
Atalhos
![]() |
Político e poeta, nasceu em
|
|
|
![]() |
|
![]() |
O projeto ESCOLA A LER integra o Plano de Recuperação das Aprendizagens - Escola+ 21|23- do Agrupamento.
Ver Portefólio Digital do projeto, aqui.
O projeto “Escola a Ler” visa promover a leitura de forma sistemática e diversificada, considerando o gosto pela leitura e a competência leitora como fundamental para o sucesso e recuperação das aprendizagens dos alunos, pela transversalidade da leitura e pela forma como influencia as aprendizagens em todas as áreas curriculares. Os resultados do Estudo Diagnóstico das Aprendizagens realizado pelo IAVE (2021), para aferir o impacto do confinamento, apontam para dificuldades na área da leitura, para as quais poderá ter contribuído a redução de práticas de leitura continuadas, devido à pandemia. Por outro lado, a ciência e a observação empírica, têm demonstrado o quanto o contacto com o livro e a prática regular da leitura são indispensáveis para o desenvolvimento do gosto de ler, a consolidação dos hábitos leitores e o aumento das competências de literacia. Quem lê, lerá sempre mais e melhor, e ficará mais bem preparado para a vida. (RBE e PNL2027)
LER MAIS…
Como referem o filósofo José António Marina e a professora Maria de la Válgoma, no seu belíssimo ensaio “A magia de ler” (2007), a nossa vida decorre entre palavras. A base da nossa inteligência, da nossa cultura e da nossa convivência é linguística. E a leitura frequente é o melhor meio de que dispomos para nos apoderarmos da linguagem e das suas criações. Dela emergem fadas e dragões, mundos novos e mundos antigos, personagens, “mundos” interiores, histórias, sentimentos, leis, poemas, equações. Referem igualmente que todos os pais e professores querem que os filhos e alunos sejam FELIZES, bem-sucedidos e boas pessoas e que o amor pela leitura põe em boa forma para alcançar estes objetivos. Concordamos plenamente. E a felicidade também é construída diariamente, na escola, com estratégias que visam aliar a leitura e a literatura a outras expressões artísticas (como artes visuais, performativas, musicais, …) e à Filosofia para Crianças, numa perspetiva de integração curricular, trabalhando o currículo de forma ativa, interdisciplinar, com sentido crítico e criatividade, no contexto da Autonomia e Flexibilidade Curricular.
No AE Tondela Tomaz Ribeiro, ao longo dos dois últimos anos letivos (2021/22 e 2022/2023) têm sido implementadas as seguintes atividades, no âmbito deste projeto:
LEITURA ORIENTADA (público-alvo: todos os alunos do 1.º ciclo e do 2.º ciclo) e FILOSOFIA PARA CRIANÇAS (público-alvo: 2.º e 3.º anos).
Leitura orientada em sala de aula, por professores e alunos (em pares), de um mesmo livro. Prática da leitura e da escrita como uma rotina das turmas, lendo 1 hora por dia no 1.º ciclo e 1 hora por semana no 2.º ciclo do Ensino Básico. As aulas são as situações em que todos os alunos participam, devendo criar oportunidades para que descubram o que os livros contêm e o prazer que podem dar. Pretende-se: proporcionar o contacto dos alunos com livros que os motivem e estimulem a prática regular e continuada da leitura e da escrita; desenvolver as competências de leitura, melhorando a fluência e a compreensão leitoras; promover a literacia literária como instrumento para a fruição de textos gradativamente mais extensos e complexos, que garantam o gosto de ler; estabelecer a ligação entre a leitura e outras expressões artísticas associadas, bem como com a Filosofia para Crianças, que se constitui como um projeto com características próprias e que será também apresentado para apreciação à Escola Amiga da Criança.
LIVR’À MÃO/ 10 MINUTOS A LER (público-alvo: todos os alunos do 2.º ciclo e do 3.º ciclo)
Leitura silenciosa de um livro que o aluno traz sempre consigo, em momentos letivos autorizados pelo professor (em todas as disciplinas), previamente planeados ou sempre que exista um tempo livre na aula: final de tarefas/ atividades, entre outros. Ademais, pretende-se instituir, no quotidiano das escolas, a atividade diária da leitura por prazer. Esta pode ter lugar a qualquer hora e em qualquer espaço e contexto escolar, formal ou não-formal: na sala de aula, na biblioteca, nos laboratórios, no refeitório, no ginásio, no pátio, … Não interessa onde se lê, mas que a todos seja dada a oportunidade de o fazer todos os dias, escolhendo para tal um texto da sua preferência. Os livros podem ser requisitados na Biblioteca Escolar ou trazidos de casa pelos alunos. O Referencial para a operacionalização da atividade “Livr’à Mão/ 10m a Ler” foi aprovado pelo Conselho Pedagógico, visando o envolvimento de todas as disciplinas curriculares.
Os alunos são também encorajados a elegeram os seus livros favoritos para recriar e interpretar noutra linguagem artística, visual e plástica, como expressão criativa da sua interação pessoal com o texto lido, bem como a apresentarem oralmente o seu livro favorito e a recriação 3D que dele fizeram.
VOU LEVAR-TE COMIGO! (público-alvo: secundário: 10.º ano)
Dinamização periódica de sessões de requisição domiciliária na biblioteca escolar, em articulação com os diretores de turma e com recurso a estratégias motivadoras. Esta medida foi implementada através da atividade “Book Speed Dating” , que emula um encontro romântico “às cegas” dos alunos com… livros, criando-se um ambiente propício na biblioteca escolar. Os livros para estes encontros dos alunos do 10.º ano são previamente escolhidos (em segredo!) por colegas mais velhos do 12.º ano. Trata-se de livros que os alunos mais velhos leram e gostaram e que, por isso, gostariam de dar a conhecer aos colegas mais novos.
A partir da rápida análise de vários elementos paratextuais e textuais do livro (capa, contracapa, sinopse, informação sobre o autor, frases iniciais, passagens,...) , cada aluno aprecia e atribui a cada livro entre 1 a 5 estrelas. Os livros “ 5 estrelas” são aqueles cujo conhecimento os alunos desejam aprofundar, i.e., ler.
Pode saber mais sobre este projeto, no Facebook das Bibliotecas Escolares do Agrupamento:
Maria Elisa Figueiredo
(Coordenadora das Bibliotecas Escolares)
