top
logo

 

Tomaz Ribeiro (1831-1901)

Político e poeta, nasceu em
Parada de Gonta, Tondela

 

 

 

 

Programa de Educação para a Saude (PES)

Atividades 2013-2014

 

Caminhada 2014

A habitual caminhada da Escola Secundária de Tondela realizou-se no dia 7 de maio. Foi a sétima edição deste evento, que tem por objetivos sensibilizar para os benefícios da prática de exercício físico, promover comportamentos alimentares saudáveis e proporcionar um convívio enriquecedor entre os membros da comunidade escolar. O percurso deste ano incluiu a passagem pela Quinta do Vale Minhoto e pelo Centro Cultural Desportivo e Recreativo do Carvalhal, onde atuaram grupos musicais formados por alunos da escola.

A escola agradece de forma especial aos alunos do Curso Profissional Técnico de Receção, bem como às entidades que colaboraram neste evento: Câmara Municipal de Tondela, Bombeiros Voluntários de Tondela, GNR de Tondela, ACERT, Centro Cultural Desportivo Recreativo do Carvalhal, Quinta do Vale Minhoto, Restaurante 3 Pipos, Restaurante Multisabores, Restaurante Casa Nossa, Pingo Doce, Leitão & Mamede, Águas de Penacova, Sequeira e Sequeira, Pastelaria Vitória (Molelos), Gertal.

 

   
   
   
   
   
 

 

Comemoração do Dia Mundial da Luta Contra a Sida

Comemorou-se no dia 02 de dezembro o dia Mundial de Luta Contra a Sida. Esta atividade contou com a colaboração da Pastelaria Rosicar, que ofereceu um bolo “gigante” em forma do laço que identifica esta causa.

Os alunos do Curso Técnico de Receção, que colaboraram na preparação desta atividade, cortaram e distribuíram o bolo pela comunidade escolar. Em simultâneo, foi sendo projetada informação retirada do Relatório das Nações Unidas 2012 sobre VIH/Sida.

 

Prevenção da gravidez na adolescência

 

Na manhã do dia 13 de Dezembro, realizou-se na Biblioteca da Escola Secundária de Tondela uma ação de sensibilização sobre a prevenção da gravidez na adolescência, dinamizada pela ex-aluna desta escola, Dra. Maria Miguel Almiro, médica no Centro Hospitalar Baixo Vouga.

Esta ação foi dirigida aos alunos do 12.º ano, por proposta conjunta da Associação de Estudantes e equipa do PES, em virtude de ser uma temática muito pertinente para estes jovens. O envolvimento dos participantes foi notório nas três sessões realizadas.

A escola agradece a disponibilidade e o bom ambiente de aprendizagem criado pela Maria Miguel neste seu regresso à Escola Secundária. Bem haja!

 

PES a mexer

 

Decorreu no dia 17 de Dezembro na Escola Secundária de Tondela, dinamizada pela equipa do PES e departamento de Educação Física, a atividade “PES a Mexer”.

Esta atividade, que foi orientada  pelo  professor Pedro  Tavares e pelas alunas Ana Luíza (11.º E) e Bárbara Sofia (11.º A), teve como principal objetivo a  promoção de práticas de estilos de vida saudáveis no seio da comunidade escolar.

 

 

Teatro-debate (In)Dependências

Os alunos do 9.º Ano da Escola Secundária de Tondela, no âmbito da Educação Para a Saúde, no dia 18 de outubro de 2013 participaram no Teatro-Debate (In)Dependências, na ACERT.

A educação para a saúde em meio escolar tem como áreas de intervenção a educação alimentar/atividade física, a prevenção de consumo de substâncias psicoativas, a saúde mental, a prevenção da violência em meio escolar e a educação sexual. Neste âmbito, os cento e um discentes participaram ativamente no teatro debate de Intervenção Social – USINA, que apresentou várias situações do quotidiano relacionadas com diversas dependências: computador, jogos, telemóvel, facebook, álcool, tabaco e substâncias psicoativas.

A dinâmica do teatro-debate permitiu transformar a comunicação num diálogo entre atores e público que interagiram na construção de situações selecionadas e diálogos construtivos de cidadãos responsáveis e livres nas suas escolhas saudáveis.

A simplicidade da mensagem, a objetividade dos gestos e a pertinência das situações trazidas a palco pela companhia USINA permitiram refletir sobre as competências individuais e sociais, promotoras de comportamentos saudáveis que possibilitam decisões autónomas, alicerçadas em informação adequada aos adolescentes.

 

   
   

 

 

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação

Nos dias 16 e 17 de outubro de 2013, a equipa do Programa de Educação para a Saúde (PES) dinamizou na escola atividades relacionadas com a nutrição e alimentação no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação.

Uma alimentação saudável e equilibrada é um fator determinante para uma boa saúde. Assim, no dia 16 de outubro, no sentido de reforçar a importância da primeira refeição do dia, a escola ofereceu um pequeno almoço equilibrado aos alunos do 7.º ano, que durante o primeiro período irão estar envolvidos em projetos de alimentação saudável. No dia 17, alunos e professores das mesmas turmas realizaram um almoço-convívio, seguido de uma atividade lúdica – jogo da alimentação.

Estas atividades tiveram o apoio dos alunos do Curso Profissional de Receção (turmas: 11.º H e 12.º G), assistentes operacionais e funcionárias da cantina. A escola agradece e felicita os alunos do Curso Profissional de Receção pela dedicação e envolvimento na realização desta atividade, quer na organização do espaço, quer na preparação dos alimentos do pequeno almoço.

 

   
   
   

 


bottom

Powered by Joomla!. Design by: themza joomla 2.5 themes  Valid XHTML and CSS.