top
logo

 

Tomaz Ribeiro (1831-1901)

Político e poeta, nasceu em
Parada de Gonta, Tondela

 

 

 

 

Selo PES avançado nov2021

 

 

 

 

 

 

 

logo2
 

 


 


 

 

 

 

  

Logo-Escola-Amiga-da-Crianca-4_142x119 

 

Escola a ler  logo

 

Diálogos que permanecem

IMG 20220318 105506

Na Escola do Caramulo tem-se dado continuidade ao desenvolvimento dos projetos AgroEscolas e Ciclo do Pão num tempo que é de semear/plantar para mais tarde colher. A articulação entre ambos os projetos possibilita um trabalho colaborativo e uma aprendizagem cinestésica, onde participam alunos, professores e assistentes operacionais. Como complemento da aprendizagem em sala de aula, os alunos transportam para as suas hortas os seus conhecimentos de literacia e pedagogia numa ambiência de muito ritmo, som e movimento, conferindo uma certa musicalidade ao espaço exterior da escola.

IMG 20220318 110852

Ao mesmo tempo que vão dando corpo às suas hortas, os alunos são consciencializados para os problemas enfrentados pela sociedade e incentivados ao consumo e produção sustentáveis, pois consumir menos e melhor trará benefícios a nível ambiental, social e económico. Assegurar que as gerações futuras disponham dos recursos naturais de que precisam é uma responsabilidade de cada um em particular e de todos em conjunto e esse dever tem de ser necessariamente cultivado e estimulado nos nossos alunos, para que os seus hábitos promovam a mudança. Pretende-se também que as crianças levem para suas casas o que aprendem na escola e influenciem os seus familiares a adotarem hábitos positivos.

IMG 20220401 150002

Pensamento crítico, proatividade, autonomia, comunicação e colaboração estão bem presentes na dinâmica destes projetos, numa pretensão de desenvolvimento de cidadãos conscientes e dispostos a fazer diferente.

Como resultado, os nossos alunos entendem melhor o mundo em que vivem, ficam cientes dos desafios enfrentados pela sociedade e são convidados a pensar sobre maneiras de torná-lo melhor.

IMG-20220321-WA0006

 

As docentes dinamizadoras, Armanda Gonçalves, Conceição Albuquerque Fernanda Pereira, Leonía Silva e Susete Rodrigues, estão conscientes que projetos inovadores promovem a educação holística e trazem benefícios aos seus alunos, contribuindo para melhorar o seu desempenho e aumentar a sua motivação.

À Junta de Freguesia do Guardão e à empresa Nurtofertil, sempre disponíveis a responder aos apelos destes projetos, as docentes manifestam os seus agradecimentos!

IMG-20220402-WA0004


bottom


Escola Secundária de Tondela 01/07/2022