top
logo

 

Tomaz Ribeiro (1831-1901)

Político e poeta, nasceu em
Parada de Gonta, Tondela

 

 

 

 

Selo PES avançado nov2021

 

 

 

 

 

 

 

logo2
 

 


 


 

 

 

 

  

Logo-Escola-Amiga-da-Crianca-4_142x119 

 

Escola a ler  logo

 

Janeiro Cultural - Palestra com o Doutor Manuel Fiolhais

Realizou-se hoje, dia 18 de janeiro, pelas 10:30, no Auditório Municipal, uma palestra subordinada ao tema “Dos eletrões às galáxias, passando pelo Homem” proferida pelo Professor Doutor Manuel Fiolhais e tendo como destinatários os alunos das turmas do 10º ano, do curso de Ciências e Tecnologias.

Esta palestra foi organizada pela Rede de Bibliotecas de Tondela, com o apoio do município, sob proposta da biblioteca e dos professores de Físico-Química da Escola Secundária de Tondela, uma vez que o Professor Manuel Fiolhais é atualmente um dos coautores dos manuais de Físico-Química adotados no nosso agrupamento.

Janeirocultural 20220118 104847 

 

Manuel Fiolhais é professor catedrático do Departamento de Física da Universidade de Coimbra e Coordenador do Centro de Física Computacional da mesma instituição, pertencendo ao grupo de investigação – Partículas e Campos.
É coautor de vários manuais escolares, tanto de nível universitário como dos níveis básico e secundário. Publicou artigos em revistas em diferentes línguas, em colaboração com outros cientistas estrangeiros, sendo também coautor de software e coeditor científico de algumas obras.
Ademais, tem participando em inúmeras missões de estudo no estrangeiro, cabendo-lhe também a supervisão de vários trabalhos académicos e a participação em Júris de provas académicas e de concursos.
A Escola Secundária de Tondela já teve, anteriormente, o privilégio da visita do Professor Manuel Fiolhais para a realização de outras iniciativas, para alunos do 8.º ano, na Biblioteca Escolar.
Desta vez, os destinatários foram os alunos do 10º ano e o programa previa uma palestra com uma duração de aproximadamente 60 minutos mas, dada a capacidade de comunicação e a forma entusiástica como o palestrante transmite os seus conhecimentos e cativa os seus ouvintes, o tempo pareceu “voar” (ou não fosse o tempo relativo…).
Foram várias as “matérias” que o Professor Manuel Fiolhais abordou: a estrutura da matéria desde as escalas dos seus constituintes elementares até às escalas  cósmicas, passando pela escala do Homem; a relação de algumas descobertas científicas com os avanços tecnológicos materializados nos objetos de uso comum que facilitam a nossa vida e a tornam confortável. A título de exemplo, referiu as descobertas dos principais cientistas da área da física, como Galileu, Newton e Einstein, e as tecnologias a que essas descobertas deram origem: as modernas redes de comunicação, o GPS, os dispositivos hospitalares para diagnóstico e tratamento, os supercomputadores, etc.
Desta forma, o Professor demonstrou a importância da ciência e motivou os alunos para o estudo de disciplinas científicas, em geral, e da física, em particular, como a apreciação feita por uma aluna evidencia: “Atividades como esta permitem captar intensamente o interesse para esta área das gerações mais novas. (…) Espero  ansiosamente por uma outra oportunidade como esta.”

Saber mais (Facebook Bibliotecas)

Janeirocultural 20220118 110704

 


bottom


Escola Secundária de Tondela 01/07/2022