
Atalhos
![]() |
Político e poeta, nasceu em
|
|
|
![]() |
|
AETTR recebe parceiros europeus da Hungria e de França
O Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro (AETTR) recebeu de 5 a 9 de junho de 2023, os seus parceiros da Hungria e da França, no âmbito do programa Erasmus+.
O projeto “Playful education-learning with games” envolve não só professores, como também alunos, dos 7 aos 14 anos de idade e visa, em primeira instância, motivar os alunos para as suas aprendizagens através do desenvolvimento de diversas atividades lúdicas, suscetíveis de mobilizar diferentes competências: científicas; sociais; físicas; entre outras. Pretende-se que os alunos entendam que aprender é essencial, mas que, através dos jogos, a aquisição de saber(es) pode ser facilitada e até divertida.
Para além do desenvolvimento de atividades várias relacionadas com jogos, tradicionais, mas também digitais, este projeto prevê concomitantemente intercâmbios e partilha de práticas com os países parceiros.
Coube ao AETTR, aos professores e alunos envolvidos neste projeto, a organização do primeiro intercâmbio.
Assim, no dia 5 de junho, na Escola Básica de Campo de Besteiros, realizou-se um jantar de boas-vindas, magnificamente confecionado pelas assistentes operacionais (D. Gina; D. Eugénia; D. Cristina e D. Edite), sob a supervisão da Professora Naír Balula.
A coordenadora dos projetos Erasmus+ , o diretor do AETTR, e a equipa do projeto deram as boas-vindas aos participantes estrangeiros, apresentando um pouco do nosso país, nosso território e nossas tradições. Apresentaram-se e agradeceu-se às famílias que amavelmente receberam, em suas casas, os alunos franceses e húngaros.
Os coordenadores húngaros e franceses tiveram também ocasião de dar a conhecer os seus países e as suas escolas à comunidade presente.
No dia 6 de junho, professores e alunos visitaram a Escola Secundária de Tondela. Aí foram recebidos no espaço da biblioteca, onde lhes foram apresentados, pela professora bibliotecária, Elisa Figueiredo, alguns dos projetos desenvolvidos.
No átrio, assistiram a uma performance teatral realizada pelos alunos, no âmbito da semana das artes.
Conheceram, de seguida, a estufa e as atividades aí desenvolvidas para a reflorestação dos nossos territórios, através da partilha do subdiretor do agrupamento Luís Costa.
Visitaram os laboratórios e outros espaços da escola.
Através de um passeio pedestre, foram conhecendo alguns monumentos de Tondela, apresentados pelo professor Jorge Humberto Gomes.
Foram recebidos na Câmara Municipal de Tondela pelo Sr. Vereador da Educação, João Carlos Figueiredo e pela sua equipa, que deu a conhecer um pouco do território de Tondela e das suas gentes, numa viagem através dos tempos.
Nessa tarde, visitaram a olaria Artantiga, onde os alunos e professores tiveram oportunidade de conhecer e de experimentar a criação de algumas peças em barro negro.
No dia 6 de junho, as atividades foram desenvolvidas na Escola de Campo de Besteiros.
Realizaram-se jogos pedagógicos no recreio da escola, orientados pelo professor José João Cardoso. Assistiu-se a uma aula de matemática com robôs para alunos do 1º ciclo, ministrada pela professora Paula Carvalho. Fizeram-se experiências diversas no âmbito da disciplina de físico-química, com o professor José João Cardoso. Assistiu-se a uma exposição de brinquedos de antigamente, elaborados pelos idosos do concelho, na biblioteca escolar.
Realçou-se a importância da preservação da natureza e dos oceanos, através da apresentação em inglês da aluna Melina Santos, que chamou a atenção para o imenso tempo que levam os plásticos, usados no nosso dia a dia, a degradar-se.
Depois, foi tempo de provar um delicioso bolo, confecionado pela professora Sofia Morgado, e um sumo de laranja de castelões, servido pelas assistentes operacionais da escola.
À tarde, alunos e professores tiveram ocasião de visitar o Museu Terras de Besteiros. Aí conheceram um pouco mais das nossas terras, nossas tradições e nossas gentes. Divertido foi aplicar os conhecimentos em jogos, no final da visita!
Na quarta-feira, dia 7 de junho, foi tempo de visitar o Caramulo. Em Jueus, os professores Luís Costa e o professor Salgado deram a conhecer o Centro de Observação da Natureza e das atividades do CEISCaramulo.
A subida ao Caramulinho ajudou a gastar algumas energias.
No regresso, a visita ao Museu do Caramulo era obrigatória. Aí os alunos foram convidados a desenvolver diferentes atividades em equipa, numa viagem de observação e descoberta do Museu. Mostrámos que estes espaços podem também ser aproveitados para explorações interativas e pedagógicas, muito motivadoras para os alunos.
Visitou-se a sede do CEISCaramulo, dando a conhecer as suas dinâmicas e as atividades da Oficina do Burel.
No dia, 8 de junho, a comitiva dirigiu-se a Aveiro, onde teve a oportunidade de desfrutar de um passeio de moliceiro. Seguiu-se um workshop sobre ovos moles. Que delícia ver os alunos a experimentarem as técnicas de confeção daqueles doces!
Seguiu-se uma visita à Costa Nova e depois, na praia de Barra, os mais corajosos foram a banhos!
No dia seguinte, as despedidas! Os abraços sentidos entre alunos, famílias e professores levam-nos acreditar na hospitalidade das nossas gentes e na importância destas partilhas internacionais.
Estão previstos mais dois intercâmbios, um em França, em outubro de 2023, e o último na Hungria, em maio de 2024.
Entretanto, alunos e professores vão desenvolvendo as atividades previstas no projeto “Playful education-learning with games”.
Agradecemos a todos quantos, ainda que não mencionados, disponibilizaram meios e tempo para a realização e sucesso deste intercâmbio!
![]() |
|
![]() |
![]() |
A coordenadora Erasmus+ do AETTR
Rosa Fernandes
