
Atalhos
![]() |
Político e poeta, nasceu em
|
|
|
![]() |
|
![]() |
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TONDELA TOMAZ RIBEIRO PARTILHA EXPERIÊNCIAS EM SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM FRANÇA
A Coordenadora dos projetos Erasmus+ do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro (AETTR), Rosa Fernandes, foi convidada a estar presente no Seminário Internacional subordinado ao tema “QUALITY EDUCATION AND WELL-BEING AT SCHOOL”: TOWARDS A SOLIDARY SCHOOL” que se realizou, de 13 a 16 de junho, no Institut des Hautes-Etudes de l’Education et de la Formation, em Poitiers, França.
Ao longo de 3 dias, representantes de 19 países europeus, juntamente com dirigentes da União Europeia, do Ministério da Educação Francesa, de Centros de Formação e outros especialistas, debateram sobre o bem-estar na escola como condição de sucesso para os alunos e professores. Foram abordados temas tais como a saúde na escola, o clima escolar, o combate à discriminação, a disciplina na sala de aula e a ligação com o sucesso académico, as instalações da escola e o lugar da criança/aluno na escola e na sala de aula, o desenvolvimento de competências psicossociais, a interculturalidade, a autonomia...
Partilharam-se experiências, práticas e políticas educativas sobre o tema. Conheceram-se projetos inspiradores.
A Coordenadora Erasmus+ do AETTR apresentou algumas das práticas relacionadas com o tema do bem-estar e a educação fora da sala de aula, desenvolvidas no agrupamento pelos professores participantes nos diferentes projetos Erasmus+, nomeadamente as iniciativas de formação “ENSINAR E APRENDER FORA DA CAIXA” e “ATIVIDADES NO MUSEU DO CARAMULO”, mas também atividades de educação através dos jogos, tema de um projeto ainda a decorrer nas escolas do agrupamento.
Houve também ocasião para uma visita ao Futuroscope, parque temático, cujas atrações são baseadas em suportes multimédia, técnicas cinematográficas, audiovisuais e robótica do futuro.
O seminário permitiu, deste modo, uma partilha experiências e metodologias educativas, com vista ao desenvolvimento de uma Escola cada vez mais solidária e de qualidade.
Efetivamente, o Programa Erasmus+ pressupõe que quando o ensino e a formação, bem como a aprendizagem informal e não formal, são inclusivos e de elevada qualidade, eles proporcionam aos jovens e aos participantes de todas as idades, as qualificações e aptidões necessárias para que participem de forma significativa na sociedade democrática, na compreensão intercultural e numa transição bem-sucedida para o mercado de trabalho.
Estabeleceram-se, por outro lado, contactos em rede com especialistas de outros países europeus suscetíveis da criação de futuros projetos.
![]() |
