top
logo

 

Tomaz Ribeiro (1831-1901)

Político e poeta, nasceu em
Parada de Gonta, Tondela

 

 

 

 

Programa de Educação para a Saude (PES)

Atividades 2014-2015

 

Caminhada 2015

A VIII Caminhada da EST realizou-se no dia 15 de abril, este ano num percurso mais curto devido à instabilidade do tempo atmosférico. Apesar da ameaça da chuva, o evento proporcionou uma manhã de convívio, sensibilizando os intervenientes para os benefícios da prática de atividade física e dos comportamentos alimentares saudáveis.

O Agrupamento agradece a participação do grupo musical formado por alguns alunos e José Cardoso, bem como o apoio prestado pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Receção e pelas entidades colaboradoras: Câmara Municipal de Tondela, Bombeiros Voluntários de Tondela, GNR de Tondela, Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões, Associação Cultural e Recreativa Os Sardões - Valverde, Restaurante 3 Pipos, Restaurante Casa Nossa, Restaurante Prato D’Ouro, Dão Catering, Rosicar, Pingo Doce e Continente Bom Dia.

                    

   
   

 

 

A imagem corporal e a adolescência

Decorreu no dia 3 de fevereiro uma ação de formação sobre "A imagem corporal e a adolescência", destinada aos alunos do 9.º Ano da Escola Secundária de Tondela. Esta atividade, inserida no Programa de Educação para a Saúde, foi dinamizada por duas médicas pediatras do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, Dra. Sofia Reis e Dra. Rita Oliveira.

No decorrer da ação, os alunos foram sensibilizados para a importância da adoção de estilos de vida saudáveis, nomeadamente em relação à alimentação, à atividade física e aos hábitos de sono, contributos essenciais para o bem-estar físico e emocional dos adolescentes. Foi também dada ênfase às alterações emocionais e comportamentais próprias da adolescência e, ainda, a aspetos relacionados com distúrbios alimentares e consumo de álcool.

A meio da tarde, durante o intervalo entre as sessões, foi servido pelos alunos do Curso Técnico de Receção um pequeno lanche aos participantes, criando-se assim um espaço descontraído para esclarecimento de dúvidas mais pessoais com as palestrantes.

 

 

Prevenção da gravidez na adolescência

Pelo segundo ano consecutivo, a escola pôde contar com a presença da Dr.ª Maria Miguel Almiro para colaborar na implementação do Programa de Educação para a Saúde, nomeadamente sobre a temática da sexualidade na adolescência.

A formação foi dirigida a alunos do 12.º ano e desenvolveu-se partindo da análise dos dados recolhidos através de questionário aos referidos alunos. Isso permitiu clarificar aspetos importantes relativos ao tema da gravidez na adolescência e outros no âmbito da sexualidade. O clima aberto e interessante criado por esta médica, que está a especializar-se em pediatria, constituiu um espaço muito rico e facilitador da abordagem desta temática.

A meio da manhã, durante o intervalo entre as sessões, foi servido pelos alunos do Curso Técnico de Receção um pequeno lanche aos participantes, criando-se assim um espaço descontraído para esclarecimento de dúvidas mais pessoais com a palestrante.

A avaliação feita pelos alunos revela a importância deste tipo de atividades, sendo sugerida a continuidade da realização das mesmas.

 

 

Dia Mundial de luta contra a SIDA

Apesar de o número de casos de infeção pelo VIH estar a diminuir em Portugal, uma em cada três pessoas infetadas desconhece que está infetada e 60% das pessoas diagnosticadas com VIH estão já em estádios avançados da doença ou mesmo já com SIDA.

O PES, como já vem sendo habitual, e a fim de alertar a comunidade escolar para este problema, assinalou o Dia Mundial de luta contra a SIDA (1 de dezembro) com algumas atividades. Além da sensibilização para o problema feita por alguns professores em sala de aula, procedeu-se ao restauro da pintura do laço gigante na Escola Secundária de Tondela. Alguns alunos pintaram também o laço no próprio corpo.

   

 

 

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, 16 de Outubro, as escolas do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro dinamizaram atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação. Dado que uma alimentação saudável e equilibrada é um fator determinante para uma boa saúde, e no sentido de reforçar a importância da primeira refeição do dia, foi oferecido um pequeno-almoço equilibrado aos alunos do 5.º e do 7.º ano.

Ainda neste contexto, tendo em conta que a ingestão de alimentos deve ser distribuída por 5 a 6 refeições por dia, procedeu-se à distribuição de um pequeno lanche, a meio da manhã, aos alunos dos 6.º, 8.º e 9.º anos.

Esta atividade teve o apoio incondicional dos assistentes operacionais e, na Escola Secundária de Tondela, dos alunos do Curso Técnico de Receção. A escola agradece e felicita estes alunos pela dedicação e envolvimento na realização desta atividade, quer na organização do espaço, quer na preparação dos alimentos do pequeno-pequeno.

 

   
   

 


bottom

Powered by Joomla!. Design by: themza joomla 2.5 themes  Valid XHTML and CSS.