top
logo

 

Tomaz Ribeiro (1831-1901)

Político e poeta, nasceu em
Parada de Gonta, Tondela

 

 

 

 

Desporto escolar

Responsáveis e modalidades

Pedro Miguel Tavares (coordenador)
Pedro Miguel Tavares – Atletismo
António Manuel Ramos – Golfe
Vasco Almeida – Futsal
Ana Necho – Basquetebol
Ana Necho – Voleibol
Liliana Baptista – Badminton
Vitalino Marques – Ténis de mesa
Júlio de Melo Cabral Valente (direção)

 

Regulamento

Regulamento do Programa do Desporto Escolar

 

Cartaz

Ver cartaz informativo 2017-2018

Desporto escolar

O desporto escolar é um programa oficial do Ministério da Educação com o objetivo de proporcionar o acesso à prática desportiva regular e de qualidade, contribuindo para a promoção do sucesso escolar dos alunos, dos estilos de vida saudáveis, de valores e princípios associados a uma cidadania ativa.

A atividade desportiva desenvolvida ao nível do desporto escolar põe em jogo potencialidades físicas e psicológicas, que contribuem para o desenvolvimento global dos jovens, sendo um espaço privilegiado para fomentar hábitos saudáveis, competências sociais e valores morais, de entre os quais se destacam a responsabilidade, a disciplina, a tolerância, o respeito e a perseverança.

 

Notícias e atividades

Corta-mato

Perto de 750 crianças e jovens, do pré-escolar ao ensino secundário, concentraram-se na manhã do dia 27 de setembro junto ao Parque Urbano de Tondela para participar no corta-mato escolar, atividade pertencente ao plano anual de atividades do Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro e pertencente ao projeto nacional do Desporto Escolar.

A atividade foi subdividida em duas vertentes. Por um lado os alunos inscritos na prova de corta-mato, que puderam pôr à prova as suas potencialidades atléticas, num conjunto de oito provas organizadas em função do seu escalão etário e género. Por outro, e numa vertente mais lúdica e divertida, todos os alunos do pré-escolar e dos 1.º e 2.º anos do 1.º ciclo, que, noutra zona do parque, desenvolveram atividades de caminhada, jogos pré-desportivos, mega aula de aero-bambys, ateliers de modelagem de balões e pinturais faciais.

Colaboraram como parceiros diretos a Escola Profissional de Tondela, sob a liderança da professora Francisca Elias, o Projeto de Educação para a Saúde (PES), sob a liderança da professora Cecília Borges, o professor das atividades de enriquecimento curricular, Eduardo Neves, o grupo de dança do AETTR, liderado pela professora Margarida Morais e os alunos dos cursos profissionais de receção e serviço de mesa do AETTR, liderados pelas professoras Naír Balula e Maria Emília Almeida.

Estiveram presentes vários responsáveis desportivos. O coordenador regional do Desporto Escolar, Fernando Alves, mostrou-se muito satisfeito com a organização da atividade e também com o elevado número de participantes. Catarina Durão, directora regional do IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude (região centro), referiu existirem durante esta semana várias iniciativas, em diversos estabelecimentos de ensino, com o objetivo de desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis. Assinalamos também a presença de Ramiro Loureiro e José Costa, responsáveis pelo desenvolvimento local das atividades respeitantes ao projeto do Desporto Escolar.

A atividade contou ainda com uma representante do Governo, Eulália Alexandre, sub-diretora da Direção Geral da Educação, que mostrou também uma enorme satisfação pela qualidade do trabalho apresentado pelo Agrupamento de Escolas. De salientar ainda a presença do presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, que em muito contribuiu para o sucesso do evento, desenvolvendo todos os esforços possíveis para que todos os meios necessários estivessem disponíveis. A atividade contou ainda com a presença de Raquel Seabra, chefe de divisão da educação do Município de Tondela, secção que, em parceria com o AETTR, gere as atividades de enriquecimento curricular e também o projeto Minis em Ação nos estabelecimentos de ensino pré-escolar.

O diretor do Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro, Júlio Valente, mostrou-se muito satisfeito com a forte mobilização das crianças e jovens nesta iniciativa. Dada a importância que a atividade se revestiu, teve a cobertura televisiva da RTP1, com a emissão de dois diretos no programa da Praça da Alegria do dia 27 de setembro.

Parabéns a todos os participantes e a todos aqueles que, de forma direta ou indireta, contribuíram para que esta atividade pudesse marcar de forma positiva o crescimento harmonioso das crianças e jovens do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro

 

Atividades de anos letivos anteriores

Ver arquivo de notícias e atividades


bottom

Powered by Joomla!. Design by: themza joomla 2.5 themes  Valid XHTML and CSS.