top
logo

 

Tomaz Ribeiro (1831-1901)

Político e poeta, nasceu em
Parada de Gonta, Tondela

 


 

Selo Escola Saudável 2
 

 


 


 


 

 

Atividades do ano letivo 2019-2020

Projeto Devolver à Terra

A Escola Secundária de Tondela e a EB de Campo de Besteiros concorreram ao concurso “Devolver à Terra – Projetos de compostagem em meio escolar”, apresentado pela ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável) e a SILVEX - Indústria de Plásticos e Papéis, S.A., e foram selecionadas.

O projeto “Devolver à Terra” irá permitir às 100 escolas de Portugal continental selecionadas efetuarem a compostagem dos seus resíduos orgânicos, sendo-lhes para esse efeito disponibilizado todo o apoio técnico necessário, assim como recipientes, compostores e sacos compostáveis com certificação “Ok HomeCompost”, fabricados em Portugal pela SILVEX.

A iniciativa, que tem uma duração prevista de três anos letivos, tem como objetivo incentivar boas práticas ecológicas entre os mais novos, nomeadamente na aprendizagem da valorização de resíduos orgânicos e na sua transformação em composto de qualidade, estando previsto que, no final, sejam premiadas as três escolas que apresentem o melhor desempenho.

O projeto tem arranque previsto para o 2.º período do corrente ano letivo e será implementado pelos alunos e professores do “Clube Ciência Viva na Escola”, no âmbito do Clube Ciência e Ambiente do AETTR. Este projeto permitirá cumprir o objetivo de valorizar os resíduos orgânicos da cantina e do bar destas duas escolas, através da compostagem, para produção de substrato nutritivo a ser utilizado no germinador da Escola Secundária de Tondela, bem como em hortas escolares existentes nos recintos escolares das escolas do nosso agrupamento. Esta atividade insere-se nas diretrizes do projeto educativo do nosso agrupamento que pretende formação de cidadãos informados e comprometidos com práticas de desenvolvimento sustentável.

 

Olimpíadas Portuguesas da Matemática – 2ª eliminatória

No dia 8 de janeiro, a Escola Secundária de Tondela foi a anfitriã da 2.ª eliminatória das Olimpíadas. Recebemos uma aluna da escola básica do Caramulo, dois alunos da escola básica do Campo de Besteiros, dois alunos da escola secundária de Molelos, um aluno da escola básica Carlos Mota Pinto (Lageosa), um aluno da escola Profissional de Tondela e três alunos da EST.
Parabéns a todos!

Votos de bons resultados, e esperemos que algum aluno do nosso concelho vá à Final Nacional que irá decorrer de 26 a 29 de Março nas Caldas da Rainha.

 

Plantação em Molelinhos

Os alunos do Clube Ciência e Ambiente, em articulação com a Junta de Freguesia de Molelos, na pessoa do seu presidente Sr. Eng.º José António Dias, procederam à plantação de 210 árvores das espécies Quercus robur, Castanea sativa e Fraxinus excelsior, nos terrenos baldios de Molelinhos, Lugar da Mata. Esta atividade decorreu no dia 10 de dezembro, estando envolvidos 12 alunos, 4 professores e o presidente da Junta. A Câmara Municipal de Tondela disponibilizou o transporte para a deslocação dos alunos.

A atividade decorreu como previsto. O tempo ajudou e o objetivo foi cumprido. Esta atividade insere-se no projeto “Renascer das cinzas” que pretende ajudar a reflorestar as zonas ardidas. Foi uma tarde bem passada e os alunos, que na sua maior parte nunca tinham plantado árvores, adquiriram mais esta competência.

A todos os envolvidos nesta ação de cidadania, o ambiente agradece.

 

Laços de leitura, música e ternura

No dia 17 dezembro, alunos e professores da Escola Secundária de Tondela tocaram e cantaram um repertório de poesia e música de Natal para os utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Tondela e receberam os aplausos e a sabedoria dos mais velhos, que partilharam também o seu riquíssimo repertório de tradições natalícias dos tempos em que eles próprios foram crianças. Nesses tempos, o Natal era vivido de forma diferente, com pouca abundância material, mas com uma riqueza espiritual que, nos tempos atuais, se tende a escoar entre o stress das compras e o ofuscamento das luzes e dos enfeites.

Esta é a segunda visita dos jovens do Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro aos lares do concelho, tendo a primeira ocorrido em outubro, ao Lar da Terceira Idade do Caramulo, pelos alunos da Escola Básica do Caramulo. Com este projeto, denominado “Laços de leitura, música e ternura”, as bibliotecas escolares do agrupamento pretendem estimular o encontro entre diferentes gerações, aliando o conhecimento aos afetos, num contexto de partilha e de diálogo intergeracional.
 

Viagem ao espaço na Escola Básica do Caramulo

Durante a tarde do dia 3 de dezembro, os alunos dos 3.º, 4.º, 5.º e 7.º anos da Escola Básica do Caramulo tiveram a possibilidade de “viajar” no espaço, visitando a estação orbital internacional e observando variadíssimos elementos do nosso sistema solar.

Esta experiência foi proporcionada pelo planetário dinamizado pelo professor de Físico-Química do nosso agrupamento, José João, em parceria com o Clube Ciência na Escola e o projeto Laboratórios Vivos do PNPSE/CIM/CMT.

Os alunos, participando em sessões de 45 minutos, colocaram muitíssimas questões e aumentaram a curiosidade e o conhecimento sobre temáticas relacionadas com o universo.

O planetário já passou pelas escolas de Campo de Besteiros e passará também pela Escola Secundária de Tondela.

 

Bolsas da Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo

A Confraria do Cabrito e da Serra do Caramulo (CCSC) tem por missão promover o território da Serra do Caramulo, os seus usos e costumes, tradições, nomeadamente gastronómicas, e as suas gentes. E, porque os alunos de hoje são cidadãos em formação, que deverá ser sólida e abrangente para que possam ser também os futuros promotores desta missão, estabeleceu a CCSC parceria com o Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro com o intuito de premiar os alunos do 9.º ano que se distinguem dos demais pelo seu exemplo académico e de cidadãos empenhados na vida da sua comunidade.

Este prémio pretende ser um reconhecimento do esforço, trabalho e mérito dos alunos, bem como um incentivo e ajuda ao prosseguimento de estudos e à formação. Assim, foi atribuído, na forma de bolsa de estudo, a três alunos da Escola Básica do Caramulo que terminaram o 9.º ano de escolaridade com sucesso em 2018/2019 e que iniciaram os estudos no 10.º ano de escolaridade, ou equivalente, em 2019/2020.

As bolsas, que correspondem a 3 prémios monetários, foram entreguem no dia 7 de dezembro, aquando do XIV Capítulo da Confraria, que se realizou na freguesia do Guardão.

 

Amigos do ambiente

Cerca de duas dezenas de alunos que frequentam o 12.º ano da Escola Secundária de Tondela levaram a cabo, na manhã do dia 14 de novembro, uma ação de limpeza neste estabelecimento de ensino. De acordo com os alunos envolvidos, tratou-se de uma ação que, para além de limpar o recinto da escola, serviu também para sensibilizar os colegas e restante comunidade escolar, de forma a que sejam diariamente mais amigos do ambiente.

Intitulado “Tondela + Limpa”, este projeto contou com a colaboração do Clube Ciência Viva, que disponibilizou os materiais de limpeza, nomeadamente luvas, sacos plásticos e batas. “Deparámo-nos com latas, beatas, papéis, pastilhas elásticas, plásticos variados nos seus vários estados de decomposição. Com esta limpeza, pretendemos chamar à atenção para a diferença que o simples ato de colocar estes materiais no lixo pode fazer pelo nosso planeta”, referiu uma das alunas intervenientes neste processo.

Os alunos, professores e assistentes operacionais finalizaram a ação de sensibilização pesando o lixo e colocando-o em local adequado, com a intenção de causar um impacto visual a toda a comunidade educativa.

“Este foi apenas um primeiro passo, o de limpar a escola, mas em planos futuros pretendemos avançar para a limpeza da cidade”.
No âmbito da realização do nosso projecto futuro - limpeza da cidade de Tondela, apelamos ao vosso dever cívico para nos ajudarem e para juntarem-se ao nosso projecto. Para participarem, devem-se dirigir à sala D3, onde estarão os membros do clube da ciência viva, todas as terças e quintas-feiras.

Um pequeno gesto (de todos e todos os dias) pode mudar o nosso planeta!

 

Departamento de línguas estrangeiras - atividades de Natal

No âmbito do PEPA (Projeto Escolas Piloto de Alemão), foram elaboradas Adventskränze - coroas de Advento - pelos alunos de Alemão do 10º ano, que se encontram expostas em diversos locais da Escola Secundária de Tondela.

Com o patrocínio do Goethe-Institut, foi atribuído um pequeno presente à melhor aluna de alemão no ano letivo 2018/2019, no dia de S. Nicolau (6 de dezembro).

Os alunos das turmas do sétimo e oitavo anos realizaram nas aulas de Inglês posters com mensagens de Natal, que se encontram afixados nas portas das respectivas salas de aula.

 

30 Jahre Mauerfall

O projeto PEPA (Projeto Escolas Piloto de Alemão), em colaboração com os grupos disciplinares de História e de Educação Visual, organizou uma atividade para assinalar os 30 anos da queda do Muro de Berlim. Esta atividade contou também com a colaboração da biblioteca da EST e dos alunos da Associação de Estudantes.

No átrio da biblioteca da ES Tondela foi exposta uma coleção de fotos intitulada “Als die Mauer fiel” (Quando o muro caiu) – 1989 BERLINO, ANNO ZERO - da autoria do jornalista Livio Senigalliesi, cedida pelo Goethe-Institut. Também aí foram expostos trabalhos sobre o Muro de Berlim, realizados pelos alunos de alemão. Na sala de convívio dos alunos foram expostas réplicas dos grafites existentes no muro, os quais foram selecionados no âmbito da disciplina de História com a colaboração dos diretores de turma dos alunos do 9.º ano e concretizadas por estes nas aulas de Educação Visual.

Os alunos Miguel Henriques, Marta Silva, David Silva e Nuno Coimbra, da Associação de Estudantes, tocaram o tema “Wind of Change”, do grupo alemão Scorpions. As alunas Constança Marques e Beatriz Melo leram um texto sobre o Muro de Berlim, enquanto alunos do 9.º ano “derrubavam” o muro. As alunas Daniela Sousa e Raquel Salomão realizaram várias fotos e este vídeo.

 

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro, o AETTR comemorou, novamente, o Dia Mundial da Alimentação.  Sempre com o propósito de melhorar hábitos de uma vida saudável, foram desenvolvidas atividades focadas na nutrição, no bem estar e no desenvolvimento integral dos alunos.

Entre as diversas iniciativas levadas a cabo nas várias escolas, salienta-se a caminhada, durante a qual foram os alunos distribuíram a toda a comunidade cerca de 500 marcadores com sugestões alimentares saudáveis.

Após a caminhada, no recinto da escola Secundária de Tondela, assistiu-se a um workshop, dinamizado pelo chef João Coimbra e pela nutricionista Emília Rodrigues, para a confeção de uma receita de um bolo com ingredientes saudáveis, uma opção interessante para as refeições intercalares (lanches). No final, com a colaboração de alguns alunos da Escola Profissional de Tondela, procedeu-se à degustação daquele que foi o resultado da atividade. 

Ver ficha técnica do “bolo de banana”.

 

XXXVIII Olimpíadas Portuguesas da Matemática (2019/2020)

As Olimpíadas de Matemática são um concurso de problemas de Matemática, dirigido aos estudantes dos ensinos básico e secundário, que visa incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática. No dia 6 de novembro realizou-se mais uma edição das Olimpíadas, com a 1.ª eliminatória. No nosso agrupamento tivemos a participação de alunos desde o 5.º ao 12.º anos.

A próxima eliminatória será a 8 de janeiro de 2020.

O departamento de Matemática agradece o empenho de todos os participantes.

 

 

Halloween

Os alunos dos cursos de educação e formação (CEF) realizaram algumas atividades relativas ao dia 31 de outubro, data em que se comemora o Halloween.

Os alunos da EB de Campo de Besteiros e da Secundária de Tondela que se encontram a frequentar os cursos de Serviço de Mesa e de Operador de Informática elaboraram algumas figuras alusivas ao tema nas aulas dos professores Emília Almeida, André Fernandes e Iris Macedo. Todos os trabalhos foram expostos nas referidas escolas, a fim de lembrar o dia e toda a sua criatividade.

Os alunos de Campo de Besteiros, do CEF de Serviço de Mesa, com a orientação da professora Emília Almeida e da diretora de turma, Iris Macedo, fizeram alguns biscoitos com forma de dedos de bruxa, como manda a tradição.

 

Formação financeira digital

No dia 8 de outubro, decorreram, no Auditório Municipal de Tondela, duas sessões formativas sobre literacia financeira digital, para os alunos dos 11.º e 12.º anos (incluindo cursos profissionais), dinamizadas por formadores do Banco de Portugal – Agência de Viseu. Esta ação insere-se no plano anual de atividades das bibliotecas escolares, em articulação com a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, e contou com a presença da vereadora da Educação e Ação Social, dra Sofia Ferreira.

Atualmente, através da Internet e dos dispositivos móveis (como smartphones e tablets) é possível aceder a produtos e serviços bancários a qualquer momento e em qualquer lugar, de forma rápida e cómoda. Mas a utilização dos canais digitais implica também riscos relacionados com a segurança das operações e o acesso mais facilitado a produtos, designadamente a compra por impulso. Corremos riscos quando partilhamos informações pessoais nas redes sociais, por e-mail ou por telefone, quando clicamos num link aparentemente inofensivo, quando fazemos download ou descarregamos uma app.

Os jovens são o segmento da população que mais facilidade e capacidade tem na utilização das novas tecnologias da informação. Porém, é essa mesma confiança no uso dos canais digitais que os pode levar a descurar regras de segurança essencias na utilização dos mesmos. Neste contexto, faz sentido que a escola ofereça aos seus alunos a possibilidade de beneficiarem da campanha de educação financeira digital #ficaadica do Banco de Portugal, que tem por objetivo sensibilizá-los para os cuidados a ter na utilização dos canais digitais, especialmente quando acedem a produtos e serviços bancários.

Fazendo nossas as palavras do governador do Banco de Portugal, Dr. Carlos da Silva Costa, “a educação financeira digital é fundamental na formação de consumidores esclarecidos, capazes de beneficiar do que de melhor a inovação tem para oferecer.”


bottom

Powered by Joomla!. Design by: themza joomla 2.5 themes  Valid XHTML and CSS.