top
logo

 

Tomaz Ribeiro (1831-1901)

Político e poeta, nasceu em
Parada de Gonta, Tondela

 

 

 

 

Selo PES avançado nov2021

 

 

 

 

 

 

 

logo2
 

 


 


 

 

 

 

  

Logo-Escola-Amiga-da-Crianca-4_142x119 

 

Escola a ler  logo

 

Depois de 1974: contar a História de outra maneira.

Memorial do Convento (1982), de José Saramago.

A Professora Carina Infante do Carmo, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, foi a responsável pela palestra online, que decorreu na Escola Secundária de Tondela, no dia 17 de janeiro, integrada no projeto "Janeiro Cultural", tendo como público-alvo alunos do 12.º ano.

 Palestra Memorial 2

 

Com esta palestra pretendeu-se contextualizar o romance «Memorial do Convento», de José Saramago, não apenas no tempo histórico, político e artístico da sua publicação, mas também na obra/ bibliografia e respetivas opções ideológicas e literárias do autor.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor as ideologias dominantes nos períodos que antecederam e sucederam à revolução do 25 de abril de 1974 e o impacto dessas ideologias na produção literária, em Portugal. Durante a palestra, foram analisados alguns excertos da obra «Memorial do Convento», relevando a ideia de que a História pode sempre ser contada de outra maneira. Neste caso, é a maneira que dá visibilidade e realce à "voz" e ao papel dos mais pobres e desprotegidos, na construção da História.

Assim, esta palestra contribuiu, em alto grau, para a contextualização e motivação para a leitura de uma obra que todos os alunos do 12.º ano estudam, na disciplina de Português.

 


bottom


Escola Secundária de Tondela 01/07/2022