top
logo

 

Tomaz Ribeiro (1831-1901)

Político e poeta, nasceu em
Parada de Gonta, Tondela

 

 

 

 

Clubes e projetos diversos

 

Grupo de teatro Na Xina Lua

 

Grupo de teatro EB Caramulo

 

Clube do Ambiente

Projetos:
- Renascer das Cinzas
- Quanta água podes poupar num minuto
- QUERCUS
- RIOS
 

Clube de Música   

 

Clube de Dança

A dança é uma manifestação artística que possibilita aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal.

É inegável a sua importância para a saúde, visto que proporciona  um grande equilíbrio emocional, aumenta a autoestima e a autoconfiança, estimula a concentração, contribuindo também para melhorar o  desempenho intelectual.

Local: O Clube de Dança funciona ao longo do ano na Escola Secundária de Tondela.
Horário: Segunda-feira, das 16:05 às 17:35 horas.
Professor responsável: Margarida Sofia Rodrigues Campos Morais

 

Clube de Ciências
- Ciência Viva na Escola
- Ciência para todos


Projeto Escolas-Piloto de Alemão (PEPA)

Página do projeto do Goethe Institut

 

Creative Language Workshop

 

Erasmus+


Projeto Get Moving!

 

Atelier de Expressão Plástica/ Amigos da Biblioteca

 

Apps For Good

 

Jornal do Agrupamento

 

Projeto Escola Azul


Plano Nacional do Cinema

Desporto escolar

Responsáveis e modalidades

José Ladeiro (coordenador)

Rosáro Gestosa – Atletismo (Tondela)
António Manuel Ramos – Golfe (Tondela)
Carlos Sousa – Futsal (Tondela)
Luís Costeira – Natação (Tondela)
Ana Necho – Voleibol (Tondela)
Nelson Cunha – Badminton (Tondela)
Nelson Cunha – Escalada (Tondela)
Ana Necho – Ténis de mesa (Tondela)

Teresa Coutinho – Futsal (Caramulo)
Emília Gonçalves – Natação (Caramulo)
Emília Gonçalves – Boccia (Caramulo)

António Costa – Badminton (Campo de Besteiros)
José Ladeiro – Futsal (Campo de Besteiros)
Carla Fontes – Natação (Campo de Besteiros)

Júlio de Melo Cabral Valente (direção)

 

Regulamento

Regulamento do Programa do Desporto Escolar

 

Modalidades em 2018-2019

Campo de Besteiros

Caramulo

Tondela

Desporto escolar

O desporto escolar é um programa oficial do Ministério da Educação com o objetivo de proporcionar o acesso à prática desportiva regular e de qualidade, contribuindo para a promoção do sucesso escolar dos alunos, dos estilos de vida saudáveis, de valores e princípios associados a uma cidadania ativa.

A atividade desportiva desenvolvida ao nível do desporto escolar põe em jogo potencialidades físicas e psicológicas, que contribuem para o desenvolvimento global dos jovens, sendo um espaço privilegiado para fomentar hábitos saudáveis, competências sociais e valores morais, de entre os quais se destacam a responsabilidade, a disciplina, a tolerância, o respeito e a perseverança.

 

Relatório das atividades

Relatórios anuais do coordenador do Desporto Escolar

2018-2019

2017-2018


Notícias

Mega-Sprinter – fase distrital

Realizou-se no dia 8 de março de 2019, na pista do estádio do Fontelo em Viseu, a prova do Mega Sprinter, constituída por provas de corrida, salto em comprimento e lançamento do peso.

Participaram nesta fase 76 alunos do AETTR, acompanhados de professores de Educação Física, destacando-se os seguintes resultados:

No lançamento do peso, a aluna Raquel Santos (EB de Campo de Besteiros) obteve o 1.º lugar.

Na corrida do quilómetro, três alunos da ES Tondela alcançaram boas classificações:

1.º lugar da aluna Andreia Corte Real, no escalão de Iniciados, femininos;
2.º lugar do aluno Filipe Cordeiro, no escalão de Iniciados, masculinos;
2.º lugar do aluno Tiago Clamote, no escalão de juvenis, masculinos.

As duas alunas classificadas em primeiro lugar ficaram apuradas para a fase nacional, a realizar nos dias 5 e 6 de abril em Faro.

 

Corta-mato - fase distrital

No âmbito do Desporto Escolar, realizou-se no dia 28 de janeiro, no Fontelo, em Viseu, a prova de corta-mato, fase distrital. As escolas do Agrupamento fizeram-se representar por uma comitiva de cerca de 100 alunos do 2.º e 3.º ciclos e secundário.

Os alunos tiveram uma muito boa prestação, destacando-se os seguintes:

- 2.º lugar do aluno Tiago Clamote, da EST, e o 4.º lugar da aluna Cátia Almeida, da escola n.º 2 de Campo de Besteiros, ambos na prova de juvenis, que ficaram apurados para a fase nacional a realizar na Marinha Grande.

- 4.º lugar do aluno João Rei e 8.º lugar da aluna Beatriz Dias, ambos da escola do Caramulo, na prova de infantil-B.

- 1.º lugar da aluna Beatriz Santos (apurada para a fase nacional), 2.º lugar da aluna Lara Gomes, na prova de infantil-B, 2.º lugar do aluno David Silva, na prova de juvenis para alunos com RTP, todos da escola n.º 2 de Campo de Besteiros.

- Na classificação por equipas, na prova de iniciados feminino, a Escola Secundária de Tondela obteve o 2.º lugar.

 

Corta-mato - fase escola

Realizou-se no dia 15 de novembro de 2018 o corta-mato escolar do AETTR, na Escola Básica de Campo de Besteiros. As provas decorreram numa manhã solarenga e de temperatura agradável, num percurso muito bonito, rodeado pela natureza e com vistas espetaculares sobre a serra do Caramulo.

Numa organização do Clube do Desporto Escolar / Departamento de Educação Física, esta atividade do plano anual de atividades decorreu com grande adesão, interesse e empenho dos alunos. Participaram cerca de 500 alunos das várias escolas do agrupamento, do 3.º ao 12.º ano. Nesta atividade colaboraram também professores e assistentes operacionais da escola de Campo de Besteiros, a Guarda nacional Repúblicana, que garantiu a segurança de todos no troço da estrada municipal, bombeiros e Câmara Municipal de Tondela, que ofereceu as medalhas distribuídas aos três primeiros classificados de cada prova/escalão/sexo. Os alunos que colaboraram na organização foram também uma ajuda fundamental na colocação e na arrumação de materiais, elaboração e distribuição de lanches, no acompanhamento aos grupos de professores e, na chegada, no acolhimento dos atletas à meta e no pódio.

Foram realizadas dez provas. No final de cada uma delas, além das medalhas e outros prémios, foi distribuído um lanche a todos os participantes. O diretor do agrupamento, Júlio Valente, esteve presente, tendo também entregue medalhas aos alunos-atletas melhor classificados.

Agradecemos a colaboração prestada por todos os envolvidos, que se revelou decisiva para o sucesso da atividade.

 

Atividades de anos letivos anteriores

Ver arquivo de notícias e atividades

Projeto de Promoção Educativa

 

O que é o Projeto de Promoção Educativa

O Projeto de Promoção Educativa procura responder às necessidades do agrupamento criadas por uma população escolar heterogénea, enquadrada por realidades económicas, sociais, familiares e educativas diversas e assume-se como fundamento da Medida 5 do Plano de Ação Estratégica do Agrupamento.

Partindo deste contexto, os alunos que apresentam comportamentos inadequados, absentismo elevado, persistente desvalorização das aprendizagens escolares e das possibilidades e alternativas apresentadas pela escola, assumem-se como preocupação primordial, enquanto grupo a que é necessário contrapor uma atuação célere, persistente e articulada, designadamente com técnicos de instituições locais.

Assim, o referido projeto pressupõe a existência de:

- uma Equipa Multidisciplinar de Intervenção Pedagógica que:

  • analisa o processo dos novos alunos que chegam à escola no decurso do ano letivo;
  • acompanha o acolhimento desses novos alunos e partilha informação com o conselho de turma, no sentido de facilitar a sua integração escolar;
  • avalia a situação dos alunos problemáticos já sinalizados e elabora propostas de estratégias a desenvolver com esses alunos.

- um Gabinete de Apoio à Promoção Educativa (GAPE), que possa garantir a receção daqueles alunos, em situações limite, nomeadamente, ordem de saída da sala de aula, rejeição do dever de assiduidade, perturbação da ordem fora da sala de aula, entre outras situações.

 

Equipa Multidisciplinar de Intervenção Pedagógica
- Dina Mota
- Rosa Amaro (Coordenadora)
- António Costa (Campo de Besteiros)
- Fernanda Pereira (Caramulo)
- Carla Maísa Paiva (Psicóloga)
- Outros (em função da especificidade dos casos em análise)

 

Gabinete de Apoio à Promoção Educativa (GAPE)

ESCOLA LOCAL E HORÁRIO
Escola Secundária de Tondela

Sala C12

Horário

E.B. 2,3 de Campo de Besteiros

Sala junto ao refeitório e biblioteca

Horário

E. B. 2,3 do Caramulo

Biblioteca

Horário

 

Documentos

Participação de ocorrência

Desporto escolar
Arquivo de notícias e atividades

 

Ano letivo 2017-2018

 

Corta-mato - fase regional

22 atletas da EST participaram no dia 18 de janeiro na fase regional de corta-mato.

A nossa escola foi muito bem representada, alcançando bons resultados em vários escalões.

Ver mais

 

 

 

 

 

 

Corta-mato

Perto de 750 crianças e jovens, do pré-escolar ao ensino secundário, concentraram-se na manhã do dia 27 de setembro junto ao Parque Urbano de Tondela para participar no corta-mato escolar, atividade pertencente ao plano anual de atividades do Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro e pertencente ao projeto nacional do Desporto Escolar.

A atividade foi subdividida em duas vertentes. Por um lado os alunos inscritos na prova de corta-mato, que puderam pôr à prova as suas potencialidades atléticas, num conjunto de oito provas organizadas em função do seu escalão etário e género. Por outro, e numa vertente mais lúdica e divertida, todos os alunos do pré-escolar e dos 1.º e 2.º anos do 1.º ciclo, que, noutra zona do parque, desenvolveram atividades de caminhada, jogos pré-desportivos, mega aula de aero-bambys, ateliers de modelagem de balões e pinturais faciais.

Colaboraram como parceiros diretos a Escola Profissional de Tondela, sob a liderança da professora Francisca Elias, o Projeto de Educação para a Saúde (PES), sob a liderança da professora Cecília Borges, o professor das atividades de enriquecimento curricular, Eduardo Neves, o grupo de dança do AETTR, liderado pela professora Margarida Morais e os alunos dos cursos profissionais de receção e serviço de mesa do AETTR, liderados pelas professoras Naír Balula e Maria Emília Almeida.

Estiveram presentes vários responsáveis desportivos. O coordenador regional do Desporto Escolar, Fernando Alves, mostrou-se muito satisfeito com a organização da atividade e também com o elevado número de participantes. Catarina Durão, directora regional do IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude (região centro), referiu existirem durante esta semana várias iniciativas, em diversos estabelecimentos de ensino, com o objetivo de desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis. Assinalamos também a presença de Ramiro Loureiro e José Costa, responsáveis pelo desenvolvimento local das atividades respeitantes ao projeto do Desporto Escolar.

A atividade contou ainda com uma representante do Governo, Eulália Alexandre, sub-diretora da Direção Geral da Educação, que mostrou também uma enorme satisfação pela qualidade do trabalho apresentado pelo Agrupamento de Escolas. De salientar ainda a presença do presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, que em muito contribuiu para o sucesso do evento, desenvolvendo todos os esforços possíveis para que todos os meios necessários estivessem disponíveis. A atividade contou ainda com a presença de Raquel Seabra, chefe de divisão da educação do Município de Tondela, secção que, em parceria com o AETTR, gere as atividades de enriquecimento curricular e também o projeto Minis em Ação nos estabelecimentos de ensino pré-escolar.

O diretor do Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro, Júlio Valente, mostrou-se muito satisfeito com a forte mobilização das crianças e jovens nesta iniciativa. Dada a importância que a atividade se revestiu, teve a cobertura televisiva da RTP1, com a emissão de dois diretos no programa da Praça da Alegria do dia 27 de setembro.

Parabéns a todos os participantes e a todos aqueles que, de forma direta ou indireta, contribuíram para que esta atividade pudesse marcar de forma positiva o crescimento harmonioso das crianças e jovens do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro

 

Ano letivo 2016-2017

 

Escalada - fase regional
 

Nos dias 17 e 18 de maio, quatro dos alunos da equipa de escalada da Escola Secundária de Tondela participaram na fase regional, em Soure e Paião, fruto do apuramento na fase distrital.

A participação, juntamente com a delegação de Viseu, foi muito positiva, tendo dois dos nossos alunos obtido o título de vice-campeão regional, a saber, a Catarina Ferreira do 10.º E e o Gustavo Cunha do 7.º A.

O sentimento é de recompensa pelo esforço feito ao longo dos treinos e nas provas, ao sentirem que se encontram entre os melhores praticantes desta modalidade na zona centro do país.

 

 

Basquetebol 3x3 - fase nacional

No dia 18 de maio decorreu em Gondomar mais uma edição do “Basquetebol 3x3 nas Escolas”, a qual contou com a presença de equipas apuradas nas fases regionais, de todos os distritos do país.

A representar o distrito de Viseu no escalão juvenis, esteve a ES de Tondela com duas equipas, uma feminina e uma masculina.
Cada equipa totalizou 3 jogos na fase de grupos e classificaram-se em 4.º lugar. Na segunda fase de competição, cada equipa disputou mais 2 jogos, mas, quer a equipa feminina, quer a masculina, não se souberam impor perante adversários mais acessíveis e somaram mais duas derrotas. Ambas ficaram no 12.º lugar.

Sem vitórias, trouxemos inevitavelmente algum vazio para casa. Contudo, ter oportunidade de ver de perto jogadores/as da seleção nacional, admirar a opulência dos nossos ídolos, reencontrar amigos e fortalecer o espírito de grupo, gera emoções que se sobrepõem à importância de um resultado e leva a crer que, por vezes, é a experiência vivida que enaltece o nosso percurso.

Resultados JUV FEM: ES Paços Ferreira 22 x ES Tondela 11 / ES Tondela 22 x ES.3 S. Pedro 25 / ES Tondela 12 x AE José Lucas 43 / ES ACS Ferreira 16 x ES Tondela 13 / EBS Albufeira 48 x ES Tondela 23

Resultados JUV MASC: ES Carolina Michaelis 17 x ES Tondela 7 / ES Tondela 14 x ES S. Pedro 23 / ES Tondela 11 x ES Restelo 41 / ES Ponte de Sôr 21 x ES Tondela 17 / AE Sá de Miranda 26 x ES Tondela 16.

Jogadoras: Ana Sanches, Carolina Costa, Mariana Santos, Sara Fonseca. Jogadores: Afonso Craveiro, Diogo Santos, Miguel Coelho, Miguel Lopes. Professora: Sílvia Caetano.

 

Basquetebol juvenis feminino

A equipa feminina de basquetebol da ES de Tondela e dois árbitros da modalidade marcaram novamente presença no Campeonato Regional de Desportos Coletivos – Juvenis – no âmbito de desporto escolar, que decorreu na Marinha Grande, nos dias 5, 6 e 7 de maio. Nos três dias de competição a equipa realizou 3 jogos, somou uma vitória e duas derrotas.

ESTATÍSTICA: 121 pontos marcados.125 pontos sofridos. 5 pontos obtidos. 3.º lugar na classificação final (a mesma classificação obtida no ano anterior).

RESULTADOS: ES Tondela 33 x AE Pombal 47 / ES Nuno Álvares 22 x ES Tondela 50 / AE Figueira Norte 56 x ES Tondela 38

Jogadoras: Ana Sanches, Beatriz Henriques, Carolina Costa, Inês Antunes, Inês Henriques, Inês Silva, Maria Machado, Mariana Santos, Mariana Simões, Sara Fonseca. Árbitros: Miguel Lopes, Miguel Coelho. Professores acompanhantes: Pedro Tavares, António Costa, Júlio Valente.

 

Basquetebol 3x3 - fase regional

As equipas de basquetebol da ES de Tondela, dos escalões juvenil masculino e juvenil feminino, apuraram-se para o Nacional 3x3. Este apuramento verificou-se na fase regional deste torneio, que decorreu no dia 4 de abril, na ES Viriato em Viseu.

A competição feminina decorreu com tranquilidade, tendo as juvenis somado 5 vitórias em 5 jogos. Já a competição masculina gerou mais nervosismo na sua reta final, tendo sido necessário recorrer aos critérios de desempate, para apurar a classificação final.

Estão todos de parabéns, destacando-se também, o árbitro da EST o qual foi solícito no desempenho das suas funções.

Jogadores/jogadoras: Afonso Craveiro, Ana Sanches, Carolina Costa, Diogo Santos, João Melo, Mariana Santos, Miguel Coelho, Miguel Lopes, Sara Fonseca. Árbitro: Miguel Lopes

RESULTADOS JUV FEM: EST 18 x ES Castro Daire 0 / EBS Casimiro Matias 0 x EST 14 / EBS Vilar Formoso 0 x EST 204 / EST 12 x ES Frei Heitor 3 / ES Quinta Palmeiras 2 x EST 6

RESULTADOS JUV MASC: ES Mangualde 12 x EST 6 / EST 6 x ES Frei Heitor 4 / ABS José Matias 2 x EST 22 / EST 21 x AE Sacadura 2 / ES Campos 2 x EST 28

 

Escalada

No dia 29 de março realizou-se no pavilhão municipal de Tondela o terceiro e último encontro competitivo de Escalada, da fase distrital do Desporto Escolar de Viseu.

Com a organização da Escola Secundária de Tondela, reuniram-se 14 colaboradores e 43 participantes de 5 escolas do distrito de Viseu, a saber, Tondela, Viseu, Mões, Castro Daire e Nelas.

A equipa da Escola Secundária de Tondela, que conta com a participação de alguns alunos do agrupamento de escolas vizinho, participou com 12 escaladores, tendo obtido bons resultados nos vários escalões.

Destacam-se os seguintes melhores resultados:

- Infantis masculinos: Gustavo Cunha em 1.º, David Almeida em 2.º e Guilherme Pereira em 3.º.
- Infantis femininos: Diana Silva em 1.º.
- Iniciados masculinos: Ivo Brás em 2.º.
- Iniciadas femininas: Raquel Salomão e Beatriz Magalhães, ambas em 2.º.
- Juvenis femininas: Catarina Rodrigues, em 1.º.

Desta fase distrital, constituída por três provas, em Mões, Viseu e Tondela, foi elaborado um ranking, do qual são apurados os 3 melhores de cada escalão para participar na fase regional, nos dias 27 e 28 de maio, em Soure e Paião. Da equipa de Tondela ficaram apurados os alunos Diana Silva, Catarina Rodrigues, Gustavo Cunha, David Almeida, Guilherme Pereira e Ivo Brás.

A fase distrital terminou, mas os treinos continuam, às quartas-feiras de tarde, para os alunos que quiserem iniciar ou dar continuidade a esta prática, num ambiente salutar.

 

Multiatividades de ar livre

A Escola Secundária de Tondela organizou o 2.º Encontro de Multiatividades de Ar Livre, no âmbito do Desporto Escolar de Viseu, que decorreu no dia 16 de março. Esta atividade acolheu alunos de 12 escolas do distrito de Viseu, organizados em equipas de 5 a 6 alunos.

A prova consistiu num circuito de orientação com 15 balizas intercaladas com 14 postos de controlo (PC). As balizas de orientação e os PC estavam distribuídos um pouco por toda a cidade, desde a biblioteca municipal, passando pelo parque urbano, até ao rio Dinha. Em cada PC as equipas realizaram tarefas pontuadas até um máximo de 40 pontos. Estas tarefas eram diversas atividades desportivas de ar livre, nomeadamente: golf, escalada, esqui coletivo, salto pendular, street basket, street surf, tiro com arco, BTT, zarabatana, rapel, tirolesa, stand up paddle e andas.

Esta grande organização contou com a colaboração de várias entidades e a ajuda de várias pessoas, a saber: ACERT, Câmara Municipal de Tondela, Clube de Orientação de Viseu, 5 alunos da ES Tondela, 3 alunos da Escola Superior de Educação do Porto e uma colaboradora da empresa Decathlon de Viseu. Agradecemos a todas estas entidades, bem como a todos os professores que colaboraram e aos mais de cem alunos participantes.

São muito motivantes e saudáveis estes encontros, que acabam por ser muito mais formativos que competitivos. O terceiro e último encontro de Multiatividades de Ar Livre será no próximo dia 21 de abril, em Oliveira de Frades. A ES Tondela irá participar com 3 equipas.

 

Basquetebol juvenis feminino

Decorreu no dia 8 de março, no Pavilhão Municipal de Tondela, o 2.º encontro de basquetebol - escalão juvenis - no âmbito do desporto escolar. O jogo de maior interesse foi disputado entre as equipas masculinas do AE de Mangualde e da ES Alves Martins. Foi um jogo emotivo, mas marcado pelo domínio dos alunos oriundos da cidade de Viseu. 

A equipa feminina da ES de Tondela limitou-se a cumprir calendário. Perante adversários com um nível de jogo claramente superior, a equipa da casa não teve hipóteses de brilhar, somando mais duas derrotas.

RESULTADOS: AE Mangualde:24 – ES Alves Martins: 41 / ES Tondela: 18 - AE Mangualde: 34 / ES Tondela: 21 - ES Alves Martins: 38

Jogadoras: Ana Sanches, Carolina Costa, Inês Henriques, Inês Silva, Mariana Santos, Mariana Simões. Árbitros: Miguel Lopes, Miguel Coelho. Secretária: Maria Fernandes. Cronometrista: Inês Antunes. Professora: Sílvia Caetano


Basquetebol 3x3 - fase local


No dia 9 de fevereiro realizou-se a fase local de 3x3 (basquetebol), que decorreu na EB 2,3 Infante D. Henrique. A ES de Tondela (EST) esteve representada por 5 equipas, as quais participaram na fase de grupos com tranquilidade. Todas as equipas somaram vitórias e apenas se registou um empate. Assim, foi com naturalidade que todas se apuraram para as finais.

As equipas de iniciados (feminino e masculino) foram as primeiras a terem que dar mais de si, mas  a supremacia de adversários mais fortes  não lhes permitiu manterem-se em competição para chegar ao pódio. Ao invés, as juvenis consolidaram a superioridade demonstrada ao longo do torneio e venceram sem dificuldade a ES de S. Pedro do Sul. Estas duas escolas voltariam a encontrar-se nas finais dos escalões juvenis e juniores masculinos, protagonizando um dos momentos altos do torneio. Foi necessário proceder à marcação de lances livres para decidir, em ambos os escalões, quem sairia triunfante. A concentração dos juvenis da EST garantiu-lhes o 1.º lugar. Porém, a estrelinha da sorte não brilhou o suficiente para os juniores, que pontuaram para o 2º lugar.

Prosseguem em competição as equipas feminina e masculina de juvenis, que representarão a EST na fase regional de 3x3, agendada para o dia 4 de abril, em Viseu.

Um louvor para todos, sem esquecer a árbitra e a oficial de mesa da EST, as quais prestaram um serviço notável neste evento desportivo.

Participantes: Afonso Craveiro, Alice Carvalho, Ana Sanches, Bruna Ferreira, Carolina Costa, Diogo Santos, Guilherme Peixoto, Inês Ribeiro, Ivo Brás, João Coelho, João Pires, Mariana Santos, Matilde Tomar, Miguel Coelho, Miguel Lopes, Rui Simões e Samuel Duarte (jogadores); Sara Fonseca (árbitra); Inês Antunes (oficial de mesa).

 

Circuito regional de golfe

O grupo/equipa de golfe do Desporto Escolar do nosso agrupamento participou no 25 de janeiro, na Batalha, na 1ª etapa do Circuito Regional de Golfe do DE. Nesta competição participaram 74 atletas de 10 escolas da DSRCENTRO: AEB Batalha, AELF Cantanhede, EBSQF Coimbra, AECO Coimbra, ESAB Coimbra, EBIE Eixo, AEHS Maceira, AESPS S. Pedro Sul, AET Tábua e EST Tondela.

Foi a primeira participação do nosso agrupamento numa competição no âmbito desta modalidade. No entanto, a participação dos 15 alunos da ES Tondela na competição de nível 1 foi muito positiva, destacando-se a classificação em 1.º lugar do aluno António Monteiro.

Alunos participantes: António Pedro Sequeira Monteiro, Francisca Almiro Miroto, Joana Sofia Morais Carrapiço, David João dos Santos Marques, Alexandrina Peixoto Martins, Beatriz Gomes Figueiredo, Diogo Francisco Lopes Ribeiro, Diana Margarida Lopes Figueiredo, Inês dos Santos Machado Matos, Aida Coimbra Simões, Carolina Morais Carriço, Daniel Primo Fontes e Diana Teixeira.

 

Basquetebol juvenis feminino

No dia 11 de janeiro teve início o quadro competitivo de basquetebol da CLDE de Viseu, no âmbito do desporto escolar. A equipa juvenis feminina de basquetebol da ES de Tondela, por ser a única do escalão/género desta região, foi integrada, mais uma vez, na competição masculina.

Para além da representação da ES de Tondela, participaram as equipas masculinas da Escola Básica Gomes Eanes Azurara (AE Mangualde) e da ES Alves Martins (Viseu). Os jogos disputados entre as equipas são sempre motivo de reencontro e reina a boa disposição, mas não deixa de estar presente um espírito competitivo positivo. As “nossas meninas” tentaram dificultar as ações dos seus adversários. Contudo, a supremacia esperada destes últimos não permitiu trazer nenhuma vitória para casa. A equipa de Tondela fez-se acompanhar por dois árbitros, os quais tiveram um desempenho exemplar.

Jogadoras: Ana Sanches, Ana Santos, Bruna Chaves, Carolina Costa, Inês Antunes, Inês Silva, Maria Machado, Mariana Santos, Sara Fonseca. Árbitros: Miguel Lopes, Miguel Coelho. Professora: Sílvia Caetano

 

Modalidades e horário de treinos

Ver mapa com as modalidades e o horário de treinos para o ano letivo de 2016-2017.

 

Corta-mato

Na manhã de outono do dia 19 de outubro de 2016, o Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro juntou cerca de 500 dos seus alunos incluindo os do primeiro ciclo, inscritos e autorizados pelos encarregados de educação, para a realização da prova de atletismo "Corta-Mato Escolar".

Esta atividade, inserida no projeto do Desporto Escolar e dinamizada pelo departamento de Educação Física, tem como objetivo o apuramento dos seis primeiros alunos, de cada escalão e género, para a prova de fase distrital, que se irá realizar no Parque do Fontelo em Viseu a 30 de janeiro de 2017.

Apesar do tempo ao início da manhã nos ter feito um teste de "resistência", brindou-nos depois com um sol estupendo, criando imagens de rara beleza sobre a bonita e imponente serra do Caramulo.

Este ano o percurso teve alguns ajustamentos, nomeadamente no local de partida e chegada, que se realizou no interior do campo de futebol do Campo de Besteiros.

Destacamos com agrado as presenças dos coordenadores da CLDE Viseu, professores Ramiro Loureiro e José Costa, que ao longo da manhã acompanharam as diferentes provas, entregando no final os merecidos prémios aos primeiros classificados de cada escalão e género. Finalmente, uma palavra de apreço e gratidão a todos aqueles que, de uma forma direta ou indireta, contribuíram para que esta atividade fosse um êxito.

A todos, os nossos sinceros parabéns!

 

Ano letivo 2015-2016

Escalada - Fase regional

No dia 4 de junho, a delegação de Viseu participou na fase Regional do Desporto Escolar de Escalada, em Soure e Paião.

A equipa do Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro participou com 8 alunos, tendo obtido como melhores classificações 2 vice campeões, no escalão infantil.

É de destacar ainda que a delegação de Viseu obteve excelentes resultados, com 11 alunos medalhados, entre os quais 3 campeões regionais, nos escalões iniciado, juvenil e júnior masculino.

 

 

Projeto Basquetebol 3x3 - Encontro nacional

Chegar a uma fase final não é para todos, mas tal feito foi alcançado pela equipa juvenil feminina de basquetebol da Escola Secundária de Tondela (EST), no dia 13 de abril na Guarda (fase regional).

Do interior para o litoral, a comitiva da EST viajou no dia 19 de maio rumo ao Encontro Nacional 3x3, que se realizou na já chamada “Veneza Portuguesa”, a cidade de Aveiro. Nas margens da ria, mais propriamente no Cais da Fonte Nova, tiveram lugar dezenas de jogos em simultâneo, desde os infantis aos juniores.

A equipa juvenil feminina da EST realizou 5 jogos, tendo-se classificado em 4.º lugar no seu grupo. Apesar da passagem para a fase final ser algo bastante difícil perante o quadro competitivo deveras exigente, há que valorizar esta experiência, pela oportunidade de jogar com alunas de todas as regiões do país, de confrontar realidades escolares e de treino diferentes e da possibilidade de conhecer jogadoras da selecção nacional, num dia ao ar livre, num contexto desportivo único.

Jogadoras: Ana Sanches, Beatriz Henriques, Mariana Santos.

 

Basquetebol juvenis feminino

O campeonato regional de desportos coletivos – juvenis – no âmbito de desporto escolar, decorreu na Marinha Grande, nos dias 6, 7 e 8 de maio. Após sorteio, a equipa feminina de basquetebol da Escola Secundária de Tondela caiu no grupo da escola campeã nacional (Colégio Calvão, Aveiro), pelo que o inevitável confronto direto entre as duas escolas favoritas, ainda na fase de apuramento, ditou o afastamento da primeira, na luta pelo título regional na final.

Feitas as contas, a ES de Tondela arrecadou um justo 3.º lugar e regressou a casa com o sentimento de dever cumprido, após a participação numa competição pautada por jogos de muita tensão, bastante cansaço, mas também pelo ambiente de convívio entre alunos e professores oriundos de várias escolas da zona centro do país.

A comitiva da ES de Tondela integrou também dois árbitros, os quais mereceram louvores por parte dos professores e da organização, contribuindo também a sua digna prestação para elevar o bom nome da escola.

Resultados:
1    ES Campos Melo (Castelo Branco) x ES Tondela    9-66
2    ES Tondela x Colégio Calvão (Aveiro)    21-52
3    ES Tondela x ES Nuno Alvares (Castelo Branco)    59-47

Jogadoras: Ana Sanches, Beatriz Henriques, Beatriz Silva, Carolina Costa, Inês Antunes, Inês Silva, Jéssica Fernandes, Mariana Santos, Raquel Nunes, Sara Fonseca.

Árbitros: Miguel Lopes, Miguel Coelho

 

Natação - Campeonatos regionais

A equipa de Natação da Escola Secundária de Tondela participou nos campeonatos regionais de natação do desporto escolar. O evento decorreu no complexo de piscinas Rui Abreu, em Coimbra, no dia 30 de abril de 2016 e dirigiu-se aos escalões iniciados (nascidos em 2001 e 2002) e juvenis (nascidos em 1998, 1999 e 2000).

A prova contou com a participação das escolas e alunos dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Guarda e Viseu e serviu como fase de apuramento para o campeonato nacional da modalidade, que se realizará entre 19 e 22 de maio, em Aveiro.

A equipa de Tondela conseguiu 6 medalhas, duas de prata e quatro de bronze, ou seja, dois segundos e quatro terceiros lugares. As classificações da equipa podem ser vistas neste documento.

 

Basquetebol feminino - Jornada 3

No dia 6 de abril, a equipa juvenil feminina de basquetebol cumpriu a terceira e última jornada desta fase inicial da competição. Mais uma vez, este encontro desportivo foi disputado entre equipas de géneros diferentes, cabendo à equipa juvenil masculina da escola anfitriã, ES Alves Martins, fazer as honras da casa. Tal como aconteceu nas jornadas anteriores, não houve hipótese alguma de tentar sequer, equilibrar o jogo, dadas as diferenças tão acentuadas entre as duas equipas. Eles, claramente mais altos, mais fortes e mais evoluídos taticamente. Elas fizeram o seu jogo, simples e eficaz, mas sempre sujeito à “permissividade” dos rapazes da Alves Martins. Resultado final 69-20.

Somadas 3 derrotas, mas dando-se o apuramento direto para o Regional (por ser equipa única deste escalão/género no quadro competitivo de Viseu) as expectativas estão agora voltadas para esta etapa, que irá decorrer nos dias 6, 7 e 8 de maio, na Marinha Grande.

 

Projeto Basquetebol 3x3 - Fase regional

No dia 13 de abril realizou-se a fase regional do Projeto Basquetebol 3x3, no âmbito do desporto escolar. Esta fase da competição decorreu no Pavilhão Municipal de S. Miguel, na Guarda, e contou com a representação da ES de Tondela pela equipa juvenil feminina.

A “nossa” equipa realizou 4 jogos somando 4 vitórias. O último jogo, decisivo para ambas as equipas pela qualificação para a fase nacional, ficou marcado pela competitividade imposta sem descurar o sentido de fair play. Contudo, a entrega, a inteligência e a ponderação da equipa tondelense ditaram a vitória afortunada.

Para além deste feito, abrilhantaram também este regional os dois árbitros da ES de Tondela, os quais se destacaram pela descrição e pelas decisões acertadas. 

Agora, rumo ao Nacional, aguardamos por mais detalhes. Parabéns à equipa e aos nossos árbitros.

Jogadoras: Ana Sanches, Beatriz Henriques, Mariana Santos.
Árbitros: Miguel Coelho, Miguel Lopes.

Resultados:
Afonso de Albuquerque x ES Tondela    16-22
ES Tondela x Quinta das Palmeiras    15-14
S. Pedro Sula x ES Tondela    2-13
ES Tondela x Quinta das Palmeiras    14-12

 

Basquetebol juvenis feminino e masculino - Jornada 2

No dia 16 de março, rapazes e raparigas das equipas juvenis de basquetebol dividiram forças, no pavilhão municipal de Tondela, ao disputarem em ambiente francamente amigável, a segunda jornada do quadro competitivo da CLDE de Viseu, no âmbito do desporto escolar.

Relembramos que a equipa juvenis feminina de basquetebol da ES de Tondela, por ser a única do escalão/género desta região, foi integrada na competição masculina. A superioridade da estatura masculina foi acompanhada por um claro domínio nos dois primeiros períodos do jogo (15-6;23-8). Porém, atendendo ao rumo que o jogo estava a seguir, e realizando-se esta jornada em casa para ambas as equipas, acordou-se criar equipas mais homogéneas, pelo que as equipas passaram a ser mistas. Registaram-se os seguintes resultados para o 3.º e 4.º período, respetivamente: 13-9; 17-9. Resultado final: 68(masc)-32(fem).

Mais uma vez foi um momento desportivo de confraternização entre alunos e professoras responsáveis, abrilhantado por uma claque bastante efusiva.

 

Basquetebol 3x3

No dia 23 de fevereiro realizou-se o torneio 3x3 de Basquetebol – fase ECAE Viseu – o qual teve lugar na Escola Infante D. Henrique. A nossa escola esteve representada por 5 equipas pertencentes aos escalões infantis (fem/masc), iniciados (masc) e juvenis (fem/masc).

A competição ficou pautada por algumas surpresas, sendo que, à exceção dos infantis e iniciados masculinos, todas as restantes equipas apuraram-se para as fases finais. O nervosismo habitual e a inexperiência nestes contextos desportivos não abalaram a equipa de juvenis femininas, que se apurou para o Regional. Esta fase da competição realizar-se-á no dia 13 de abril, na Guarda. Em destaque estiveram também os nossos árbitros que receberam louvores pela sua boa prestação.

Alunos participantes: Afonso Craveiro, Alice Carvalho, Ana Sanches, António Machado, Beatriz Henriques, Bernardo Pereira, Bruna Ferreira, Diogo Santos, Fábio Soares, Guilherme Peixoto, Jéssica Fernandes, João Coelho, João Matos, João Melo, João Pires, Maria Teixeira, Mariana Santos, Matilde Tomar, Miguel Coelho, Miguel Lopes, Timo Ramos.

 

Corta-mato - Fase distrital

Foi na gelada e húmida manhã do dia 25 de janeiro que decorreu no Parque Desportivo do Fontelo a fase distrital do corta-mato escolar. O nosso agrupamento fez-se representar com uma comitiva que ultrapassou os 100 alunos de entre as várias escolas do agrupamento.

De entre todas as meritórias e excelentes participações, destacamos os alunos da Escola Secundária de Tondela Tiago Clamote (7.º D), com o 2.º lugar em infantis B masculinos, e Sara Silva (12.º A), que mais uma vez atingiu o 2.º em juvenis femininos.

Este ano, fruto de uma maior homogeneidade das nossas equipas, os alunos da equipa de infantis B sagraram-se campeões distritais por equipas e a equipa de juvenis feminina atingiu um surpreendente 2.º lugar na classificação geral. Parabéns a todos.

 

Natação

Decorreu no dia 20 de janeiro a 1.ª Concentração de Natação Desporto Escolar, que teve lugar nas piscinas do complexo desportivo do Fontelo, Viseu, numa organização da Escola Grão Vasco.

Participaram nas provas dois grupos equipas de nível 3 da Escola Secundária de Tondela, com 18 atletas e um árbitro.

No dia 18 de fevereiro, a 2.ª Concentração teve lugar nas piscinas municipais de Mangualde. Participaram nas provas dois grupos equipas de nível 3 da Escola Secundária de Tondela, com 16 atletas e um árbitro: João Maria Dias Antunes Santos Pires,  João Pedro da Costa Reis Coelho, Natacha Félix Simões, João Tiago Ramos Costa, Gustavo Maria Ferreira Riquito, Carlos Alexandre Sousa Marques Cruz Henriques, Ana Marta Carmo Borges Santos, Gonçalo Amorim Costa Lopes, Lara Borges Pacheco, Inês Coimbra Campos, António José Rega Marques, Gonçalo Marques Gonçalves, David Alexandre Rodrigues Figueiredo, Ana Maria Mamede Madeira da Silva, Francisca Saraiva Vieira da Silva e Francisca Lopes Gomes.

 

Atletismo

No dia 18 de janeiro, o grupo equipa de atletismo da Escola Secundária de Tondela iniciou o quadro competitivo da modalidade. As provas realizadas foram de salto em altura, salto em comprimento e lançamento do peso e decorreram no Estádio do Fontelo, em Viseu.

As condições pouco favoráveis à modalidade (chuva e frio), interferiram naturalmente no rendimento dos atletas. Salientamos, de forma bastante positiva, o empenho de todos os alunos participantes e respetivos juízes árbitros, destacando as prestações dos alunos Marta Antunes e Ricardo Fernandes no lançamento do peso e os alunos Bernardo Costa e Gonçalo Gonçalves no salto em comprimento.
 

Escalada

No dia 13 de Janeiro, a equipa de Escalada do Agrupamento Tomaz Ribeiro organizou o primeiro encontro competitivo escolar da fase distrital de Viseu.  Foi uma grande organização com a participação de 49 escaladores de 5 escolas: ES Emídio Navarro (Viseu), ES Castro Daire; EB Mões, ES Nelas e Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro.

A nossa representação foi constituída por 14 alunos, dos quais 8 alunos do Agrupamento de Escolas Cândido Figueiredo, ao abrigo de protocolo estabelecido. Os resultados foram muito bons, com variados alunos classificados em primeiro lugar do seu escalão, sobretudo para os alunos com mais tempo de prática: Gustavo Cunha (1.º Inf. B), Arthur Figueiroa (1.º Inf. A),  Ema do Mar (1.ª Inf. A) e Alessandro Figueiroa (1.º júnior).

Agradecemos a excelente colaboração de 16 alunos e de um ex-aluno que intervieram como árbitros e seguranças, tornando possível este encontro desportivo.

A equipa participou na segunda prova do circuito escolar no dia 16 de março, em Mões (Castro Daire). A organização da prova foi impecável, tendo preparado vias de escalada criativas e desafiantes. Os resultados da nossa participação foram, como sempre, muito positivos, destacando-se as seguintes classificações: Arthur Figueiroa (1.º Inf. A), Diana Silva (1.ª Inf. A feminino) e Gustavo Cunha (1.º Inf. B)

A próxima prova será no dia 18 de Maio em Viseu e a nossa equipa lá estará para participar da melhor forma possível e tentando o apuramento de alunos para a fase regional, nos dias 4 e 5 de Junho, em Soure e Figueira da Foz.

 

Basquetebol feminino

Arrancou no dia 13 de janeiro o quadro competitivo de basquetebol, da CLDE de Viseu, no âmbito do desporto escolar. A equipa juvenis feminina de basquetebol da Escola Secundária de Tondela, por ser a única do escalão/género desta região, foi integrada na competição masculina.

O seu primeiro jogo foi com a equipa masculina da Escola Básica Gomes Eanes Azurara (AE Mangualde). Face à clara superioridade adversária, o resultado final não poderia ter sido mais evidente (38 pontos-126 pontos).

Apesar do notório desequilíbrio, estes jogos servem para limar arestas, melhorar os pontos fracos e aperfeiçoar os pontos fortes desta equipa, que se encontra em fase de adaptação às novas exigências, por estar num quadro competitivo que não é o seu.

No dia 16 de março, as equipas juvenis dividiram forças no pavilhão municipal de Tondela, ao disputarem, em ambiente francamente amigável, a segunda jornada do quadro competitivo. A superioridade da estatura masculina foi acompanhada por um claro domínio nos dois primeiros períodos do jogo (15-6;23-8). Atendendo ao rumo que o jogo estava a seguir, e realizando-se esta jornada em casa para ambas as equipas, acordou-se criar equipas mais homogéneas, pelo que as equipas passaram a ser mistas. Mais uma vez foi um momento desportivo de confraternização entre alunos e professoras, abrilhantado por uma claque bastante efusiva.

 

Corta-mato - Fase agrupamento

FOI MESMO UMA FESTA!!!

Na manhã de outono do dia 28 de outubro, o Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro juntou todos os seus alunos inscritos e autorizados pelos encarregados de educação para a realização da prova de atletismo "Corta-Mato Escolar".

Esta atividade, inserida no projeto do Desporto Escolar e dinamizada pelo departamento de Educação Física, teve este ano um novo formato, a começar pelo seu local de realização e a junção de todos os alunos do agrupamento. Pena foi a impossibilidade de participação dos alunos da Escola Básica de Caramulo, devido a um corte da via pública que se prolongou por toda a manhã e impediu a deslocação dos autocarros.

Apesar do tempo ao início da manhã nos ter feito um teste de "resistência", brindou-nos depois com um sol estupendo, que criou imagens de rara beleza sobre a bonita e imponente serra do Caramulo.

Destacamos com agrado a presença do diretor do agrupamento, Dr. Júlio Valente, e também do  coordenador distrital do Desporto Escolar, Dr. Ramiro Loureiro, que acompanharam as diferentes provas e entregaram no final os merecidos prémios aos primeiros classificados de cada escalão e género.

Finalmente, uma palavra de apreço e gratidão a todos aqueles que, de uma forma direta ou indireta, contribuíram para que esta atividade fosse um êxito. Parabéns a todos... com um final feliz!!!


 

 

Atividades das bibliotecas escolares

Creative Language Workshop

Proposto pelas bibliotecas escolares, em articulação com o departamento de línguas estrangeiras, o projeto “Creative Language Workshop” tem como grande finalidade contribuir para a motivação dos alunos e melhoria das competências de leitura e escrita nas disciplinas de Inglês, Francês e Alemão, através da implementação de uma metodologia inovadora, sobretudo ao nível da aprendizagem dos conteúdos gramaticais e lexicais, associada à leitura e escrita criativa.

Clique aqui para ler os textos criativos dos alunos e saber mais sobre este projeto.

 

 

A visita dos mais pequenos

Os alunos mais pequeninos do agrupamento vieram à biblioteca da escola grande ouvir contos, conversar, pintar, receber prendinhas e descobrir livros novos, pelas mãos dos colegas mais velhos.

Assim «Somos+ a ler+»!

Dezembro-2018

 

 

 

 

 

Leituras solidárias

O Clube de Amigos da Biblioteca da EST levou “Leituras Solidárias”, canções e muitos mimos aos idosos do Lar da Misericórdia de Tondela.

10-12-2018

 

 

 

 

 

 

Slogan e logótipo das bibliotecas

As bibliotecas escolares promoveram um concurso para seleção do seu logótipo e do slogan para promover as bibliotecas, que contou com a adesão de muitos alunos dos vários níveis de escolaridade, de todo o agrupamento.

Ver o logótipo e o slogan vencedores

 

 

 

Exposição - Heróis do Holocausto

De 18 de janeiro a 5 de fevereiro de 2016 esteve patente a exposição "Heróis do Holocausto" no Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, iniciativa promovida pelo grupo de EMRC, com a colaboração das bibliotecas escolares. Esta exposição deu-nos a conhecer pessoas que durante esse momento sombrio da história da humanidade, que foi o holocausto, deixaram uma marca de liberdade, esperança, paz e vida para as gerações futuras, desafiando cada um a fazer o possível em cada momento.

 

I Encontro Nacional Ler+ Jovem

O nosso agrupamento participou no I Encontro Nacional Ler+ Jovem, no dia 10 julho, em Lisboa, com a apresentação do projeto “Gerações XXI aLer+”. Tratou-se de um momento enriquecedor de partilha de experiências e de boas práticas pelos agrupamentos/ escolas de todo o país, que viram os seus projetos selecionados e apoiados pelo Plano Nacional de Leitura e pela Rede de Bibliotecas Escolares, no âmbito do programa Ler+ Jovem. O encontro contou com a presença do Ministro da Educação e Ciência, do Comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto Amaral, da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Silva, e da escritora Lídia Jorge, que proferiu uma inspiradora palestra intitulada “A Urgência de Ler”.

 

Programa “Ler+ Jovem”

A Biblioteca da Escola Secundária de Tondela candidatou-se ao programa “Ler+ Jovem” (para o biénio 2014-16), com o projeto “Gerações XXI aLer+”, o qual foi selecionado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) e pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), sendo apoiado pelas referidas entidades.

Este projeto envolve jovens do 10.º ano e população sénior do concelho (Universidade Sénior e Lar da Santa Casa da Misericórdia) num contexto de diálogo e de partilha intergeracional, associado à promoção da leitura e à educação para os valores.

Uma breve descrição deste projeto pode ser vista nesta apresentação, que inclui fotografias de alguns momentos vividos ao longo do ano letivo 2014-15.

 

Palestra sobre igualdade de género

O género é um conceito social que remete para as diferenças existentes entre homens e mulheres, diferenças essas não de carácter biológico, mas resultantes do processo de socialização. Pese embora a legislação em vigor garanta a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens no mercado de trabalho, na realidade ainda se verificam expectativas e práticas diferenciadas para mulheres e homens, na vida laboral e familiar, decorrentes de estereótipos e papéis sociais de género. Assim, formar e sensibilizar os nossos jovens para esta problemática continua a ser fundamental na sociedade atual… para que no futuro a igualdade de género possa ser uma realidade.

No dia 6 de março de 2014, na biblioteca da Escola Secundária de Tondela, decorreu uma palestra subordinada ao tema “Igualdade de Género”, proferida pela mestre Helena Figueiredo. Esta palestra teve como público-alvo os alunos de Filosofia do 10.º ano, que participaram no debate das questões abordadas com muito interesse.

 

Ciência e poesia

“Ciência e poesia pertencem à mesma busca imaginativa humana, embora ligadas a domínios diferentes de conhecimento e valor.” Esta ligação entre poesia e ciência foi o mote para uma exposição e para uma sessão de declamação poética-teatral pelo ator José Rui (ACERT), no dia 25 de fevereiro de 2014, na biblioteca escolar.

Alberto Porfírio, António Gedeão, António Aleixo,  Millôr Fernandes foram alguns dos poetas lidos e muito apreciados pelo público presente, professores e alunos do 11.º ano. Obrigada à ACERT pela sua inspirada (e inspiradora) colaboração.

 

Dia da Internet Mais Segura

No dia 11 de fevereiro de 2014 celebrou-se o Dia da Internet Mais Segura, um evento internacional que já mobiliza 85 países e que, em Portugal, tem a sua representatividade no projeto Internet Segura.

A biblioteca da Escola Secundária de Tondela e o Programa de Educação para a Saúde associaram-se a esta iniciativa, contando com a especial colaboração do professor Paulo Nogueira e dos seus alunos da turma CEF/OI, 2.º ano. Ao longo do mês de fevereiro, foram desenvolvidas diversas atividades, com o objetivo de formar para o uso seguro e responsável da Internet:

  • Nove workshops sobre “Internet Segura” e “Criação de páginas web”, para alunos dos 7.º e 8.º anos e exposição multimédia sobre esta temática, na biblioteca escolar;
  • Elaboração de trabalhos, visionamento de filmes e debate sobre a temática “(In)segurança nas redes sociais”, na sala de aula.

 

Exposição de presépios

Em dezembro de 2013 esteve patente uma exposição de presépios no pavilhão A da Escola Secundária de Tondela, organizada pela professora Isabel Batista e pela Biblioteca Escolar. Agradecemos a todos os elementos da comunidade escolar que trouxeram os seus belos presépios, emprestando ao átrio da biblioteca uma aura festiva muito especial. Convidamos agora a comunidade educativa a (re)visitar esta exposição, em ambiente digital.

 

Formação PORDATA

No dia 16 de dezembro de 2013, realizaram-se na biblioteca da Escola Secundária de Tondela duas sessões de formação PORDATA/RBE para alunos e professores de Geografia, dinamizadas pelo Dr. Renato Antunes (Fundação Francisco Manuel dos Santos). Esta formação destinou-se a proporcionar as competências necessárias para explorar os recursos e as potencialidades pedagógicas da PORDATA no âmbito do trabalho curricular e ainda sensibilizar para a participação na 4ª edição do concurso PORDATA/RBE.

 

 

Palestra sobre direitos humanos

No âmbito da celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, realizou-se, no dia 13 de dezembro de 2013, uma palestra/debate subordinada ao tema “Direitos Humanos e Catástrofes Naturais”, tendo como público-alvo os alunos do 8.º ano inscritos na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Esta ação foi dinamizada pela enfermeira Maria Bilro, responsável da delegação da AMI em Coimbra, e organizada pela professora Isabel Baptista em articulação com a Biblioteca Escolar.

 

Feira do Livro

De 5 a 18 de dezembro de 2013 decorreu a Feira do Livro na Biblioteca da Escola Secundária, organizada pela respetiva equipa, a qual foi muito visitada por toda a comunidade escolar. Pelo interesse que despertou e pela quantidade de livros vendidos, provou-se que o livro ainda seduz e que é eleito, por alguns, como o melhor presente de Natal. Com o resultado da venda foram adquiridos três novos títulos para a biblioteca. A todos os que aceitaram o convite para visitar a feira e adquirir livros, o nosso bem-haja!

 

 

Celebração de Dias da Alimentação

A promoção da leitura é condição essencial para o desenvolvimento da literacia. A investigação demonstra que leitura pode e deve ser associada à promoção da saúde. Neste contexto, a Biblioteca da Escola Secundária de Tondela desenvolveu algumas ações de sensibilização para a importância de uma alimentação saudável, em articulação com o PES.

No dia 29 de novembro de 2013, os alunos do 7.º ano participaram numa palestra subordinada ao tema “Mitos Alimentares”, dinamizada por Nuno Matias, discente estagiário da licenciatura em Dietética e Nutrição - ESTeSC. No âmbito da celebração do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) e do Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis (8 de novembro), estiveram patentes duas exposições na Biblioteca Escolar, que convidamos a comunidade educativa a (re)visitar, numa nova leitura em suporte digital.

 

Mês Internacional da Biblioteca Escolar

De acordo com os princípios estabelecidos pela IASL (International Association of School Librarianship), a biblioteca da Escola Secundária de Tondela celebrou o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (outubro), este ano subordinado ao tema “Biblioteca Escolar: Uma Porta para a Vida”.

Foram desenvolvidas diversas atividades, no âmbito da formação de utilizadores, da promoção da leitura e da escrita criativa e da expressão plástica:

- Visitas guiadas à biblioteca/ Bibliopaper: “À descoberta da Biblioteca Escolar” (turmas do 7.º ano e  CEF); 
- Leituras em voz alta na sala de aula (todas as turmas);
- Oficinas de escrita criativa em língua inglesa (turmas do 9.º ano);
- Ateliê de expressões plásticas (alunos com NEE);
- Exposição “Há vida na Biblioteca” (comunidade educativa);
- Frases soltas sobre a importância da Biblioteca Escolar e da Leitura (comunidade educativa). 

Veja um vídeo sobre estas atividades e visite a exposição “Há vida na biblioteca” (em formato digital) clicando aqui.


bottom

Powered by Joomla!. Design by: themza joomla 2.5 themes  Valid XHTML and CSS.