
Atalhos
![]() |
Político e poeta, nasceu em
|
|
|
![]() |
|
Diversidade Cultural dos Tondelenses Celebrada em Poesia e em Filme Realizado por Alunos da Escola Secundária de Tondela
Ver a curta-metragem de animação aqui.
A 21 de maio celebramos o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. A diversidade cultural é uma condição inerente à sociedade, devendo ser entendida como expressão da diversidade humana, não sendo exclusiva de grupos minoritários.
Todas as crianças e jovens podem fazer parte desta rede que celebra a diversidade cultural, o diálogo e o desenvolvimento e nos une a partir da oralidade, da leitura, da escrita, do digital, da arte e da imaginação.
No âmbito do Plano de Atividades das Bibliotecas Escolares, em articulação com as disciplinas curriculares e outros parceiros internos e externos, no contexto da Autonomia e Flexibilidade Curricular, assumimos como relevante promover uma educação assente nos valores e princípios do Diálogo Intercultural, da Diversidade e do Pluralismo.
Ainda no contexto desta efeméride, a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em parceria com a Direção de Serviços de Projetos Educativos - DGE, desafiou as escolas a envolverem as crianças e jovens na realização de atividades que testemunhem a importância da diversidade cultural, sob o lema “A DIVERSIDADE CULTURAL É A NOSSA RIQUEZA”, bem como a partilharem as mesmas.
Respondendo ao repto da RBE e DGE, partilhamos o projeto THE TONDELENSE. Conhecer e celebrar a diversidade cultural e étnica dos habitantes do Território de Besteiros, desde os tempos pré-históricos até à atualidade, enquanto fator de enriquecimento para todos, assim como promover a inclusão de todos os alunos, com particular ênfase para os alunos oriundos de países estrangeiros, são os principais objetivos deste projeto. Um trajeto transdisciplinar, de leitura(s) e exploração(ões) patrimoniais e artísticas, criando-se momentos de “encontro”, na biblioteca da Escola Secundária de Tondela e no museu Terras de Besteiros, enquanto etapas de um processo de desenvolvimento de competências e de construção de diversos produtos, associando-se expressões múltiplas, desde a leitura (de textos, imagens e artefactos) e a escrita criativa até à criação visual e fílmica.
No Clube de Leitura na Escola (CLE) e oficinas de escrita criativa, em língua inglesa, dinamizadas pela professora bibliotecária, os alunos do 9.⁰A e B leram e interpretaram o poema "The British", de Benjamim Zephaniah, o qual (re)criaram, contextualizando-o à realidade do concelho onde vivem, Tondela, dando-lhe o título "The Tondelense". Para este trabalho de recriação poética, os alunos visitaram o Museu Terras de Besteiros, e contactaram a Câmara Municipal e Centro de Emprego de Tondela, para se apropriarem dos conhecimentos necessários. Em seis workshops de cinema, que decorreram na Biblioteca da Escola Secundária de Tondela, orientados pelo Cine Clube de Viseu, com a coadjuvação da professora bibliotecária, professoras de Inglês, Ed. Visual e de Ed. Tecnológica, os alunos animaram o seu texto poético em filme, com o título "The Tondelense".
Este projeto interdisciplinar tem como parceiros externos o Cine Clube de Viseu, o Museu Terras de Besteiros e o Município de Tondela/ Rede de Bibliotecas de Tondela.
Convidamos a aceder ao código QR, para visualizar a curta-metragem de animação THE TONDELENSE, realizada pelos alunos do 9.º A e 9.º B, da Escola Secundária de Tondela.
Maria Elisa Figueiredo
(Coordenadora das Bibliotecas do AE Tondela Tomaz Ribeiro)
