top
logo

 

Tomaz Ribeiro (1831-1901)

Político e poeta, nasceu em
Parada de Gonta, Tondela

 


 

Selo Escola Saudável 2
 

 


 


 


 

 

Projeto 10 Minutos a Ler

 
 

“A ciência e a observação empírica têm mostrado amplamente o quanto o contacto com o livro e a prática regular da leitura são indispensáveis para o desenvolvimento do gosto de ler, a consolidação dos hábitos leitores e o aumento das competências de literacia. Quem lê, lerá sempre mais e melhor, e ficará mais bem preparado para a vida. É por isso que ler todos os dias é tão importante.

Para estimular a criação de uma rotina de leitura (…), o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) lançou o repto: Ler sempre. Em qualquer lugar.

É no âmbito deste repto que se enquadra o desafio dirigido, este ano, às escolas dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da rede pública, para que instituam no seu quotidiano a atividade diária da leitura por prazer. Esta pode ter lugar a qualquer hora e em qualquer espaço e contexto escolar, formal ou não-formal: na sala de aula, na biblioteca, nos laboratórios, no refeitório, no ginásio, no pátio, … Não interessa onde se lê, mas que a todos seja dada a oportunidade de o fazer todos os dias, escolhendo para tal um texto da sua preferência.”

In Plano Nacional de Leitura

http://pnl2027.gov.pt/np4/10minutosaler.html

 

O nosso agrupamento candidatou-se a este projeto, através das Bibliotecas Escolares, tendo sido selecionado pelo Plano Nacional de Leitura. O apoio do PNL2027 a esta iniciativa traduz-se, em 2019, na atribuição aos agrupamentos de escolas / escolas não agrupadas de uma verba de 1.000€ para atualizar e reforçar o fundo documental destinado a suportar o empréstimo e a circulação das obras.

Este projeto já arrancou nas várias escolas do agrupamento (EB de Campo de Besteiros, EB do Caramulo e Escola Secundária de Tondela), tendo como público-alvo alunos dos 2.º e 3.º ciclos. Importa aferir procedimentos em cada escola, que podem ser diferenciados, de acordo com a realidade de cada uma, mas com um denominador comum: instituir no quotidiano da escola a atividade diária da leitura por prazer, dando a todos os alunos a oportunidade de ler, escolhendo para tal um texto da sua preferência. Pretende-se estimular a criação de uma rotina de leitura, acreditando, como diz o filósofo e ensaísta José António Marina, que é importante “Fomentar a aquisição de hábitos, que são grandes provocadores de desejos. Graças a eles podemos educar as nossas preferências.”[1]

Na Escola Secundária de Tondela, o mote deste projeto é “Uma mochila. Um livro por gosto.” Convida-se todos os alunos a trazerem na sua mochila um livro por eles escolhido para leitura recreativa/por prazer, cabendo a todos os professores, de todas as áreas disciplinares, dar oportunidade a todos os alunos para que o possam fazer (10m a ler, um texto por eles escolhido, na sua aula) e estimular positivamente esta prática. Se necessário, serão também colocados alguns livros da Biblioteca Escolar nas salas de aula mais utilizadas pelos alunos.

Após auscultação de vários intervenientes, propõe-se, como base de operacionalização, o seguinte referencial:

 Disciplina/ Área

 Periodicidade

 Cidadania e Desenvolvimento/ ADT/ Português

 Mínimo de duas vezes por mês

 Outras disciplinas com duas ou mais aulas semanais

 Mínimo de uma vez por mês

 Outras disciplinas com uma aula semanal

 Mínimo de uma vez por período

  

Concomitantemente, deverá ser dada oportunidade aos alunos, para lerem nos tempos “mortos” das aulas (por exemplo, quando terminam um trabalho, ficha de avaliação, etc, antes dos colegas), nos intervalos, hora de almoço, etc.

Também nos gabinetes de atendimento aos pais/ enc. educação,  serão colocados livros, revistas e jornais, para convidar à leitura durante o tempo de espera (“Leia enquanto espera”), sendo os pais/ enc. educação informados de que poderão requisitar na biblioteca escolar essa(s) ou outras propostas de leitura, para levar para casa (empréstimo domiciliário).

 



[1] Marina, J. & Válgoma, M. (2007). A magia de ler. Porto: Ambar

 


bottom

Powered by Joomla!. Design by: themza joomla 2.5 themes  Valid XHTML and CSS.