9H foto ii atividade-Jueus 2122

03 Alunos 9H foto iii atividade-Jueus 2122

 

 

Projeto No Poupar Está o Ganho

01 Premio i6.º C da EB do Caramulo vence prémio a nível municipal

As turmas do 2.º ciclo da Escola Básica do Caramulo aceitaram o convite lançado pelo diretor do Agrupamento e participaram no projeto No Poupar Está o Ganho. Esta é uma iniciativa concebida de raiz pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e implementada pela primeira vez este ano letivo na Comunidade Intermunicipal Dão Lafões.Com o intuito de efetivar a literacia financeira, este projeto pretende incutir na comunidade escolar a ideia de que o ato de poupar deve ser uma constante na vida de cada cidadão, de forma a promover o bem-estar financeiro e social de todos.

Transmitir aos alunos a importância de saber gerir o dinheiro e fazer com que adquiram competências que lhes permitam a tomada de decisões corretas e informadas, contribuindo para que sejam consumidores mais responsáveis, foram objetivos primordiais no desenvolvimento deste projeto.

Ao longo do ano letivo, implementaram-se atividades diversificadas com a finalidade de capacitar os nossos alunos a assumirem comportamentos financeiros conscientes, com impacto positivo ao longo das suas vidas. Neste prisma, angariaram fundos para custear, na totalidade, uma visita de estudo a Lisboa, projetando e realizando feirinhas de produtos locais.

O trabalho final da turma 6.º C espelhou as competências adquiridas e permitiu-lhes alcançar o primeiro lugar a nível municipal. Alunos e professoras foram agraciados com uma variedade de prémios muito gratificantes, entregues no dia 14 de junho, numa cerimónia protocolar em Carregal do Sal.

02 Premio ii

03 Premio iii

04 Premio iv

 

 

 

Concurso Regional Centro Circular 2022

CCDRC QuizCentroCircular2022No âmbito do Concurso Regional Centro Circular, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro  - CCDRC em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares do Centro – DGE Centro, o professor André Fernandes foi o vencedor, ficando no 1.º lugar e como prémio ganhou um Voucher aldeias históricas de Portugal.

Segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro - CCDRC, houve “uma forte adesão da comunidade escolar, com a participação de 2472 alunos (610 do 2.º ciclo e 1862 do 3.º ciclo) e 95 professores de 65 escolas da Região. Durante toda a competição foram criados mais de sete mil jogos de tabuleiro (que poderiam ir ate 5 jogadores cada) e quase 3 mil batalhas (envolvendo apenas 2 jogadores)”.

A Ana Isabel Gonçalves de Figueiredo Marques, assistente operacional, foi a pessoa que se disponibilizou para tirar a fotografia.

A professora Cláudia Silva foi quem deu a conhecer, o concurso, à comunidade escolar das três escolas do agrupamento, partilhando com os diretores de turma dos 5.os aos 9.os anos a iniciativa.

As turmas da Escola Secundária de Tondela - EST, dos 7.os, 8.os e 9.os anos participaram com entusiasmo no “Concurso Regional Jogo Centro Circular”, que decorreu de 19 de abril a 31 de maio de 2022 e por isso estão todos de parabéns.

Os diretores de turma acompanharam e orientaram os alunos ao longo do período em que decorreu o jogo com perguntas cujo principal objetivo é “educar e sensibilizar, de forma lúdica, sobre as várias temáticas que se interligam em torno do conceito de economia circular: eficiência hídrica; eficiência energética; eficiência material; conceção e produção e aquisição e consumo”.

O professor André Fernandes, acompanhou e orientou os alunos da EST, das turmas que lhe foram atribuídas no horário do segundo semestre, 7.º A, 8.º A e 8.º C. Nas restantes turmas dos 7.os, 8. os e 9. os anos, esclareceu dúvidas sempre que foi solicitado.

AndreFernandes Entrega-1Premio-CCDRC Noticia PagWebAETTR 06062022 CCDRC flyerinformativoescolas2022

 

 

 

Prémio Jorge Paiva premiou o Projeto da Agroescolas do nosso agrupamento – “Touriga Sustentável

01 PremioJorgePaiva iO projeto Agroescolas pauta por uma ação de incentivo, junto dos alunos, para o desenvolvimento de boas práticas e atividades inovadoras ligadas ``a agricultura, ao mundo rural, cujo objetivo final é aumentar a literacia agronómica dos nossos jovens.

Verificou-se que educar para a sustentabilidade da natureza trouxe à escola a possibilidade de aprender em contexto real (com as mãos na massa) possibilitando uma enorme satisfação e motivação nos nossos alunos, na concretização destes projetos.

Este projeto foi inspirado pelo mito de que: a “Touriga” talvez tenha sido uma casta de videiras criada e plantada na aldeia de Tourigo pelos Monges de Cister que habitavam nesta localidade. Este projeto rodeou-se de professores e alunos das escolas de Campo de Besteiros, Tourigo, da Escola Secundária de Tondela e um da escola do Caramulo, a investigadora Inês Borges e a Associação Bio-Acer, contribuindo todos juntos na concretização desta iniciativa.

Plantaram videiras nas escolas e propuseram-se desenvolver a cultura da vinha de modo biológico, inferindo, também, os processos desenvolvidos, a outras culturas que concretizaram paralelamente à vinha.

Promover uma Escolaridade Feliz e construir um futuro com otimismo são os nossos objetivos últimos!

 

Departamento de Educação Especial

Agroescolas

02 PremioJorgePaiva ii

03 PremioJorgePaiva iii

04 PremioJorgePaiva iv

 

 

 

Notícia

UM OCEANO … UMA CORRENTE … DIFERENTES PERSPETIVAS!

02 Corrente-do-Oceano iiNo dia 19 de maio celebrou-se o Dia Escola Azul com a Corrente do Oceano.

A Escola Básica de Campo de Besteiros, como Escola Azul, celebrou o dia, tendo criado um cordão humano pelo Oceano, ligando a Escola à  ribeira do Campo, ponto de água mais próximo, juntando alunos, professores e auxiliares da educação. 

A atividade teve início à saída da escola, com um discurso feito pelas embaixadoras do oceano, as alunas Sara Carvalho e Sílvia Marques do 9.º G. Os alunos Henrique Santinha, Emanuel Costa, Diogo Marques e Nuno Castro, da mesma turma, orientaram os restantes alunos na formação da corrente, ao longo de todo o percurso.

Cada turma participante elaborou um cartaz com uma frase alusiva à proteção do oceano.

Os alunos, vestidos de azul ou branco e ligados por uma corrente, chegaram à ribeira, onde colocaram um papel em forma de gota, com uma mensagem apelando à proteção do oceano e, no local, declamaram alguns poemas no âmbito do mesmo.

De seguida, os alunos de Português Língua Não Materna (PLNM) redigiram um texto, em forma de carta, dirigida a um amigo, a pedido da docente Helena Marques, onde contaram a sua perspetiva sobre a atividade realizada que se transcreve de seguida:

 

Querido Stefan
Ontem fui dar um passeio com a escola. Caminhámos até à ribeira que fica perto do sítio onde estudo. Passámos por uma ponte, pusemos uma gota de água num poste a dizer ”O oceano é essencial “na vida da terra” Eu levei o cartaz. Aprendi que com uma planta dá para fazer música. Eu estava com uma corda e puxei uma turma. Demos uma volta de um quilómetro a caminhar. Senti o cheiro da natureza e sent-ime mais alegre. Todas as turmas da escola participaram nesta atividade. Chegámos à escola e gritámos ”Não poluam o oceano”.
Bom, caro amigo, foi isto que se passou.
Até breve.

Simão Clemente - 5.º C

 

Querido amigo
Hoje, na escola, tivemos uma atividade sobre o dia do oceano, da Escola Azul. Todos os alunos e professores foram fazer uma caminhada até uma ribeira. Foi muita gente e custou um pouco avançar, mas foi uma boa experiência. O campo estava verde e havia muitos pássaros, abelhas e também rosas.
Ao lado do caminho, havia um rego e uma colega deixou sem querer cair o seu cartaz, mas, por sorte, não se molhou muito.
Em geral, gostei muito da atividade e também do simbolismo de cuidar e preservar a água. Apesar de estar muito calor acho que todos puderam desfrutar da atividade.
Depois conto-te mais novidades. Até breve.

Iria Amaral - 7.º D

 

Olá, João
Hoje, dia 19 de maio, fizemos uma caminhada para festejar o dia da Escola Azul. Nós fizemos um cordão humano até à ribeira mais perto.
Na minha turma, temos os embaixadores da Escola Azul: a Sílvia e a Sara. O Henrique, o Nuno, o Diogo e eu fizemos parte do staff. Nós estivemos a organizar as turmas e a ver se o cordão estava todo bom.
Gostei desta caminhada e de estar na organização. Temos de dar mais importância ao nosso oceano.
Depois ligo-te para contar mais novidades.
Adeus.

Emanuel Costa - 9.º G

 

P.S. A vista era muito fixe.

01 Corrente-do-Oceano i

 03 Corrente-do-Oceano iii

 04 Corrente-do-Oceano iv

 05 Corrente-do-Oceano v

 

 

 

EB do Caramulo

O Festival das Sopas ocorre pelo segundo ano, na EB do Caramulo, onde poderá visitar produtos regionais e degustar as sopas feitas em louça de barro preto de Molelos. 

Enquanto provam as sopas, os visitantes assistem a música e animação. 

Caramulo aguarda por si!

 

Festival-das-Sopas cartazA4 2122

 

 

 
A EB do Caramulo marcou presença na Festa das Cruzes
 

03-EBCaramulo iii 2122Assumindo a responsabilidade da tradição, a EB do Caramulo incorporou-se na Festa das Cruzes, uma festa milenar onde história e devoção comungam o mesmo espírito. Um espetáculo cénico onde a epifania do sagrado comunica com os fiéis, que embebidos na sua fé agradecem os feitos que outrora lhe foram concedidos na batalha contra os Mouros. A festa da Ascensão, também assim designada, materializa o sentido devocional e religioso das populações, elevando os sentidos dos presentes, uma vez que o corpo se anula perante a maravilha do amor esculpido no abraço das cruzes.

Foi este sentido que na Escola do Caramulo se engalanou a Cruz que a iria representar na Festa das festas, e fizemo-lo numa ambiência colaborativa, configurada num trabalho final revelador das habilidades de cada mão e do afeto que cada uma impôs.

Alunos, elementos da direção, professores e assistentes operacionais acompanharam passo a passo cada momento, cada gesto, cada palavra nesta festividade que se assume uma memória histórica que perpetua a vida desta comunidade.

 

 

 

 

 

01-EBCaramulo i 2122

 02-EBCaramulo ii 2122

 04-EBCaramulo iv 2122

 05-EBCaramulo v 2122

 06-EBCaramulo vi 2122

 

 

 

 Comemoração da Semana Nacional da Agricultura nas Escolas
 

01 Semana-agricultura-escolas i

Os alunos da Escola Secundária de Tondela do 8.º A, do 1.º ano do Curso Técnico de Controle de Qualidade Alimentar, do 2.º ano Rececionista de Hotel e da Educação Inclusiva, comemoraram mais uma Semana Nacional da Agricultura nas Escolas, com atividades no âmbito da alimentação saudável e da PAC4ALL desenvolvidas em contexto sala de aula com as docentes Emília Almeida, Iris Macedo, Naír Chaves, Helena Ribeiro, Alberto Oliveira e Cláudia Silva. O registo destas atividades será, posteriormente, publicado na Fórum Estudante parceira desta iniciativa. A representante da Confederação de Agricultores de Portugal, Ana Martinho, esteve presente na nossa escola em duas sessões para sensibilizar os nossos jovens para a importância estratégica da agricultura, do mundo rural e do desenvolvimento sustentável e, assim, despertar potenciais vocações para este setor.

 Link03 qrcode canva semana-nacional-agricultura

 

 02 Semana-agricultura-escolas ii

 

 

Combate às plantas invasoras existentes na Escola Secundária de Tondela

 

26mai2022 IMG 20220526 132640Os alunos e professoras do Clube de Ciência e Ambiente, no dia 26 de maio, entre as 13:00H e as 14:15H, desenvolveram uma atividade de combate às espécies de plantas invasoras existentes no recinto escolar da Escola Secundária de Tondela.

Sob a orientação das professoras do Clube de Ciência e Ambiente, os alunos pertencentes à turma C do 7.º ano de escolaridade, inscritos no clube, aprenderam a fazer a técnica de descasque. As espécies submetidas a este método de erradicação foram a mimosa (Acacia melanoxylon) e a árvore-do-incenso (Pittosporum undulatum).

Este método, já aplicado no ano letivo anterior pelo Clube de Ciência de Ambiente, permitiu eliminar um número significativo de mimosas que secaram após ter sido aplicado. 

Para saber mais, sobre este método, clique nos seguintes links

https://invasoras.pt/pt/descasque

https://youtu.be/ZXmE1DSMGog

 

26mai2022 IMG 20220526 134547

 26mai2022 IMG 20220526 134600

 26mai2022 IMG 20220526 134610 1

 26mai2022 IMG 20220526 134619

 

 

 

 
Agir na certeza que um Mundo melhor é possível! 
 

Realizou-se no dia 19 de maio uma iniciativa do 9.º H, na Escola Básica do Caramulo com vista à participação social na conservação dos espaços fluviais, onde confluíram o Projeto “Rios”, o projeto interdisciplinar “Oceanos de plástico” e a iniciativa “Corrente do oceano”.

É de salientar que o projeto Rios surgiu com o objetivo de contribuir para a implementação de planos de reabilitação das ribeiras, com o envolvimento e responsabilização de toda a comunidade civil, com vista ao desenvolvimento sustentado, à educação para a cidadania e ao crescimento local e regional. Implementado no Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro desde 2015, tem também como finalidade ajudar os alunos a interpretar o ambiente natural e patrimonial associado aos nossos rios e ribeiros, promovendo o interesse pelas questões ambientais e alertando para a necessidade de proteção destas zonas ribeirinhas. A nível nacional é coordenado pela ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental).

Após a saída de campo, realizada no dia 7 de abril, às três ribeiras do Guardão cujo objetivo foi o estudo ao nível da qualidade da água, paisagem, ecossistema florístico e faunístico, atividades antropogénicas e património nas proximidades, foram apresentados  pelos alunos do 9.º H, no dia 19 de Maio os resultados deste trabalho ao presidente da Junta de Freguesia do Guardão, Ricardo Loureiro, ao vereador da cultura e educação da Câmara Municipal de Tondela, João Figueiredo, ao diretor do Agrupamento de escolas Tomaz Ribeiro, Júlio Valente e ao presidente da direção do CEIS Caramulo, Luís Costa.

Foto NOTICIA 9H corrente-do-oceano 2122

A apresentação decorreu na Escola Básica de Caramulo e os alunos tiveram a oportunidade de divulgar a criação de uma rota cultural e pedagógica, bem como sugestões de melhoria para a valorização das ribeiras e espaços adjacentes.

Seguidamente, estendendo a atividade aos alunos do 2.º e 3.º CEB, fez-se uma caminhada até ao parque de merendas do Guardão onde, em associação à iniciativa Corrente do oceano, todos deram as mãos criando uma corrente humana num gesto simbólico que uniu toda a comunidade. Anteriormente, estes alunos tinham sido convidados a decorar um pedaço de tecido com motivos alusivos aos oceanos, que entregaram no local e que virão a formar a manta dos oceanos, que será exposta na escola no final do ano letivo.

 

 

 
Visita de estudo à reserva botânica do Cambarinho e à fábrica das Águas do Caramulo

 

IMG 20220511 145812No passado dia 11 de maio, durante o período da tarde, foi realizada uma visita de estudo à reserva botânica de loendros do Cambarinho - Campia, no Concelho de Vouzela e à Fábrica das Águas do Caramulo, pelos alunos e professores do Clube de Ciência e Ambiente das escolas EB23 Campo de Besteiros e Secundária de Tondela. Entre as dois locais da visita, houve tempo para realização de um lanche convívio, junto ao Dólmen da Arca.

O Clube de Ciências e Ambiente agradece à Câmara Municipal de Tondela, por ter tornado possível a realização da visita, bem como, também, à Empresa das Águas do Caramulo, por nos terem recebido tão bem.

 

 

IMG-20220511-145508

 IMG-20220511-145922

IMG-20220511-150048

 

   

 

O “Projeto Rios” a correr
nos “Oceanos de plástico”
 

EBCaramulo Saida-de-campo i 9HA turma H do 9.º ano da escola básica do Caramulo levou a efeito, no dia 7 de abril, uma atividade que articulou a dinamização do seu projeto interdisciplinar “Oceanos de plástico” com o Projeto Rios, coordenado pela professora Lurdes Pizarro.

Com efeito, fizeram uma saída de campo a fim de conhecerem melhor o património natural e edificado do Guardão de Cima e Guardão de Baixo, designadamente, as três ribeiras que atravessam estas localidades. Esta ação teve como objetivos a observação das ribeiras, da paisagem e do ecossistema envolvente, para formular sugestões de melhoria e poder coordenar com outras entidades, uma intervenção futura. Deste modo, pretende-se promover o interesse pelas questões ambientais e alertar para a necessidade de proteção destas zonas ribeirinhas.

A iniciativa, de cariz interdisciplinar, envolveu os docentes de Matemática, Ciências Naturais, Português e Educação Tecnológica, numa dinâmica colaborativa para a realização de diversas tarefas, que visam o objetivo final: o envolvimento dos alunos na melhoria e valorização do património local.

Os alunos mostraram-se muito disponíveis e entusiasmados durante todo o percurso, fazendo registos escritos e fotográficos, como suporte para as futuras intervenções. Revelaram-se igualmente responsáveis, críticos e com espírito de iniciativa e de cidadania.

 

 

02 Encontro-com-o-medico ii  

 EBCaramulo Saida-de-campo iii 9H

 

 

 

Estudo PISA 2022
 

PISA-2022Portugal vai participar no estudo PISA 2022 (Programme for International Student Assessment), que avalia as competências dos alunos de 15 anos de idade para usar, extrapolar e aplicar conhecimentos e capacidades em situações que visam reproduzir contextos próximos da realidade.

O nosso Agrupamento vai participar neste estudo, tendo sido selecionados aleatoriamente 53 alunos da escola secundária de Tondela. Este estudo decorrerá nos dias 19/04/2022 e 20/04/2022, entre as 9:00 e as 12:30.

Os alunos selecionados responderão a questões sobre literacia de Leitura, de Matemática e de Ciências e também a um questionário sobre o seu percurso escolar, sobre a escola e sobre o que aprendem na escola. O teste e o questionário PISA serão respondidos em computador.

Os resultados são confidenciais, não afetam a avaliação individual e serão tratados anonimamente, não havendo lugar à divulgação de resultados individuais de alunos ou de escolas, mas apenas resultados nacionais.

Para obter mais informação sobre o PISA poderá ser consultado o sítio da OCDE, em https://www.oecd.org/pisa ou o sítio do Centro Nacional, em http://iave.pt/index.php/estudos-internacionais/pisa

Divulgação nas Escolas | Folheto

 

 
"Encontro com o médico"
 

01 Encontro-com-o-medico i

No dia quatro de março de 2022, pelas nove horas, o doutor Ricardo
Fernandes, um médico de clínica geral e antigo aluno da escola, deslocou-se à Escola
Básica de Campo de Besteiros para realizar uma sessão informativa a respeito do
sistema cardiovascular, na biblioteca da escola.

Antes do início da sessão, três alunos de cada turma do nono ano fizeram uma breve apresentação do percurso escolar do médico presente. De seguida, o doutor Ricardo iniciou uma apresentação PowerPoint com uma introdução básica à morfologia do sistema cardiovascular, relembrando-nos alguns conteúdos já lecionados nas aulas de Ciências Naturais, como ventrículos, aurículas, válvula tricúspide e bicúspide, artérias, veias, sangue venoso e arterial e outros.
Posteriormente, referiu as doenças deste sistema como diabetes, enfarte do miocárdio, hipertensão, arritmias cardíacas, angina e outros e como os identificar através de exames.

O doutor deu-nos também a conhecer os riscos que podem levar a doenças cardiovasculares, sendo alguns deles: o excesso de peso e a obesidade, o tabagismo, o stress, o alcoolismo e o colesterol elevado. Na última parte da apresentação, deu alguns conselhos sobre a prevenção destas doenças, mencionando a perda de peso (para indivíduos com obesidade), a prática frequente de exercício físico, a diminuição de ingestão de sal e gorduras e efetuar uma alimentação saudável.
Por fim, terminou a sessão dando oportunidade aos alunos presentes de colocarem questões sobre medicina, com o objetivo de todos ficarem esclarecidos.
Esta atividade foi realizada no âmbito do projeto interdisciplinar do 9.º ano “Estilos de Vida Saudáveis”.

02 Encontro-com-o-medico ii

 

03 Encontro-com-o-medico iii

 

Trabalho elaborado pelos seguintes alunos:
Marcelo Pimenta - n.º 10 | 9.º E
Rosa Pombinho - n.º 13 | 9.º E

 

OSTERBAUM - Árvore da Páscoa
 
OsterbaumPara comemorar uma das mais conhecidas tradições alemãs, alguns alunos de Alemão das turmas do 10.º e 11.º anos pintaram/decoraram ovos para enfeitar uma árvore da Páscoa, que as professoras Anabela Oliveira e Dulce Coimbra colocaram à entrada do bloco A.
 
Frohe Ostern (Feliz Páscoa)
 
 
 
 
 

 

 

Educação Visual

Retratos-da-Escola

Na disciplina de Educação Visual, no âmbito do tema "Áreas artísticas - Fotografia", os alunos dos 9.os A, B, C e D registaram fotografias da escola.

Ver a galeria aqui: qrcode express-adobe-com retratos-da-escola
 

 

 

 

 

 As disciplinas ao encontro da LUZ

No âmbito do projeto interdisciplinar "As disciplinas ao encontro da LUZ", desenvolvido pela equipa educativa das turmas 8.º C + 8.º D, os alunos participaram empenhadamente numa prova de orientação, no dia 23 de junho, entre as 9:30 e as 11:30 horas. A prova consistiu num percurso em que os alunos, orientando-se através do mapa cartográfico da cidade, tiveram de percorrer onze postos. Em cada posto estava colocado um código QR que os orientava para o desafio seguinte através de questões abertas ou em formulários Google.

Ao longo do percurso, os participantes tiveram de responder a vários desafios, desde questões que abrangiam os conteúdos de todas as disciplinas, abordados ao longo do ano, declamação de poemas elaborados pelos alunos e poemas de autor até questões sobre aspetos da cultura local. Neste âmbito, os alunos visitaram a capela de Santa Ana no Museu Terras de Besteiros onde cada grupo foi desafiado a declamar um poema.

Este projeto contribuiu para o enriquecimento cultural e cívico dos alunos possibilitando-lhes um maior convívio com os seus professores fora da sala de aula. Foi uma manhã divertida e extremamente enriquecedora que culminou com uma dança no parque urbano (ver vídeo) e o degustar de um saboroso bolo de chocolate.

 

Oceanos de plástico

No âmbito de um projeto interdisciplinar, a turma 8.º H da Escola Básica do Caramulo trabalhou, ao longo deste ano letivo, o tema dos oceanos de plástico. Perante este desafio, nas disciplinas de Educação Tecnológica, Educação Visual, Matemática e Inglês, a turma propôs realizar uma exposição no átrio da escola, na última semana do ano letivo.

Com entusiasmo e imaginação desenharam o projeto e depois, com a aplicação de algumas técnicas de transformação de plástico, construíram os peixes, que representam a sua preocupação pela sustentabilidade do planeta e em especial dos oceanos. Construíram, ainda, esculturas com pirâmides e cubos decorados com imagens de poluição nos oceanos e elaboraram slogans para sensibilizar para a proteção dos oceanos. Esta turma quer deixar uma mensagem para todos os colegas que frequentam a Escola Básica do Caramulo.

As atividades realizadas ao longo do ano letivo deram origem a este blog.

 

Relembrar a cultura popular

Um grupo de alunos da escola Escola Básica de Campo de Besteiros, em tempo de confinamento, aceitaram um desafio da professora de Educação Especial e recolheram junto de familiares e amigos “ditos e provérbios de Campo de Besteiros”.

O resultado desta recolha deu origem a um pequeno livro com provérbios e “ditos”, ilustrado com arte fotográfica de lugares comuns, repletos de beleza da sua terra.

 

 

 

Projeto "AgroEscolas"

O Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro, no âmbito do projeto AgroEscolas, está a promover atividades e boas práticas ligadas à agricultura e ao mundo rural, de modo a aumentar a literacia agronómica junto dos seus alunos.

Assim, na Escola Básica do Caramulo tem-se desenvolvido um trabalho estratégico e transversal na dinamização de uma horta escolar, envolvendo diferentes turmas do pré-escolar, primeiro e segundo ciclos, professores e auxiliares e estabelecendo parcerias locais que dão apoio na construção do projeto. O cultivo de uma horta pedagógica constitui uma atividade saudável que proporciona equilíbrio, saúde e bem-estar. As crianças comprometem-se e responsabilizam-se pelas suas plantas, cuidando-as e dedicando-lhes tempo, num compromisso constante com o ser vivo.

Num trabalho de aprendizagem cooperativa e inclusiva, orientada para a troca de saberes, a tomada de consciência de si, dos outros e do meio, este projeto tem incutido nos alunos a importância de criar hábitos alimentares saudáveis, bem como de reciclar e proteger os solos.

Na Escola Básica de Campo de Besteiros, o projeto está a ser implementado com uma turma do primeiro ciclo, que tem cuidado da sua horta pedagógica. Plantaram-se algumas variedades de plantas, realizaram-se experiências (“germinação do feijão”), uma dramatização (“A viagem da Sementinha”), canções, observação da evolução do bicho de conta, trabalhos de expressões (partes da planta com pétalas e os “animais da tua comunidade”) e um DAC. Existiu a colaboração de todos os professores e educadoras da turma, assim como dos parceiros internos que estão responsáveis pelas medidas da autonomia e flexibilidade curricular no 1.º ciclo: medida 4 - (En)cantar de forma divertida; medida 6 - Labciência ++; medida 5 - De pequenino se aprende a ler: a biblioteca vai à sala de aula e medida 7 - ArteEducar.

Numa perspetiva mais abrangente, extravasando do espaço escolar para a comunidade, levando o projeto ao meio rural, a Escola Secundária de Tondela irá promover o arranjo e a decoração de espaços nas aldeias, com o objetivo de proporcionar ambientes de lazer agradáveis e convidativos ao relacionamento social.
 

Projeto "Encher Pneus"

"Encher Pneus" é um projeto transdisciplinar, a realizar na Escola Secundária de Tondela, em que se aplicam as noções apreendidas no decorrer das aulas a práticas do quotidiano, numa perspetiva funcional. Neste quadro, os alunos são desafiados a aplicarem noções de Matemática, higiene e segurança no trabalho, regras de alimentação saudável, conhecimento e manipulação de materiais e de ferramentas, etc., na confeção de coisas como pequenas refeições, objetos decorativos e objetos utilitários, entre outras.

A plataforma para implementação deste projeto é, sempre que possível, a utilização de materiais recicláveis e desenvolver, nos alunos, a capacidade de autorregularem os conhecimentos adquiridos, numa perspetiva de transição para a vida ativa para além da escola.

 

O Holocausto e os direitos humanos

O mundo reverencia anualmente, em 27 de janeiro, o Dia Internacional do Holocausto. Todos os anos as Nações Unidas instam todos os cidadãos a homenagear as suas vítimas e a recordarem a responsabilidade coletiva de prevenir os crimes contra a Humanidade. A trágica conjuntura do Holocausto em muito contribuiu para a materialização da cultura dos direitos fundamentais na contemporaneidade.

O projeto desenvolvido no Agrupamento denominado «Dia Internacional da Lembrança do Holocausto e os Direitos Humanos» visou interligar a lembrança do Holocausto com os princípios fundadores da ONU. A temática proposta partiu dos Domínios de Articulação Curricular (DAC) e desenvolveu-se num contexto multidisciplinar nas três principais escolas do Agrupamento. O projeto contou com o contributo da biblioteca do Caramulo e das disciplinas de História, Inglês, Português, Cidadania e Desenvolvimento e Educação Moral e Religiosa Católica e das turmas do C, D, E, F e G do 7.º ano, A, B, E, F, G, H do 8.º ano e E, F, G do 9.º ano. 

Neste âmbito, foi possível desenvolver um trabalho interdisciplinar e de articulação curricular com os alunos, que garantiram a realização das aprendizagens essenciais de forma significativa. Para a dinâmica do desenvolvimento do projeto foram visionados filmes e documentários, nomeadamente «O Diário de Anne Frank», o «Cônsul de Bordéus», o «Padre Carreira - Justo entre as Nações» e a «Cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Paz em 2018». Foram também promovidos debates e reflexões, e abordada a obra literária «O Diário de Anne Frank». Paralelamente, foram realizadas visitas guiadas a uma exposição itinerante intitulada “Estrelas sem Céu: Crianças no Holocausto”, cedida pelo Centro Yad Vashem de Israel, e que convidou à reflexão sobre o genocídio, realçando a tragédia das crianças judias durante a Segunda Guerra Mundial.

Da metodologia de trabalho resultaram produtos finais interessantes que testemunham a construção do conhecimento, de forma autónoma e empenhada, por parte dos alunos.

 

Jogo Grafo-memória

As alunas Carolina e Lara do 2.º ano da Escola Básica do Caramulo, em conjunto com a professora de Educação Especial, desenvolveram um novo jogo, que se chama Grafo-memória, destinado a ajudar crianças que sentem dificuldade na aprendizagem da leitura.

Este trabalho insere-se no conceito DIY (Do It Yourself). Como não tínhamos materiais lúdicos para treinar o reconhecimento dos grafemas/fonemas e a memória visual, as alunas decidiram criar um jogo. Inicialmente a professora trouxe um saco com 24 cartões que apresentou às alunas, sem saberem muito bem como iam jogar. Mas estas alunas, com enorme entusiamo, construíram as regras e começaram a jogar. Levaram depois o jogo para a turma e para a biblioteca, aproveitando o tempo livre para jogarem. Foi um sucesso! O jogo pode-se jogar individualmente ou em grupo.

Neste vídeo podemos observar a interação das alunas durante o jogo.

 

Competências socioemocionais

Ao longo de vários anos, o projeto Competências Socioemocionais tem sido implementado em algumas turmas do 1.º ciclo na Escola Básica de Campo de Besteiros. Está inscrito no PAA do agrupamento e é coordenado e implementado pela professora de Educação Especial, com a parceria da Psicóloga do CRI. No presente ano letivo adotou-se o programa “Devagar se vai ao longe” da psicóloga Raquel Raimundo que está a ser implementado com a turma 6 dos 3.º e 4.º anos.

Os objetivos são a melhoria das competências socioemocionais e do desempenho académico, assim como a prevenção ou redução de problemas de comportamento e emocionais em crianças do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico. É um programa que destaca a importância não só do ensino de competências, mas também do modo como as mesmas deverão ser aplicadas a situações reais do dia-a-dia. O programa foi mencionado no relatório da União Europeia (2018) sobre evidência internacional na educação socioemocional e está aferido à população portuguesa.

 

Cartazes

A turma 7, 3º ano, da EB de Campo de Besteiros realizou dois trabalhos que se apresentam abaixo. O primeiro é um cartaz sensibilizando para comportamentos de poupança de água. O segundo é um cartaz com o objetivo de informar e avisar as pessoas para se protegerem contra a pandemia. Por favor, leia o cartaz com atenção e respeite as regras. Espalhando esta informação, juntos iremos sair desta!

Cartaz - Poupança de água

Cartaz - Stop Covid-19

 

 

Green Week 2021

No dia 4 de junho, decorreu no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPV um seminário integrado no Green Week 2021, sob a temática “Ambição de Poluição Zero”. Neste seminário, os diversos oradores divulgaram um conjunto de boas práticas e planos relativos à valorização de bio-resíduos e trabalhos de investigação e desenvolvimento em Poluição Zero.

Damos os nossos parabéns à formanda Matilde Carvalho, do 3º ano do Curso Profissional de Controlo de Qualidade Alimentar, deste agrupamento, pela belíssima apresentação do trabalho de investigação da equipa em que participa, como estagiária de FCT, sob a orientação da Professora Doutora Luísa Paula Cruz Lopes, relativo à caraterização e valorização de bio-resíduos.

Os docentes da Escola Secundária de Tondela diretamente envolvidos no referido curso congratulam-se com a prestação desta aluna e vêm por este meio agradecer publicamente o trabalho competente e dedicado realizado com os nossos estagiários pelo IPV e felicitar, em particular, a ESTGV pela oportunidade de participação neste evento.

 

Orçamento Participativo das Escolas

Decorreu uma vez mais esta atividade, em que os alunos apresentam as suas propostas de intervenção para melhorar o espaço escolar. Propostas apresentadas:

Escola Básica do Caramulo
Escola Básica de Campo de Besteiros 
Escola Secundária de Tondela - A

Escola Secundária de Tondela - B
Escola Secundária de Tondela - C
Escola Secundária de Tondela - D
Escola Secundária de Tondela - E

Resultado da votação

 

Somos Natureza

Os alunos do 7.º B, em parceria com a biblioteca escolar, realizaram um projeto interdisciplinar associando fotografias do outono e imagens do corpo humano.

 

 

 

 

 

 

 

Laços de leitura, música e ternura

As bibliotecas do AETTR organizaram atividades de envolvência comunitária, no âmbito do projeto aLer+2027.

Partilha de leituras

Recital de canções de Natal

Partilha de afetos

História da Ajudaris

Realizou-se no dia 19 de maio uma iniciativa do 9.º H, na Escola Básica do Caramulo com vista à participação social na conservação dos espaços fluviais, onde confluíram o Projeto “Rios”, o projeto interdisciplinar “Oceanos de plástico” e a iniciativa “Corrente do oceano”.

 

 


bottom


Escola Secundária de Tondela 01/07/2022