top
logo

 

Tomaz Ribeiro (1831-1901)

Político e poeta, nasceu em
Parada de Gonta, Tondela

 

 

 

 

Atividades do ano letivo 2017-2018
 

Olimpíadas da Matemática

Mais um ano escolar, mais umas Olimpíadas.

A primeira eliminatória decorreu no dia 8 de novembro. Os participantes, como verdadeiros matemáticos que são, estiveram concentradíssimos até ao final.

Voltamos com mais informações quando saírem os resultados.

A próxima eliminatória será a 10 de janeiro de 2018

 

 

 

 

Concurso "Histórias da Ajudaris"

A verdadeira Solidariedade começa
quando não se espera nada em troca.

(Antoine de Saint-Exupéry)

Foi com muita satisfação que a atual turma do 6.º C, no ano letivo anterior, colaborou com a IPSS – AJUDARIS. Sim, pois participou, com a criação de histórias, no concurso nacional “Histórias da Ajudaris17”. Este concurso existe desde 2015 e é da responsabilidade da AJUDARIS, que é uma associação particular de caráter social e humanitário, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome, a pobreza e a exclusão social.

Com a implementação do concurso, a Ajudaris tem procurado estimular a prática da cidadania e da solidariedade, aproximar os contextos Escola-Família e Comunidade, bem como impulsionar a rede de voluntariado na comunidade. Como produto final das “Histórias da Ajudaris17” foram criados livros, nos quais constam os trabalhos das escolas que foram selecionadas.

O nosso agrupamento foi um dos selecionados para fazer parte de um dos livros da Ajudaris, com o poema “Receita para uma Família Unida” (página 223 do livro), criado pela turma referida. Assim, não podíamos deixar de aceitar o convite para estarmos presentes na festa de lançamento das Histórias, no dia 28 de outubro, no Pavilhão Multiusos de Gondomar. A nossa deslocação foi totalmente comparticipada pela Câmara Municipal de Tondela, pelo que não podíamos deixar de aqui expressar o nosso sincero agradecimento.

O evento juntou centenas de crianças, professores e encarregados de educação de todo o País, numa rede de afetos que já uniu mais de 40 mil pessoas, entre jovens autores, docentes e ilustradores, além dos parceiros solidários e voluntários. Na nona edição das “Histórias da Ajudaris”, em 2017, foram publicados cinco livros dedicados à Família. Maria João Carreira e Rui Ramos apresentaram um espetáculo feito de diversas atuações, para além do palhaço Batatolas e da participação especial de Fernando Rocha, Ana Viriato, António Mota e Mário Augusto.

Importa ainda destacar que nos disponibilizámos para vender os livros, como forma de continuar a colaborar com esta instituição, e que se encontram nas Bibliotecas da Escola Secundária de Tondela e na da EB do Caramulo. O preço, por cada unidade, é de 5€.

 

Viagem à Finlândia - Projeto Erasmus+

De 2 a 6 de outubro, alunos e professores da Escola Secundária de Tondela - Agrupamento Tomaz Ribeiro, participaram em Kalvia, Finlândia, num encontro internacional do projeto Get Moving sobre o tema Design e Sustentabilidade.

O design na perspectiva da sustentabilidade é considerado um dos principais desafios do futuro e um dos temas do projeto. Esta perspetiva mais abrangente do design, que valoriza o comportamento e cultura humanos como aspectos essenciais na definição de ambientes mais sustentáveis, foi bem visível no dia-a-dia dos finlandeses. Inúmeros exemplos mostraram a importância que atribuem ao design nesta perspetiva, seja nas suas opções individuais, seja nos seus projetos comunitários como por exemplo, na escola - uma escola recém-construída de 8 milhões de euros, em cujo desenho os professores participaram ativamente para o ajustar às suas necessidades específicas - ou nas refeições escolares, reorganizadas para evitar alguns desperdícios, por sugestão dos alunos através do Conselho Municipal da Juventude local.

Ao longo da semana em que o encontro decorreu, os alunos e professores participantes puderam ainda contactar de perto com a realidade educativa da Finlândia, apontada quase consensualmente como um exemplo a seguir, assistindo a aulas e participando em diversas atividades.

O projecto Get Moving, um projecto Erasmus+ dedicado à participação e empreendedorismo social dos jovens, é coordenado internacionalmente por uma equipa de professores de Tondela e envolve 5 outras escolas da Eslovénia, Espanha, Finlândia, Polónia e Letónia. Decorre de setembro de 2016 a dezembro de 2018 e culminará com um encontro final na nossa cidade.

Ver mais fotos

 

Entrega de diplomas

A cerimónia de entrega de diplomas aos alunos que concluíram o ensino secundário realizou-se no dia 6 de outubro de 2017.

Ver fotos

 


bottom

Powered by Joomla!. Design by: themza joomla 2.5 themes  Valid XHTML and CSS.