top
logo

 

Tomaz Ribeiro (1831-1901)

Político e poeta, nasceu em
Parada de Gonta, Tondela

 

 

 

 

Atividades do ano letivo 2016-2017
 

Caminhada com pinceladas de História

No dia 14 de Junho, numa iniciativa da Associação de Pais da Escola Secundária de Tondela (APEEE3ST), que contou com o apoio da direção da Escola, dos docentes, dos alunos do 8.º ano de escolaridade e do Município de Tondela, na pessoa do Dr. Hélder Abraços, realizou-se, pelas ruas da nossa cidade, uma “Caminhada com pinceladas de história”...

Pretendeu-se, com esta atividade, dar a conhecer aos nossos estudantes-participantes um pouco mais sobre a nossa cidade, enriquecendo os seus conhecimentos com apontamentos e informações históricas sobre os vários edifícios e monumentos da cidade de Tondela que, pela sua arquitetura, importância histórica ou dimensão cultural, merecem essa relevância.

Esta abordagem realizou-se ao longo de um agradável passeio pela cidade, sendo que, para além da oportunidade de aprendizagem, este foi também um momento em que se proporcionou, aos alunos e demais participantes, momentos de agradável convívio e partilha.

A Associação de Pais da Escola Secundária agradece, pois, a todos quantos permitiram a realização desta iniciativa e contribuíram para o sucesso da mesma. De um modo particular, ao Dr. Hélder Abraços que, com os seus amplos conhecimentos, muito dignificou e prestigiou esta “Caminhada com pinceladas de História”.

 

Projeto GetMoving e revista Vírgula

No dia 9 de junho apresentámos publicamente a nossa revista Vírgula. Esta revista é um dos produtos do projeto GetMoving, um projeto Erasmus+ sobre a participação e desenvolvimento de capital social entre os jovens.

Os mais novos são os principais destinatários das decisões que agora tomamos. Por isso, deve ser reconhecido o seu direito a participar e a influenciar essas decisões, em particular, a nível local.

Para além desse reconhecimento é necessário criar os meios e oportunidades para que sua participação se concretize. Esse é um dos objetivos desta revista.

Endereços de website do projeto:

Projeto GetMoving
Revista Vírgula
Revista Vírgula no Facebook

 

Exposição sobre plantas da Serra do Caramulo

A partir do dia 16 de junho, a Escola Básica do Caramulo promove uma exposição fotográfica sobre as plantas autóctones da serra do Caramulo, atividade integrada no programa da 11.ª Semana Gastronómica do Cabrito. A exposição será inaugurada pelas 12:30 horas, no edifício do Turismo do Caramulo.

Esta exposição foi elaborada no âmbito do projeto “Preservar para a biodiversidade aumentar“, premiado no concurso de ideias da 14.ª edição “Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho e do projeto “Renascer das Cinzas” do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro. Envolveu os alunos da escola básica do Caramulo e contou com a parceria do CEISCaramulo.

As espécies representadas constam do catálogo florístico que integra a tese de doutoramento do Dr. Pedro Ribeiro, “Caracterização da flora vascular e do padrão e dinâmica da paisagem na serra do Caramulo. Análise do estado de conservação de taxa prioritários”, apresentada, em 2006, à Universidade de Coimbra. Esta tese constituiu um levantamento exaustivo da flora da serra do Caramulo, sendo atualmente o trabalho mais completo sobre o assunto.

A exposição pretende ser um contributo para o conhecimento da flora da serra do Caramulo e um alerta para a necessidade da proteção e conservação do património natural deste território.

 

Dia nacional da gastronomia

No dia 27 de maio, Tondela festejou o dia nacional da gastronomia e o Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro marcou presença no evento com duas experiências gastronómicas: a “Cabrilheira” e os “Bolinhos do Caramulo”.

A “Cabrilheira” é um produto que foi criado pela professora e chefe de cozinha Emília Almeida, a professora Nair Chaves e as alunas do Curso Profissional de Técnico de Receção. O objetivo principal deste projeto é valorizar os produtos endógenos da região do Caramulo, dar-lhe novas utilizações, criar produtos de qualidade com mais-valia turística e comercial para a região. Depois de analisadas algumas possibilidades, destacou-se a “Cabrilheira”, um enchido de cabrito do Caramulo.

Os “Bolinhos do Caramulo” são confeccionados com produtos caraterísticos da nossa região, como o mel do Caramulo, a laranja de Besteiros, a farinha de castanha e de bolota, as amoras silvestres e o mirtilo. A ideia e a receita surgiram no âmbito do projeto “Preservar para a biodiversidade aumentar”, premiado no concurso de ideias “Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho. Este projeto foi desenvolvido pelos alunos do 2.º CEB da Escola Básica do Caramulo. Tem como principal objetivo contribuir para o conhecimento e preservação das plantas autóctones da serra do Caramulo, em risco de extinção. A participação nesta iniciativa do Município de Tondela, com a criação de uma receita original, resultado de vários testes, foi uma das formas encontradas para chamar à atenção da utilidade e importância das plantas autóctones e envolver a população no projeto desenvolvido.

 

Jogo do 24

Como vem sendo hábito no nosso agrupamento, realizou-se também este ano o campeonato do “Jogo do 24”. Depois de serem selecionados os alunos representantes de cada turma, realizou-se, no dia 2 de maio na Escola Básica do Caramulo e na Escola Secundária de Tondela e no dia 9 do mesmo mês na Escola Básica n.º2 do Campo de Besteiros, a final deste campeonato para os peritos em cálculo mental.

O jogo consiste em operar quatro números de uma carta, como as que se veem na imagem, por forma a obter o resultado 24. Foram muitos os alunos a exercitar a mente em todas as escolas do nosso agrupamento. Destacamos os vencedores, por ano de escolaridade, em cada escola:

Caramulo: Francisca Santos (5.º C), Daniela Ferreira (6.º E), Gheorghe Solovastbu (7.º L), Marcos Fontes (8.º I) e Francisca Soares (9.º J);

Campo de Besteiros: César Carvalho (5.º A), João Pedro Teles (6.º A), Raquel Santos (7.º I), Fábio Soares (8.º F) e Sara Inácio (9.º G);

Tondela: Rodrigo Figueiredo (7.º C), João Pires (8.º A) e João Araújo (9.º B).

 

Projeto + contigo

No dia 19 de maio, os alunos do 8.º ano da Escola Básica do Caramulo comemoraram o Dia + contigo. Este projeto foi desenvolvido nas aulas de apoio à direção de turma, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Tondela.

Como forma de assinalar o dia, os alunos organizaram e prepararam atividades que foram apresentadas à comunidade escolar a partir das 16.00h. Também, nas aulas de educação visual, os alunos elaboraram cartazes com slogans sugestivos e motivadores.

As atividades apresentadas foram as seguintes:
- Alguns sketches preparados no clube de inglês, que consistiram em dramatizações de anedotas e situações cómicas.
- Danças - os alunos apresentaram duas danças com a ajuda da professora Margarida Morais: “Bicicleta” e “Despacito”.
- Canções – a aluna Denise Cardoso, do 8.º H, fez uma adaptação da letra da música "Anzol" e os alunos prepararam a canção "Tu mereces muito mais".
- Workshop de projeção de voz, dinamizado pelo professor Nuno Café.

Foi um fim de tarde divertido e bastante enriquecedor.

 

Canguru Matemático

161 alunos de todo o Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro participaram nas provas do Canguru Matemático, uma atividade organizada pela sociedade Portuguesa de Matemática.

Os resultados da participação dos alunos podem ser vistos a partir deste documento.

 

 

 

 

 

 

Teatro em alemão

No âmbito do Projeto Escolas Piloto de Alemão, um grupo de alunas representou a nossa escola no Festival de Teatro Escolar em Alemão, que decorreu em Almada, entre os dias 3 e 6 de maio.

Foi representada a peça “Der Nachbar” (o vizinho), subordinada ao tema “Andere” (outro).

Ver vídeo geral

Ver vídeo com a peça da EST

 

 

 

 

Dia do 9.º ano

No dia 03 de abril, a escola sede acolheu os alunos do 9.º ano das escolas do Caramulo e Campo de Besteiros para apresentar, juntamente com os alunos de Tondela, as dinâmicas e as ofertas formativas da Escola Secundária de Tondela (EST). Na ACERT, os vários departamentos, com ajuda dos alunos do secundário, a associação de estudantes, os coordenadores dos diretores de turma e a psicóloga do agrupamento, apresentaram os projetos e clubes, bem como as várias possibilidades de percurso para o 10.º ano, com o intuito de ajudar os alunos do 9.º ano a tomarem decisões para o próximo ano.

Depois de um lanche reconfortante e muito bem servido pelos alunos do curso profissional de receção, o pavilhão municipal foi palco de disputado concurso de aerodinâmica – “Lançamento de aviões de papel”.

Após o almoço, os grupos de alunos entretanto constituídos foram conduzidos pela associação de estudantes aos vários espaços e exposições relativos às várias disciplinas do currículo, bem como à biblioteca escolar e aos Jogos Desportivos de Tondela. A tarde terminou com a atuação do clube de dança e com música e animação dinamizada pela associação de estudantes.

Depois do jantar servido na cantina, com a ajuda e colaboração das associações de pais e encarregados de educação, o sarau na ACERT completou o dia. Foi apresentada uma curta peça de teatro, “Convenção de Lanzarote”, pelos alunos do 12.º ano de Educação Moral e Religiosa Católica. Seguiu-se um quizz entre alunos e professores, que foi apresentado pela presidente da associação de estudantes e pelo diretor do agrupamento. O sarau terminou com um concerto musical com alunas da EST.

 

Campeonato de Jogos Matemáticos

Realizou-se o 13.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (CNJM), uma competição onde são disputados vários jogos em quatro categorias correspondentes aos três ciclos do ensino básico (1.º, 2.º e 3.º) e ao ensino secundário. Explorando a Matemática de uma forma lúdica, estes jogos despertam o entusiasmo de vários alunos, incentivam e desenvolvem o gosto pela Matemática, recorrendo à habilidade, à capacidade de concentração e à imaginação dos nossos jogadores.

Este ano coube à cidade de Guimarães receber os vários alunos de todo o país. Claro que, mais uma vez, foi com muito prazer que o nosso agrupamento participou neste campeonato. Centenas de alunos do nosso agrupamento, nas várias escolas, disputaram o primeiro lugar em cada categoria para poderem subir até à cidade-berço.

Os alunos apurados nesta eliminatória foram os seguintes:

1.º Ciclo  
Semáforo Gabriel Pereira (3.º ano, S. João do Monte)
Tomás Duarte (4.º ano, Campo de Besteiros)
Gatos e Cães Rodrigo Santos (4.º ano, Guardão)
Bruno Wu-Zhu (4.º ano, Campo de Besteiros)
Rastros Leonardo Ferreira (4.º ano, Guardão)
Pedro Fonseca (4.º ano, Campo de Besteiros)
2.º Ciclo  
Gatos e Cães Leandro Domingues (6.º D, Caramulo)
João Pedro Teles (6.º A, Campo de Besteiros)
Avanço Miguel Pereira (6.º E, Caramulo)
Alexandre Loureiro (6.º A, Campo de Besteiros)
Rastros Diogo Rodrigues (6.º E, Caramulo)
Ana Rita Rodrigues (6.º B, Campo de Besteiros)
3.º Ciclo  
Produto Henrique Pereira (8.º H, Caramulo)
Rafael Ferreira ( 9.º H, Campo de Besteiros )
João Barbosa (8.º D, Tondela)
Rastros João Duarte (9.º I, Caramulo)
Simão Martins (8.º E, Campo de Besteiros)
João Costa (8.º D, Tondela)
Avanço Rúben Miranda (9.º J, Caramulo)
Lukas Cardoso (8.º F, Campo de Besteiros)
André Coimbra (8.º B, Tondela)
Secundário  
Avanço Diogo Francisco (10.º B)
Produto Diogo Ribeiro (12.º B)
Flume Daniel Fontes (12.º B)

 

No dia 24 de março, os nossos alunos acordaram com muito frio, mas conseguiram aquecer a cidade de Guimarães e trazer umas posições carinhosas em várias categorias:

  • Alexandre Loureiro ( 6.º A, EB2,3 Campo Besteiros) - Avanço - 5.º lugar
  • Rafael Ferreira ( 9.º H, EB2,3 Campo de Besteiros) - Produto - 8.º lugar
  • João Costa (8.º D, ES Tondela) - Rastros - 13.º lugar
  • Rúben Miranda (9.º J, EB2,3 Caramulo - Avanço - 5.º lugar

Parabéns aos nossos campeões por este bom desempenho!

 

 

 

Caminhada

No último dia do segundo período realizaram-se diversas atividades do "Dia da Educação Física".

A seguir ao almoço,  alunos, professores e restante pessoal de todo o agrupamento participaram na habitual caminhada anual, que proporcionou salutares momentos de convívio e sensibilizou para os benefícios da prática regular de atiividade física.

Este ano a caminhada foi feita num percurso de cerca de 6 km junto às povoações do Carvalhal e Ermida.

 

 

 

Orçamento Participativo das Escolas

O Orçamento Participativo das escolas permite que os alunos participem no desenvolvimento de um projeto, de acordo com as suas preferências, necessidades e vontades, que contribua para a melhoria da sua escola. Esta atividade pretende fomentar o espírito de participação e de cidadania e valorizar a opinião dos estudantes em decisões que os afetam diretamente.

A planificação do processo no AETTR pode ser vista neste documento.

No ano letivo 2016-2017 os alunos apresentaram os seguintes seis projetos: Caramulo | Campo de Besteiros | Tondela A | Tondela B | Tondela C | Tondela D

A escolha, feita por votação dos alunos, decorreu no dia 24-03-2017, tendo sido obtidos os seguintes resultados:

- Projeto da EB Caramulo
- Projeto da EB Campo de Besteiros
- Projetos da ES Tondela

 

Oui, on parle français!

Pelo oitavo ano consecutivo, mais duas alunas do nosso agrupamento, oriundas desta feita da Escola Básica do Caramulo, Francisca Teixo e Joana Martins, obtiveram o diploma de língua francesa DELF SCOLAIRE, nível A1.

Este diploma é reconhecido no âmbito do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, tendo uma validade vitalícia e um reconhecimento internacional, como se pode atestar no texto oficial do CIEP, organismo oficial responsável pela sua emissão. Este projeto de certificação conta com a colaboração dos Ministérios da Educação Português e Francês, constituindo uma mais-valia para o currículo escolar dos nossos alunos.

A aluna Joana Arede Martins, que frequentou a Escola Básica do Caramulo durante o ano letivo de 2015/2016, foi premiada pela APPF, por ter obtido o melhor resultado ex aequo no DELF SCOLAIRE A1 de 2016, a nível nacional, pelo que foi premiada com uma inscrição gratuita para o DELF SCOLAIRE A2, 2016/2017. A aluna, que está a frequentar o 10.º ano na Escola Secundária de Tondela, já manifestou interesse em inscrever-se no referido exame.

 

Recolha de material vegetal de plantas autóctones

No dia 22 de fevereiro, os alunos do curso vocacional da Escola Secundária de Tondela, no âmbito da disciplina de jardinagem, deslocaram-se à serra do Caramulo com o intuito de recolherem material vegetal para os ensaios de multiplicação de espécies autóctones por estacaria com estacas lenhosas. As espécies recolhidas foram, essencialmente, Pilriteiro (Crataegus monogyna); Azevinho (Ilex aquifolium L.); Abrunheiro bravo (Prunus spinosa); Rododendro (Rhododendron ponticum); Loendro (Nerium oleander) e Loureiro (Laurus nobilis L.).

Esta atividade consta do plano de atividades do projeto “Renascer das Cinzas”, distinguido com o Prémio Escolar Montepio 2013, que tem como objetivo produzir plantas autóctones no germinador instalado na Escola Secundária de Tondela. As plantas produzidas serão utilizadas nas campanhas de reflorestação com o intuito de promover a recuperação de espécies e ecossistemas ameaçados pelos incêndios da Serra do Caramulo. Serão ainda utilizadas nos jardins da escola.

Agradecemos toda a colaboração dispensada pela Câmara Municipal de Tondela no transporte dos alunos e professores.

 

Dia Mundial do Holocausto/Shoah

Com o intuito de assinalar o 72.º aniversário da libertação de Auschwitz e de homenagear as suas vítimas, a Escola Básica do Caramulo quis relembrar este evento histórico com uma exposição intitulada “Arte do Holocausto”.

As obras de arte expostas, da coleção Yad Vashem, foram feitas por prisioneiros judeus de campos de trabalho, guetos e campos de concentração. Estas obras atestam o poder da arte e a resiliência humana diante da miséria e da morte, sendo um intransigente ato de desafio.

Esta exibição foi organizada numa parceria entre a Biblioteca Escolar e a disciplina de História. 

 

Concurso Literacia 3D - Matemática

A aluna Daniela Gonçalves Ferreira, do 6.º ano, turma E, da Escola Básica do Caramulo, passou à segunda fase do concurso Literacia 3D Matemática – o desafio pelo conhecimento, dinamizado pela Porto Editora. A segunda fase decorrerá de 6 a 10 de março a nível distrital.

Testemunho da aluna:
Participar no concurso Literacia 3D foi uma experiência diferente, pois fiz um teste virtual, que foi, para mim, uma novidade. Estive completamente à vontade e relaxada. O mais importante foi ler bem e ter atenção aos pormenores e... resolver!

 

Ciência na escola - Projetos premiados

A Fundação Ilídio Pinho lançou a 14.ª Edição do Projeto “Ciência na Escola”. Este prémio visa estimular o interesse de todos os alunos, da Educação Pré-Escolar, do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário, pelas ciências e áreas tecnológicas, através do apoio a projetos inovadores.

O nosso agrupamento viu distinguidos três projetos, na 1.ª fase - concurso de ideias. O projeto com o título “Clube Ciência para Todos” que concorre ao 5.º escalão (secundário) é coordenado pela professora Olga Duarte com alunos da Escola Secundária de Tondela. Pretende desenvolver um espaço de ciência e tecnologia, destinado à comunidade de Tondela e, principalmente, para a dinamização de atividades cientifico-didáticas com crianças e adultos com necessidades educativas especiais.

O projeto com o título “Urtigas em substituição de produtos fitofarmacêuticos” concorre ao 4.º escalão (3.º ciclo) e é coordenado pelo professor João Costa. É desenvolvido pelos alunos do CEF de Operador de Sistemas de Tratamento de Águas da Escola Secundária de Tondela e pretende avaliar a viabilidade da utilização de urtigas em substituição de produtos fitofarmacêuticos para o combate de pragas em hortícolas, fruteiras e plantas ornamentais. Pretende também determinar o tipo de solos e condições mais adequadas ao desenvolvimento da urtiga, recuperar terrenos abandonados e estabelecer parcerias para comercialização da planta ou subprodutos da urtiga.

O projeto com o título “Preservar para a biodiversidade aumentar”, concorre ao 3.º escalão (2.º ciclo) e é coordenado pelo professor Luís Costa. É desenvolvido com os alunos da Escola Básica do Caramulo, em parceria com o Projeto “Renascer das Cinzas”, e pretende contribuir para propagação de plantas da serra do Caramulo ameaçadas de extinção, procedendo ao repovoamento de territórios outrora ricos nestas espécies. O narciso, o azevinho, o teixo e também o carvalho e o sobreiro são as espécies escolhidas para proceder à recuperação das comunidades ainda existentes, recorrendo à reprodução em estufa e posterior devolução/replantação aos/nos ecossistemas de origem.

Nesta fase do concurso o agrupamento recebeu 1400 euros para a implementação dos projetos referidos e passa à fase seguinte.

 

Postais de Natal

Os alunos do CEF-OI elaboraram um conjunto de postais de Natal.

 

Exposição sobre a terceira invasão francesa

Esteve patente, no átrio da Biblioteca da Escola Básica do Caramulo, uma mostra alusiva à Guerra Peninsular na região centro, numa parceria entre a Biblioteca Escolar e a disciplina de História. A exposição, denominada “O Bicentenário da III Invasão Francesa na Beira Alta (1810-11)”, decorreu entre os dias 21 de novembro e 16 de dezembro e reuniu cerca de 30 ilustrações fac-simile da época.

A exposição explanou a 3ª Invasão pelo marechal André Massena, comandando um exército que entra pela Beira Alta, ocupando Almeida, Mangualde, Guarda, Viseu, Tondela, Santa Comba Dão e Mortágua, mas que é parado pelas forças anglo-lusas no Buçaco.

Estas ilustrações, para além de referenciarem o percurso espacial e temporal do invasor, divulgaram informações sobre os principais protagonistas, testemunhando um momento trágico da história da região e do país devido às deslocações em massa de populações, pilhagens sistemáticas, destruições, perdas humanas e atrocidades praticadas por ambos os lados do conflito.
 

Melhor aluna de Alemão em 2015/2016

A aluna Ana Rita Ferreira, da turma D. do 11.º ano, foi a premiada este ano com um prémio atribuído pelo Instituto Alemão em Lisboa, Goethe-Institut Lissabon, por ter tido a melhor classificação à disciplina de Alemão no último ano letivo.

Na seleção dos alunos para a atribuição deste prémio não são consideradas as classificações daqueles com conhecimentos prévios da língua alemã.

 

 

 

 

Magusto da Associação de Pais

No dia 13 de novembro, a Associação de Pais da Escola Secundária de Tondela realizou mais um magusto que contou com a participação de um número significativo de elementos da nossa comunidade educativa.

Foi uma tarde muito bem passada, onde o sol também não faltou, e em que pais, alunos, professores e direção da Escola estiveram presentes, num ambiente descontraído, de ameno convívio e partilha, onde não faltaram as castanhas e a jeropiga, como manda a tradição. São estes momentos de convívio informal que contribuem para reforçar os laços de partilha e co-responsabilidade perante a Escola, que é o local onde os nossos filhos passam grande parte do seu tempo, onde aprendem e onde se pretende que sejam formados para serem cidadãos responsáveis amanhã.

A tarefa da escola não começou nem acabará connosco, mas cabe-nos a nós contribuir com o nosso melhor para a continuidade deste processo, de modo a que a escola seja cada vez mais um espaço de Todos para Todos!

 

Dia da floresta autóctone (23/11/2016)

O Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro comemora o dia da floresta autóctone com uma ação de plantação em São João do Monte. Vão ser plantadas as plantas autóctones (carvalhos, sobreiros e sabugueiros) produzidas no germinador da Escola Secundária de Tondela, a partir de sementes recolhidas pelos alunos do agrupamento no ano letivo anterior.

Esta atividade decorre no âmbito do projeto “Renascer das Cinzas” e do “Clube da Floresta” e da disciplina de Jardinagem do curso vocacional, envolve alunos da escola secundária e das escolas básicas de Campo de Besteiros, Caramulo e São João do Monte. Conta com a parceria da Câmara Municipal de Tondela, das Juntas de Freguesia do Guardão e São João do Monte, da “Quercus”, da ACDR de São João do Monte e do CEISCaramulo.

No dia 27/11 a plantação continua aberta a toda a comunidade - Apareça e colabore na reflorestação da Serra do Caramulo.

Ver cartaz

 

Intercâmbio com a Escola Básica e Secundária de Nordeste, S. Miguel, Açores

Integrada no Projeto Ler+ Mar, a turma do 6.º ano de escolaridade da Escola Básica de Campo de Besteiros realizou, entre os dias 25 e 30 de Outubro, uma visita de estudo à Escola Básica e Secundária de Nordeste, ilha de S. Miguel, Açores.

Durante a visita de estudo os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o espaço da escola e conviver com os alunos com os quais está a ser implementado o intercâmbio. Foi igualmente possível conhecer grande parte da ilha de S. Miguel. Dos locais e espaços visitados, devem ser realçados os seguintes, no concelho do Nordeste: Farol do Arnel, Ribeira dos Caldeirões, Vista da Baleia, Salto do Cavalo, Miradouro da Ponta da Madrugada e da Pedra dos Estorninhos, Ribeira do Guilherme e piscinas naturais do Nordeste. A Lagoa das Sete Cidades, o Parque Terra Nostra e a Poça de Dona Beija foram igualmente visitados. Para além destes espaços, foi possível conhecer a Biblioteca Pública e Arquivo Municipal de Ponta Delgada, a ExpoLab – Centro de ciência Viva (Ponta Delgada) o OMIC – Observatório Microbiano dos Açores e a fábrica de produção de chá da Gorreana. Nestes espaços os alunos realizaram experiências, fizeram observações no microscópio, beberam sumo natural com água gaseificada das furnas e analisaram formas de determinar o ADN. Foram investigadores à semelhança da série CSI e tiveram a possibilidade de conhecer o processo de produção e embalamento de chá, na Gorreana.

Os alunos e professores foram igualmente recebidos pelo senhor presidente da Câmara Municipal de Nordeste, o que muito nos honrou. De realçar que esta iniciativa não teria sido possível sem o extraordinário apoio das câmaras municipais de Tondela e de Nordeste, da Junta de Freguesia de Campo de Besteiros e da EBS de Nordeste. Um agradecimento muito especial à Dr.ª Raquel Seabra (CMT), Dr.ª Rita Aragão (CMN) e ao professor Nuno Amaral (presidente do Conselho Executivo da EBS de Nordeste) pela dedicação e esforços no sentido de satisfazerem todos os pedidos por nós feitos, desde transportes, alojamento, locais a visitar e refeições para todos.

Agradecemos igualmente, de forma muito reconhecida, o apoio incansável dado por parte dos encarregados de educação dos alunos da turma que, ao longo de todo o ano letivo passado e no início deste, tudo fizeram para que fosse possível realizar esta atividade com sucesso. Esperamos que esta ligação criada ao longo do tempo não se quebre.

Resta apenas referir que todos os professores do conselho de turma estiveram envolvidos, sendo redundante referir qualquer agradecimento. No entanto, apenas foram privilegiados na deslocação com os alunos os professores Ana Paula Alves (DT), Luís Café (PB e Projeto Ler+ Mar), Isaura Matos (Português) e António Costa (CE).

 

Entrega de diplomas

A cerimónia de entrega de diplomas aos alunos que concluíram o ensino secundário realizou-se no dia 7 de outubro de 2016.

Como vem sendo hábito nos últimos anos, a cerimónia incluiu um pequeno espetáculo musical. Este ano pudemos apreciar a exibição de um grupo de alunos do Clube de Música da EB de Campo de Besteiros, orientados pelo professor José Carlos Cravo.

Ver fotos

 


bottom

Powered by Joomla!. Design by: themza joomla 2.5 themes  Valid XHTML and CSS.