top
logo

 

Tomaz Ribeiro (1831-1901)

Político e poeta, nasceu em
Parada de Gonta, Tondela

 

 

 

Selo-Escola-EBug 2023

 

 

 

 

escola saudavel original nivel avancado

 

 

 

 

 

 

 

logo2
 

 


 


 

 

 

 

  

Logo-Escola-Amiga-da-Crianca-4_142x119

 
Escola a ler  logo
 

 

 

 

 

 

 

 


GNR promove a segurança digital: a educação para a internet mais segura

 

8E Internet SeguraNo dia 2 de fevereiro de 2024, dois agentes da GNR - Escola Segura - marcaram presença na Escola Básica de Campo de Besteiros para abordar questões cruciais sobre a segurança da internet, no âmbito do domínio “Media”, tema abordado em Cidadania e Desenvolvimento nas turmas E e F do oitavo ano, em articulação com ADT.
Os agentes da GNR - Escola Segura - compartilharam orientações e dicas para navegar na internet de forma segura, destacaram também a importância de proteger informações pessoais, identificar conteúdos enganosos e promover um comportamento responsável, quando online. Os alunos foram incentivados a adotar hábitos saudáveis durante o uso da internet e procurar ajuda de pessoas mais velhas e experientes, sempre que tiverem dúvidas ou estiverem em situações desconfortáveis ou preocupantes. Eles reforçaram a necessidade de uma cidadania digital, consciente e responsável, a fim de promover um ambiente consciente e saudável para todos.
Esta atividade foi realizada com o objetivo de sensibilizar os alunos para a temática em questão, pois no dia seis deste mesmo mês comemorou-se o Dia da Internet Mais Segura.


Lara Figueira - 8.º F
Patrícia Fernandes - 8.º E


PEÇA DE TEATRO “O COELHINHO BRANCO” LEVADA A CENA NA BIBLIOTECA DA ESCOLA BÁSICA DE CAMPO DE BESTEIROS.


miniteatro No passado dia 8 de fevereiro, noventa crianças do ensino Pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro puderam assistir à peça de teatro “O Coelhinho Branco”, na Biblioteca da Escola Básica de Campo de Besteiros.
Que divertido foi assistir às aventuras do coelhinho, interpretadas pelo grupo MINITEATRO, em busca de ajuda para reconquistar a sua casa, ocupada pela terrível cabra cabrez, que se aproveitou e lhe ocupou o alojamento (local), não abrindo a porta nem por nada! O coelhinho foi em busca de ajuda, pedindo-a a vários animais, desde o boi ao galo, mas apenas a pequena formiga rabiga teve coragem para enfrentar a malvada cabra cabrez.
O coelhinho branco foi-se deparando com várias surpresas...com diversas personagens que deliciaram os pequenotes, mas também os adultos presentes.
Partindo da obra indicada pelo Plano Nacional de Leitura, O Coelhinho Branco é um texto-fórmula, concebido para ser lido, mas também para ser dramatizado, como ficou provado, pois brinca de forma especial com a sonoridade e a rima, ao mesmo tempo que exalta a amizade e a coragem, provando que a valentia não é uma questão de tamanhos!
Esta iniciativa decorreu de um trabalho articulado entre o departamento do ensino Pré-escolar do agrupamento e da equipa da Biblioteca da Escola Básica de Campo de Besteiros, acreditando-se que, através da dramatização e, nomeadamente desta peça, a criança pudesse ampliar os seus valores de amizade e coragem, acreditar em si, desenvolvendo simultaneamente a consciência do outro, mas também dela própria.


Pela equipa da Biblioteca Escolar,
Rosa Fernandes (Professora Bibliotecária AETTR) 

  


HISTÓRIAS COM YOGA NA ESCOLA BÁSICA DE CAMPO DE BESTEIROS

 

historias 1No passado dia 16 de fevereiro, celebrando a amizade, o amor e os afetos, os alunos do quarto ano do Centro Escolar de Campo de Besteiros presentearam as crianças do Jardim de Infância de São João Do Monte, dramatizando uma História com Yoga, a partir da obra O TUBARÃO APAIXONADO de Carla Praça.
Depois de a professora bibliotecária ter dado a conhecer a obra, os alunos, com a orientação da professora Paula Carvalho, exploraram o texto e criaram os adereços. Seguiu-se a dramatização criativa da história.
A professora Carla Fontes orientou, de forma sábia, as posições de Yoga que os meninos e meninas foram adotando ao longo da história. A professora Ana Morujão criou uma apresentação com cada uma das posturas. Os adultos também quiseram participar!
Seguiram-se momentos de relaxamento e de exploração e construção interior, fomentados pelos diferentes estímulos proporcionados pela sala multissensorial e pelas palavras da professora Carla.
A metodologia de yoga para crianças baseia-se nos princípios da Escola Sunshine Yoga e visa acrescentar criatividade, diversão e aprendizagem aos conceitos do yoga.
HISTÓRIAS COM YOGA é um projeto da Biblioteca Escolar que tem como intuito proporcionar uma aproximação com o livro, despertar o gosto pelo prazer da leitura, criar um ambiente de bem-estar e de estímulo multissensorial, desenvolvendo o potencial da criança, estimulando as suas capacidades físicas, emocionais e criativas.

Pela equipa da Biblioteca Escolar
Rosa Fernandes (professora bibliotecária)


FALAR EM PÚBLICO: AÇÃO DE FORMAÇÃO DINAMIZADA NA BIBLIOTECA ESCOLAR DE CAMPO DE BESTEIROS

 

acao alunosO ensino da oralidade constitui um dos grandes desafios que se colocam à disciplina de português no atual contexto.
A importância fulcral das competências relacionadas com o saber ouvir e o saber falar é reconhecida pelo Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, documento que lhes atribui uma centralidade compatível com a relevância que assumem para o exercício completo da cidadania e para o desenvolvimento profissional e pessoal.
É também hoje sobejamente consensual que o domínio da oralidade não resulta de um inatismo mais ou menos fatalista, dominado por uns e inacessível a outros. Pelo contrário, a oralidade ensina-se e aprende-se, trabalha-se e desenvolve-se. Ciente desta realidade, a escola tem de assumir o papel de ensinar efetivamente a oralidade, em todas as dimensões, em todos os ciclos de ensino e mobilizando todos os instrumentos disponíveis. (Carla Marques, Editorial. Revista Palavras. APP, n.º 60-61, 2023).
acao profs

No dia 31 de janeiro, pelas 15h00, Carla Marques, doutorada em Língua Portuguesa, autora de manuais escolares e de gramáticas escolares e consultora permanente do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, dinamizou duas sessões formativas na Biblioteca Escolar de Campo de Besteiros, destinada aos alunos do 7º F e aos professores de Português do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, partilhando práticas e conteúdos suscetíveis de serem mobilizados no processo de ensino/aprendizagem da ORALIDADE.
Alunos e docentes reconheceram a importância fundamental deste tipo de formação no desenvolvimento de uma das competências mais valorizadas atualmente: A COMUNICAÇÃO EM PÚBLICO.
Efetivamente, dominar a arte de falar bem deve ser um dos principais objetivos de qualquer profissional. À escola compete contribuir, o mais possível, para a formação integral dos alunos e abrir caminhos para o exercício de uma cidadania ativa.

Rosa Fernandes ( Professora Bibliotecária AETTR)


10ª Edição - Apps for Good - Electronics for All

 

fotoappsforgood copyÉ um programa educativo tecnológico, que desafia alunos do 5º ao 12º ano a desenvolverem aplicações para smartphones ou tablets, mostrando o potencial da tecnologia na transformação do mundo e das comunidades onde se inserem. Com uma metodologia de projeto e com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os alunos têm oportunidade de experienciar o ciclo de desenvolvimento do produto e participar numa competição a nível nacional. A equipa composta pelos alunos Matilde Machado, Carlos Soares e Joel Dias do 2ºano do Curso Profissional de Informática - Instalação e Gestão de Redes e liderada pelo Professor Paulo Nogueira, foram selecionados para receber um KIT DE ELETRONICA por parte da SYNOPSYS.


Visita de Estudo ao Hotel Severino José


Visita ao Hotel

No passado dia 22 de janeiro, os alunos do curso Profissional Técnico de Alojamento Hoteleiro participaram numa enriquecedora visita de estudo ao Hotel Severino José, no âmbito das disciplinas de Gestão de Serviços na Hotelaria, Informação Turística na Hotelaria, Atendimento e Gestão na Hotelaria.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de explorar as instalações do hotel e familiarizar-se com o programa hoteleiro utilizado no Front Office. Além disso, receberam valiosas informações sobre normas de segurança e saúde no trabalho, destacando-se a importância desses conceitos no setor hoteleiro.
A visita também proporcionou uma compreensão aprofundada das responsabilidades das empregadas de andares e rececionistas no seu quotidiano. Os alunos mostraram-se particularmente interessados e motivados, absorvendo conhecimentos práticos que complementam a sua formação teórica.
A visita de estudo ao Hotel Severino José revelou-se, assim, uma experiência educativa valiosa, fortalecendo a ligação entre a teoria lecionada em sala de aula e a prática no contexto real da hotelaria.


Concurso Corações Criativos - 1ª Edição (2024)


Concurso  Coracoes Criativos

Os alunos dos Cursos Profissionais Técnico de Alojamento Hoteleiro, Técnico de Informática - Instalação e Gestão de Redes e Técnico de Controlo da Qualidade Alimentar da Escola Secundária de Tondela apresentam, orgulhosamente, a 1ª Edição do Concurso Corações Criativos.


Temática do Concurso - Celebrar o Amor


Despertando a criatividade, o concurso propõe a criação de corações, incentivando técnicas de ilustração, pintura e decoração. Além de promover habilidades artísticas, o desafio visa o uso responsável de materiais, estimulando a reciclagem e a sustentabilidade.


O concurso está aberto a toda a comunidade escolar. Cada participante pode apresentar uma proposta individual, utilizando materiais sustentáveis. Os corações, com medidas específicas (o seu traçado geométrico deverá estar de acordo com o desenho da figura e deve respeitar as medidas indicadas - quadrado com 20 cm de lado aproximadamente), podem conter textos alusivos ao tema do amor.

 

Continuar a ler

Cartaz janeiro cultural 2024


 

 

Janeiro Cultural

 

 

Entre os dias 17 e 31

 

 

Uma iniciativa da Rede de Bibliotecas de Tondela e do Município

 

Destinado ao público-escolar (9.º ao 12.º ano) e à comunidade


Palestras, conferências, debates

 

 

Espetáculo de teatro e workshops de cinema,

sob a égide da celebração dos 50 anos do 25 de Abril.

 

Porque não há Educação sem Cultura.


Iniciativa “Vamos cantar Abril!” junta pais, professores e assistentes operacionais na Biblioteca da Escola Secundária de Tondela


Vamos cantar Abril3Nos dias 3 e 11 de janeiro, a Associação de Pais da Escola Secundária de Tondela, representada pela sua presidente, Anabela Santos, e pelas encarregadas de educação, Dora Catré, Luísa Marques, Marta Gouveia, Sandra Martins e Raquel Santos, participaram na iniciativa “Vamos cantar Abril!”, aceitando o convite endereçado pela Biblioteca Escolar a toda a comunidade educativa e juntando-se ao grupo de professores e assistentes operacionais presente, incluindo também o subdiretor do agrupamento, Luís Costa, a presidente do conselho geral, Ana Fraga, e a coordenadora da autoavaliação do AE e da Autonomia e Flexibilidade Curricular, Paula Arnaud. Este evento inscreve-se nas comemorações do quinquagésimo aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974 no contexto da iniciativa “Abril depois de abril” promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares, a que o nosso agrupamento aderiu.

Continuar a ler...

 


Tomaz Ribeiro é cool!

Tomas Ribeiro e cool Som dos Livros2O 1.º programa d’O Som dos Livros da Escola Secundária de Tondela foi dedicado à vida e obra do patrono do nosso agrupamento, o poeta e político Tomaz Ribeiro.

Os alunos do 9.⁰ D construíram o guião do programa e foram os locutores, acompanhados pela professora bibliotecária Elisa Figueiredo. Alunos do ensino articulado, do 8.⁰D, musicaram as 3 primeiras estrofes do poema “D. Jaime”, de Tomaz Ribeiro, acompanhados pelo prof. António Nunes. Outros alunos do 11.⁰ ano deram voz ao poema, em versão cantada.

Este trabalho inscreve-se no projeto “Tomaz Ribeiro é cool!”, da Biblioteca da Escola Secundária de Tondela, que se iniciou no ano transato e que tem como objetivos: - Dar a conhecer a vida e obra do patrono do nosso agrupamento, Tomaz Ribeiro, através da voz aos alunos; -Criar um conjunto de recursos educativos digitais e físicos sobre Tomaz Ribeiro; - Celebrar, pela arte (poesia; pintura; música; outras), a vida e obra deste autor.

Um trabalho de articulação entre níveis, ciclos e anos de escolaridade.

Neste programa, os alunos afirmam: “queremos convidar-vos para uma breve viagem ao passado, mais precisamente ao século XIX, onde a poesia de Tomás Ribeiro encantava corações.” Aceitam o convite?

Ouvir o programa aqui.


 

DISTINÇÃO DO AE TONDELA TOMAZ RIBEIRO PELA ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA

Escola Amiga Parabens

As escolas do nosso agrupamento, de vários níveis e ciclos de ensino, foram distinguidas com o Selo de Escola Amiga da Criança. A Escola Amiga da Criança resulta de uma iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá, que visa distinguir escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança e do jovem no espaço escolar e essencialmente partilhar essas boas práticas.

Foram distinguidos treze projetos, em seis categorias distintas, a saber:

Continuar a ler...

 


DESPORTO ESCOLAR COMUNIDADE

ESCOLA BÁSICA DE CAMPO DE BESTEIROS

Vai à descoberta de ti!”

 

Cartaz  Vai a descoberta de tiO projeto “Vai à descoberta de ti!” está inserido no grupo “Desporto Escolar Comunidade” e será uma oferta e uma mais-valia à promoção de um estilo de vida ativo e saudável.

A prática meditativa permite tomar consciência do "Eu" no seu estado mais puro. Meditar é uma poderosa ferramenta de autoconhecimento e entendimento interior. É, sem dúvida, um estado de presença plena e um caminho de autodescoberta para encontrar serenidade, paz interior e felicidade.

Esta atividade tem como principal objetivo envolver os alunos, encarregados de educação, famílias, pessoal docente, pessoal não docente e, a comunidade em geral.

Convidamos toda a comunidade a participar nesta atividade, que irá ser dinamizada semanalmente, às segundas feiras, em formato online – Plataforma Google Meet, das 20:30 às 21:00 horas.

 

Link de inscrição:

https://forms.gle/G8Bw48eMCXae3fqe9

 

 

"Mergulha no vazio para que te possas sentir cheio!"

Rute Caldeira

  

A Coordenadora

Carla Fontes 

 


DIVERSIDADE E  INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS NUM PROJETO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TONDELA TOMAZ RIBEIRO

 

 

conta-me coisas do teu pais 1CONTA-ME COISAS DO TEU PAÍS - CRESCEMOS NA DIVERSIDADE! é um projeto que articula a leitura, a cidadania e a geografia, promovendo a integração dos alunos com origens no estrangeiro. Estes alunos são convidados a partilhar as suas experiências com os colegas da própria turma, mas, este ano, também com colegas de outras turmas.

Este projeto nasceu de uma ideia do Professor Adérito Ribeiro em articulação com a restante equipa da biblioteca escolar do Campo de Besteiros. 

Primeiramente, procedeu-se ao levantamento dos países de origem dos alunos do agrupamento. Foi, então, construído um mural no espaço da biblioteca, com um mapa mundi e bandeiras referentes aos países dos alunos.

Seguidamente, a professora bibliotecária, Rosa Fernandes, deu a conhecer a obra "Conta-me coisas do teu País", de Daniel Cela e Jodi, que viria a dar origem ao nome do projeto.

Convidaram-se os alunos a partilharem as suas experiências com os colegas, através de apresentações por eles elaboradas. Os alunos aceitaram. 

Neste terceiro ano de concretização do projeto, num trabalho articulado entre as disciplinas de português, cidadania e ADT, sob a orientação da equipa educativa, mais concretamente dos professores Isaura Matos, Adérito Ribeiro e Fernando Carvalho, os alunos da turma B do quinto ano apresentaram os seus trabalhos à turma A do mesmo ano de escolaridade.

 

conta me coisasNo decorrer das apresentações, que tiveram lugar na Biblioteca Escolar (BE), no passado dia 4 de dezembro, os alunos abordaram a cultura, a localização geográfica, a gastronomia e pequenas curiosidades dos mais diversos países, como o Brasil, a Espanha, a Bélgica, o Canadá, os Países Baixos e outros. Através da realização e apresentação destes trabalhos, os quais se encontram expostos na BE, os alunos puderam desenvolver as suas competências digitais e ainda outras competências transversais, como a leitura, a oralidade ou a seleção e organização de informação. 

Com esta iniciativa, todos saíram enriquecidos: sensibilizou os alunos envolvidos para o diálogo intercultural, como também para o próprio fenómeno das migrações, já que algumas das pesquisas incidiram sobre países onde vivem familiares seus.

Integrar os alunos e respeitar a diversidade de cada um, a par da leitura recomendada pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) constituem os propósitos destas atividades, as quais ganham cada vez mais expressividade na nossa comunidade escolar.

Equipa da Biblioteca Escolar de Campo de Besteiros


LEITURAS MAIORES: ALUNOS E PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA DE CAMPO DE BESTEIROS CANTAM OS REIS 

cantar reis2Os alunos da Escola Básica de Campo de Besteiros colocaram as suas coroas mais brilhantes e levaram carinho e afeto aos Maiores do Lar da Misericórdia do Vale de Besteiros.

Os pequenos reis e rainhas, da turma 9, visitaram os idosos, no passado dia 5 de janeiro, celebrando com eles esta quadra festiva. Os mais pequenos entoaram várias cantigas alusivas aos reis, leram um poema dirigido aos idosos, demonstrando a importância dos mais velhos no seu crescimento. Ao som das flautas e das violas, presentaram os mais velhos com músicas intemporais.

No final, foi hora de partilhar com os idosos as bolachinhas que tinham confecionado.

Os idosos retribuíram oferecendo um bolo-rei em miniatura a cada um dos visitantes.

cantar reis1Juntos bebeu-se chá quentinho, sumo e café. 

Foi um momento muito gratificante de partilha e encontro intergeracional, onde o a palavra se envolveu com a música, na construção de um espaço de afetos e ternuras!

Agradecemos a preciosa colaboração das professoras Paula Carvalho, professora titular, Cláudia Sobral e Ana Morujão, professoras de educação especial, Rosa Fernandes, professora bibliotecária, Luís Viegas, professor adjunto 1º CEB e António Costa, coordenador de estabelecimento.

Agradecemos ainda à Junta de Freguesia de Campo de Besteiros a disponibilidade do transporte. Ao Lar da Misericórdia de Vale de Besteiros, um grande Bem-haja! por toda a amabilidade na receção dos nossos pequenos reis e rainhas.

Feliz dia dos Reis!


AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TONDELA TOMAZ RIBEIRO

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: celebrando a diferença

 

dia mund da def 2No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro), as professoras de Educação Especial dinamizaram uma atividade por forma a consciencializar os alunos do 1.º ciclo para a necessidade de inclusão e aceitação da diferença, em articulação coma a Biblioteca Escolar. 

Assim, os alunos do 4.º ano da Escola Básica de Campo de Besteiros apresentaram um teatro de fantoches baseado na história Olá, eu sou o João - Um mundo só meu, escrita por Alice Vieira, a cada uma das turmas do 1.º ciclo, na sala multissensorial. Após a representação, os alunos responderam a algumas perguntas colocadas pelas professoras, expuseram as suas opiniões e partilharam vivências pessoais. Este espaço de diálogo permitiu ainda abordar a Perturbação do Espectro do Autismo, retratada na história. Por fim, foi proporcionado um momento de relaxamento a cada uma das turmas com música de fundo e estímulos visuais. 


Visita  23 10

Alunos do Curso Profissional Técnico/a de Alojamento Hoteleiro, exploram o Turismo com sucesso

Nos dias 15 e 23 de outubro, os alunos do curso profissional Técnico/a de Alojamento Hoteleiro no âmbito da Formação Tecnológica, vivenciaram uma experiência educacional enriquecedora ao visitar o Museu Terras de Besteiros e o Posto de Turismo de Tondela. Com o objetivo de aprofundar os seus conhecimentos sobre a oferta turística local e enriquecer a sua formação profissional.

A visita ao Museu Terras de Besteiros permitiu que os alunos explorassem um importante ícone da oferta turística museológica da região, mergulhando na história e cultura locais. 

 

Visita  15 10No Posto de Turismo de Tondela, os alunos compreenderam as estratégias de promoção turística local, aprendendo como a região é promovida de forma eficaz. Além disso, os alunos também conheceram a Oferta Turística em termos de empreendimentos turísticos e alojamentos. E ficaram ainda a conhecer o perfil do visitante da região.

Em ambos os dias, os alunos expressaram a sua satisfação, destacando que a experiência lhes proporcionou valiosos conhecimentos sobre a oferta turística do território. Essa imersão prática fortaleceu a sua preparação para a sua futura profissão.

 

 


 

Imagem Brilho da Liberdade

"Brilhos da Liberdade: Árvores de Natal com Cravos" Iluminam a Escola Secundária na Celebração dos 50 Anos da Revolução de 25 de Abril

Alunos dos Cursos Profissionais de Técnico/a Alojamento Hoteleiro, Técnico de Informática, Instalação e Gestão de Redes, e Técnico de Controlo da Qualidade Alimentar, juntamente com a Sala de Apoio à Aprendizagem, uniram esforços na emocionante iniciativa "Abril Depois de Abril". Sob o nome "Brilhos da Liberdade", todos participaram na construção e decoração de Árvores de Natal com Cravos, marcando os 50 anos da Revolução de 25 de Abril. Esta atividade, além de fomentar habilidades de trabalho em grupo entre os alunos, busca promover os valores de liberdade e solidariedade. Os participantes foram desafiados a colaborar, compartilhar ideias e habilidades, fortalecendo as suas competências coletivas. 

Ao contribuir para o espírito natalício da Escola Secundária, os alunos tornam-se agentes ativos na celebração dos princípios fundamentais de cidadania. "Brilhos da Liberdade" não é apenas uma atividade decorativa; é uma expressão viva do compromisso da comunidade educativa em manter viva a memória do 25 de Abril, destacando a importância da história e cultivando um ambiente escolar baseado em valores essenciais para a sociedade.

 


 VISITA DE ESTUDO 

NAVIGATOR – CACIA 

16-11-2023

imagemfinal

 

As turmas do 1º, 2º e 3º ano do Curso Profissional Controlo de Qualidade, acompanhadas pelos professoreJoão Costa, Luisa Duarte e Paulo Nogueira visitaram o complexo Industrial de Cacia, nomeadamente a empresa Navigator. Os alunos puderam assistir in loco, às diferentes fases do processo de fabrico do papel, da lider europeia na produção de papéis finos de impressão e de pasta de papel, tiveram oportunidade de explorar diversas áreas relacionadas à tecnologia da informação (TI) e sistemas de informaçãotais como infraestrutura de tecnologia da informação utilizada pela Navigator para suportar suas operações, inclui servidores, redes, sistemas de armazenamento de dados, segurança da informação e outros componentes críticos; Segurança da Informação,dada a natureza sensível das informações a segurança da informação é crucial, puderam ver como a Navigator protege dados confidenciais, controla o acesso e enfrenta desafios relacionados à cibersegurança; Inovações Tecnológicas na Produção, os alunos puderam ver o monitorização de processos industriais até ao uso de sensores e automação para otimizar eficiência. 
 

III JORNADAS PEDAGÓGICAS
 

CURSO PROFISSIONAL TIIGR

 

foto2

Nos dias 11 e 12 de dezembro de 2023, realizaram-se as 3ª Jornadas Pedagógicas, dinamizada pelo Diretor do Curso Profissional – Instalação e Gestão de Rede - Paulo Nogueira - , em parceria com a Escola Secundária Viriato - Viseu.

Estas jornadas pedagógicas visam:

Valorização e a promoção do ensino profissional de qualidade;


Promover o intercâmbio entre escolas, cuja oferta formativa inclui cursos profissionais de áreas de informática, estabelecendo parcerias e protocolos com as escolas envolvidas;


Divulgar as boas práticas que a escola secundária de Tondela promove no âmbito dos Cursos Profissionais;


Permitir a partilha de experiências e conhecimentos.



logosfinais

VISITA DE ESTUDO

FACULDADE DE FARMÁCIA – PORTO

 

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA - PORTO

 

6-12-2023

 

No dia 6 de dezembro, ss turmas do 2º e 3º anos do Curso Profissional Controlo de Qualidade, acompanhadas pelas professoras Ana Luísa Silva, docente responsável pela visita,  e Cláudia Silva, deslocaram-se à Faculdade de Farmácia do Porto. Durante a referida visita, os discentes referidos tiveram oportunidade de acompanhar o trabalho de investigação de doutorandos, desenvolvido no âmbito da segurança e controlo da qualidade alimentar. Para além disso, contactaram com o equipamento tecnológico de vanguarda utilizado neste âmbito e assistiram a uma palestra sobre a importância dos limites de deteção destes equipamentos, relativamente à metodologia usada hoje em dia, e que permite detetar, por exemplo, antibióticos, estrogénios, cafeína, entre outros nas águas de consumo humano.

As turmas do 2º e 3º ano do curso Profissional de Informática – Instalação e Gestão de Redes, acompanhadas pelos professores Paulo Nogueira e Ana Miroto, visitaram o Departamento de Engenharia Informática do ISEP. Os alunos puderam assistir a um workshop sobre cibersegurança, onde interagiram com diferentes ferramentas, aprenderam a estar mais conscientes sobre ameaças cibernéticas; quais as boas práticas de segurança a adoptar; Compreensão das leis e regulamentações relacionadas à privacidade, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR); aprender sobre atividades suspeitas e responder a incidentes de segurança; Identificação de técnicas de engenharia social utilizadas por atacantes; Consciencialização sobre os riscos de segurança associados a dispositivos móveis; Conhecimento sobre as últimas tendências em tecnologias de segurança cibernética.

 

 


 
A ALS vai à escola.
 
1701171831337A ALS forma-te!No dia 28 de novembro, os alunos do 2º e 3º anos do curso profissional de Técnico de Controlo de Qualidade Alimentar assistiram a  uma sessão de apresentação do projeto que a empresa ALS-Controlvet estabeleceu em parceria com a escola secundária do E. B. de Tondela. Desta parceria que envolveu a vinda de 2 colaboradoras da referida empresa e a docente Ana Luísa Silva, que leciona a disciplina de Análises Químicas, resultou o agendamento de mais duas sessões para os dias 5 e 12 de janeiro, onde serão esclarecidos os procedimentos de como elaborar um currículo inovador e apelativo e onde os discentes terão oportunidade de realizar atividades experimentais no âmbito da análise microbiológica e que fazem parte dos procedimentos da rotina laboral da ALS-Controlvet. Posteriormente, estes alunos irão realizar atividades no âmbito da Química alimentar promovidas pela referida empresa. Um dos objetivos desta parceria é, entre outros, estabelecer parceria de educação corporativa, incentivando e valorizando o desenvolvimento destes futuros profissionais, dotando-os de uma bagagem de experiências, habilidades e potencialidades técnicas e operacionais em contexto real. A escola congratula-se e agradece esta parceria de colaboração estreita com a ALS-Controlvet.

 Bolsa de Estudo Atribuída Pela Confraria do Cabrito e da Serra do Caramulo
 

A Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo (CGCSC) tem por fim a defesa e a divulgação do Cabrito e da Serra do Caramulo, a conservação do património gastronómico, e o desenvolvimento do território da Serra do Caramulo.confraria

Neste sentido, a CGCSC estabeleceu uma parceria com o agrupamento de escolas de Tondela Tomaz Ribeiro (AETTRibeiro) e o agrupamento de escolas de Vouzela e Campia para atribuição de um prémio sob a forma de Bolsa de Estudos ao melhor aluno da Escola Básica do Caramulo, da Escola Básica de Campo de Besteiros e da Escola Básica de Campia, que terminaram o 9º ano de escolaridade com sucesso, em 2022/2023, e que iniciem estudos no 10º ano de escolaridade, em 2023/2024.

Este prémio é um reconhecimento do esforço, trabalho e mérito dos alunos, valorizando os resultados académicos, os prémios recebidos (em resultado de participação em concursos, desporto escolar, projectos) e a participação cívica (participação em associações, colectividades, movimentos juvenis…) e a elaboração de um texto sob o tema “os produtos locais e a sustentabilidade do nosso território”.

Após a reunião do júri para análise das candidaturas, os prémios foram atribuídos aos seguintes alunos:

 

Lara Filipa Ferreira Santos - Escola Básica de Campia (750 €)

Martim Simões Fernandes - Escola Básica de Campo de Besteiros (750 €)

Laura Ferreira Marques Antunes - Escola Básica do Caramulo (750 €)

 

Os prémios serão entregues no dia 09 de dezembro de 2023, no Caramulo Experience Center, em cerimónia Capitular da Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo. Parabéns aos vencedores!


AE TONDELA TOMAZ RIBEIRO CONVIDADO PARA ENCONTRO NACIONAL “ESCOLA A LER”

encontro ministroA convite do Diretor-Geral de Educação (DGE), da Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) e da Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), o Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro fez-se representar no Encontro “Escola a Ler”, que teve lugar no dia 26 de setembro de 2023 no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

Este encontro visou “reconhecer o notável trabalho realizado pelas escolas, no âmbito do projeto Escola a Ler e aprofundar a reflexão sobre a promoção da leitura e a sua relevância enquanto opção estratégica da escola” ( in Convite endereçado às escolas pela DGE, PNL 2027 e RBE).

Ler a notícia completa.


Projeto “Biblioteca Anticensura” selecionado pela Rede de Bibliotecas Escolares, a nível nacional

 

logo bePLANA Rede de Bibliotecas Escolares selecionou, a nível nacional, e está a apoiar financeiramente, o projeto “BePLAN 24: Biblioteca Anticensura”. No contexto das comemorações do quinquagésimo aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974 (iniciativa “Abril depois de abril”), pretendemos consolidar a ideia de uma “Biblioteca Anticensura”, com a colaboração dos alunos do ensino secundário. Partem de leituras e exploração de excertos de livros da coleção Biblioteca da Censura (Jornal Público) e de outros recursos textuais e/ou iconográficos (incluindo poemas alusivos ao 25 de Abril), e serão protagonistas em múltiplas situações de aprendizagem, com debate e escrita crítica e reflexiva, curricularmente integradas, indutoras de reflexão e tomada de consciência para intervir face a novas formas de censura que crescem e se disseminam na atualidade. Pretende-se igualmente que os alunos, apropriando-se dos textos lidos, neles se inspirem para a criação artística cinematográfica e radiofónica, mediante a criação de programas de rádio (projeto “O Som dos Livros”) e animação em filme de excertos de livros da coleção Biblioteca da Censura, por si escolhidos, e de textos poéticos, com a parceria do Cine Clube de Viseu, da Emissora das Beiras e do município, concretizando as competências de leitura em paralelo com as associadas à literacia fílmica e comunicacional. Pretende-se igualmente que estes alunos assumam o papel de mentores de alunos mais novos, organizando, com a colaboração da professora bibliotecária, equipa da biblioteca, e outros professores envolvidos ( Cidadania e Desenvolvimento, História, Português, Filosofia, Sociologia, Psicologia, Artes, e outros), uma mostra para exibição das curtas e dos programas de rádio por si produzidos, bem como a condução de um debate sobre questões suscitadas pela(s) leitura(s) dos livros, dos filmes e dos programas radiofónicos.


 

Fórum RBE 2023: Bibliotecas Escolares - Liberdade e Transformação

 

Forum RBE  Tondela

O diretor e professoras bibliotecárias do nosso agrupamento estiveram presentes no Fórum RBE 2023: Bibliotecas Escolares - Liberdade e Transformação, integrando a comitiva de Tondela, que contou com representantes do município, da direção das escolas e da rede de bibliotecas de Tondela. Este evento decorreu em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, a 24 de outubro.

São muitos os desafios que se colocam às bibliotecas, num mundo cada vez mais global, digital e imprevisível. Neste contexto, foram valiosos os contributos que este fórum trouxe sobre as questões mais prementes da atualidade e, parafraseando as palavras da coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Pargana, ajudou-nos a refletir sobre as alterações necessárias à escola e à educação, com repercussão na biblioteca escolar enquanto lugar de promoção da leitura, de desenvolvimento de literacias, de acesso à cultura e ao conhecimento, de encontro, de interação, de construção e enriquecimento do património da humanidade, garante que é de valores civilizacionais essenciais à condição humana como a Liberdade e a Democracia. Ademais, constituiu-se como uma oportunidade de celebrar a Rede de Bibliotecas Escolares, a nível nacional, mas também o trabalho conjunto desenvolvido na nossa rede local, a Rede de Bibliotecas de Tondela, com a estreita parceria do Município.

 
CHEGOU O "CAMINHAR COM A ESCOLA"
 
Cartaz DE COMUNIDADE 23 24o projeto "Caminhar com a Escola" inserido no projeto do Desporto Escolar Comunidade é um projeto que pretende promover o envolvimento de toda a comunidade escolar, docentes, discentes, pessoal não docente, encarregados de educação e a demais comunidade escolar, bem como, privilegiar a relação com o meio envolvente à Escola e toda a sociedade em geral.

Pretende-se que a escola abra a porta à sua comunidade, fazendo usufruto dos seus recursos humanos e materiais para manter a sua comunidade mais ativa.

Neste sentido, a partir do dia 07 de novembro e, com uma periodicidade semanal (terças-feiras), entre as 17:45h e as 18:45h, início e final na Escola Secundária de Tondela, irão ser dinamizadas atividades de caminhadas. Procuraremos através da atividade física, em ambiente relaxado e adaptado a todos, uma melhor integração social e partilha.

Assim, convida-se todo o pessoal docente e não docente, alunos, seus familiares e demais interessados a serem uma presença ativa nestas caminhadas.

O caminho faz-se caminhando..."

 
Solicitamos a colaboração dos diretores de turma, na divulgação desta informação a todos os alunos e encarregados de educação.

Com os melhores cumprimentos,

O diretor do agrupamento de escolas de Tondela Tomaz Ribeiro
Júlio de Melo Cabral Valente

 


 

cartaz magusto 2023

 


 

O “Besteirito”

 

Besteirito no exteriorSurgiu uma nova personagem na Escola de Campo de Besteiros: o Besteirito.
Integrado num dos projetos da BE de Campo de Besteiros para o ano letivo 2022-23, o personagem desenvolvido pelo Prof. Fernando Carvalho, com a colaboração de alguns alunos do 6.º ano de escolaridade, só agora ficou preparado para enfrentar os desafios a que se propõe.
Munido da sua besta artesanal, está pronto para lançar virotões por toda a escola, não para ferir alguém, mas para espicaçar a curiosidade dos nossos alunos, contagiando-os com o gosto pela escola, pela leitura, pela busca incessante de conhecimento e dos valores que nos
norteiam, pois só assim conseguimos ir mais longe, trilhando o caminho dos verdadeiros heróis.
O Besteirito surge assim, num contexto de alusão à nossa história local, para que possamos conhecer e valorizar mais o que é nosso e nos define como habitantes de uma zona que se orgulha do seu passado.
O primeiro passo está dado, mas a missão é longa e árdua, pelo que se espera a disseminação desta figura pela escola, criando uma legião de Besteiritos que até poderá mesmo preparar um assalto à “Sala do Castelo”! ...

 

prof. Fernando Carvalho

 



escola saudavel original nivel avancadoCongratulamo-nos pelo facto do nosso agrupamento ter conquistado, mais uma vez, o Selo Escola Saudável nível avançado. O Selo é válido até 31 de agosto de 2025. A DGE endereçou os parabéns e o agradecimento pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no nosso agrupamento, em prol da saúde e do bem-estar de toda a comunidade.


 


Noticia ErasmusPELG Agrup. Escolas Tomaz Ribeiro

Alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro viajam para Savenay, na França, no âmbito do projeto Erasmus+ PELG+

 

No início de outubro, um grupo de quatro professores e seis alunos do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, parte para França, para a cidade de Savenay, na região de Nantes, para uma semana de aprendizagem e de novas experiências. Esta viagem integra-se no âmbito do projeto Erasmus+ PELG+ “Playful Education – Learning with Games” (“Educação lúdica – aprender através dos jogos”). Ler o artigo completo.



 

assembleia-777x437

CONVOCATÓRIA

Assembleia Geral da Associação de Pais 

da Escola Secundária de Tondela 

 

convocatoria AP 2023-2025


 

e-Bug logoO e-Bug é um programa pedagógico internacional dirigido a crianças e jovens que explora as temáticas da prevenção das infeções, bom uso dos antibióticos e prevenção da resistência aos antibióticos. Em Portugal, o programa tem sido desenvolvido através de uma parceria entre a Direção-Geral da Educação (DGE), a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).

O Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro integra o grupo de escolas Embaixadoras do referido programa.

Assista ao vídeo do programa aqui...

 


 

padlt 02Uma Escola de Todos e para Todos 

(Ano letivo 2022 – 2023)

 

Percurso formativo no âmbito das equipas educativas e medidas desenhadas internamente no referente à AFC .

Ler o artigo completo

 

 


 

letivo 2324

Informa-se que os horários das turmas, para o ano letivo de 2023-2024, serão afixados no dia 15 de setembro (6ª feira), na respetiva escola.

Alerta-se para a possibilidade de surgirem alguns ajustes nas primeiras semanas.

 

Calendário Escolar 2023/2024

 

Receção aos alunos do 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade

Mapa de receção dos alunos e encarregados de educação pelos professores titulares/diretores de turma

 

Manuais escolares adotados no ano letivo 2023/2024

Livros

EB Campo de Besteiros
EB Caramulo
EB1 São João do Monte
EB1 Tourigo
EB1 Vilar de Besteiros
ES Tondela

 


duvidas-380x250

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Chegado o momento da seleção da área de estudos a frequentar no próximo ano, a qual poderá orientar o teu Futuro, informamos-te dos Cursos Profissionais no nosso Agrupamento:  
 
 
Encontram-se abertas as pré-incrições, para o ano letivo 2023-2024, nos curso:
 
TÉCNICO/A DE INFORMÁTICA -  INSTALAÇÃO E GESTÃO DE REDES
 
TÉCNICO/A DE ALOJAMENTO HOTELEIRO
 
 
Ficha de pré-inscrição, aqui
 
A ordem de pré-inscrição nestes cursos é fator de seleção para atribuição de colocação, caso o número de candidatos seja superior às vagas.

 

 


FOTO copy

BOOTCAMP INTERNACIONAL BARCELONA

Como tudo o que é bom acaba depressa, a missão empreendedora a Barcelona também terminou. No último dia os jovens empreendedores, visitaram a Casa Batlló, conheceram a fábrica da Estrela Damm, que, atualmente, produz uma das cervejas mais conhecidas e vendidas em Espanha. Como não podia faltar, a última paragem foi na Basílica da Sagrada Família.Esta foi uma missão recheada de momentos especiais e aventuras inesquecíveis, que conseguiu aliar a aprendizagem ao lazer e à cultura. O objetivo foi cumprido, e os alunos enriqueceram ainda mais o seu olhar empreendedor.

Ler mais...


Apresentacao PAP CP-RH

Prova de Aptidão Profissional 

Rececionista de Hotel

No dia 06 de julho, as alunas do Curso Profissional Rececionista de Hotel realizaram a Prova de Aptidão Profissional, um momento importante no seu percurso escolar. A prova consistiu na apresentação e defesa de projetos desenvolvidos ao longo do curso.

Ler mais...

 

 

 


Escola-a-Ler 2123

ESCOLA A LER

O projeto ESCOLA A LER integra o Plano de Recuperação das Aprendizagens - Escola+ 21|23- do Agrupamento.

Ver Portefólio Digital do projeto AQUI 

 

Ler mais...

 


Clube de Leitura na Escola

CLUBE DE LEITURA NA ESCOLA

O projeto "Clube de Leitura na Escola" (CLE), do AE Tondela Tomaz Ribeiro, foi distinguido com o SELO ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA. Convidamos a ver o portefólio digital.

Os Clubes de Leitura na Escola pretendem ser um lugar de encontro e interação, de partilha e socialização da leitura, onde as crianças e os jovens possam melhorar as suas competências, trocar ideias e desenvolver o sentido crítico, compartilhando as suas experiências e descobertas, fazendo-se leitores a partir dos livros e dos textos.

 

Ler mais...

 



Grupo Seminario-Internacional-Franca

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TONDELA TOMAZ RIBEIRO PARTILHA EXPERIÊNCIAS EM SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM FRANÇA

A Coordenadora dos projetos Erasmus+ do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro (AETTR), Rosa Fernandes, foi convidada a estar presente no Seminário Internacional subordinado ao tema “QUALITY EDUCATION AND WELL-BEING AT SCHOOL”: TOWARDS A SOLIDARY SCHOOL” que se realizou, de 13 a 16 de junho, no Institut des Hautes-Etudes de l’Education et de la Formation, em Poitiers, França.

Ler mais...

 


Alunos-9A EST a-montar-exposicao

PEGADA NA IMPRENSA LOCAL

Notícias publicadas nos jornais concelhios e distritais, ao longo dos últimos anos letivos, sobre projetos e atividades das/ com as Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro. A rubrica “pegada na imprensa local” integra o Plano Anual de Atividades e os Planos de Melhoria das nossas Bibliotecas Escolares, no domínio de avaliação d. “Gestão da biblioteca escolar”, em articulação com as linhas mestras organizacionais e pedagógicas do agrupamento, no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular.

 

Ler mais... 

 


premiopap

FINAL NACIONAL PAPTICe - CURSO TIIGR

O Concurso de projetos de PAPs tem por objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido no ensino profissional, valorizando a excelência, inovação, criatividade e empreendedorismo, evidenciados pelos/as alunos/as, nos seus projetos de PAP, nas áreas de Software, Artefactos (Hardware, Redes, Robótica e Eletrónica) e Multimédia. Assim no dia 13 de julho disputamos a final nacional no Agrupamento de Escolas de Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis, onde obtivemos o 1ºlugar na Categoria de Robótica.

Ler mais...

 


Apresentacao PAP CP-RH

Prova de Aptidão Profissional 

Rececionista de Hotel

No dia 06 de julho, as alunas do Curso Profissional Rececionista de Hotel realizaram a Prova de Aptidão Profissional, um momento importante no seu percurso escolar. A prova consistiu na apresentação e defesa de projetos desenvolvidos ao longo do curso.

Ler mais...


papsPAP - CURSO TIIGR

Uma vez mais foram realizadas as Provas de Aptidão Profissional dos alunos do 3ºano do Curso Profissional de Informática - Instalação e Gestão de Redes.

Este ano como elementos da mesa de jurados, estiveram presentes, o Engº Nelson Santos, do Departamento de Engenharia Mecânica Industrial do Instituto Politécnico de Viseu; o Engº Vitor Figueiredo do Departamento de Informática da Câmara Municipal de Tondela; o Drº Rui Almeida da Associação Industrial da Região de Viseu e o Drº Ricardo Riquito da Comunidade Intermunicipal Dão Lafões.

Gostaria de dedicar algumas palavras para reconhecer o excelente trabalho que cada um de vocês realizou durante a apresentação das PAP, foi um momento de demonstração das habilidades, conhecimentos e criatividade, podendo afirmar que superaram todas as minhas expectativas. Ao longo das apresentações, ficou evidente o empenho e a dedicação que cada um colocou no seu trabalho. Demonstraram um profundo domínio das diferentes temáticas apresentadas, expondo com clareza e segurança as informações, soluções e conclusões alcançadas.

Mostraram não apenas competência técnica, foi também perceptível a motivação e entusiasmo ao partilharem os projetos que desenvolveram, essa paixão transpareceu e contagiou a todos os presentes, tornando as apresentações verdadeiramente envolventes e impactantes.

Que este momento de sucesso seja apenas o início de uma trajetória profissional repleta de conquistas e realizações. Continuem a acreditar em vós mesmos, a cultivar a paixão pelo conhecimento e a buscar sempre a excelência em tudo o que fazem.

Orientador das PAP: Paulo Nogueira

 


logosfctESTÁGIO - CURSO TIIGR

A Formação em Contexto de Trabalho dos alunos do 2ºano e 3ºano do Curso Profissional de Informática - Instalação e Gestão de Redes, foi concluída com sucesso.

Esta jornada que percorreram ao longo dos últimos meses foi repleta de aprendizagem desafios superados e conquistas pessoais e profissionais. Hoje, tenho a certeza de que vocês estão prontos para alcançar voos ainda mais altos e enfrentar novos horizontes.

Durante este período, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar na prática o que foi aprendido em sala de aula, adquirindo habilidades, competências e conhecimentos essenciais para futuras carreiras. Foi gratificante acompanhar o crescimento de cada aluno ao longo dessa experiência enriquecedora. Os alunos demonstraram dedicação, proatividade e um profundo interesse em aprender. As suas contribuições não apenas beneficiaram as instituições e empresas onde estiveram inseridos, mas também inspiraram e motivaram aqueles ao seu redor.

A formação em contexto de trabalho ou estágio não é apenas um marco na vossa jornada académica, mas também um ponto de partida para um futuro promissor. Os desafios que enfrentaram ao longo desse período serviram para fortalecer a resiliência, a criatividade e a confiança nas suas próprias habilidades. Os meus parabéns a cada um de vocês! Que essa conquista seja apenas o início de uma jornada repleta de realizações e sucessos.

Diretor de Curso: Paulo Nogueira


FCT RH Entidades-empregadoras 20223

Formação em Contexto de Trabalho

A Formação em Contexto de Trabalho do Curso Profissional de Rececionista de Hotel, foi concluída com sucesso. Ao longo dos meses de fevereiro a junho, os alunos tiveram a oportunidade de aprimorar as suas habilidades e adquirir experiência prática em diversas empresas da região.

 

Ler mais...

 

01 CCA

Clube de Ciência e Ambiente

Os alunos e professoras do Clube de Ciência e Ambiente da EB 23 Campo de Besteiros e da Escola Secundária de Tondela do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro dinamizaram, ao longo ano letivo de 2022/2023, um conjunto de atividades de Educação Ambiental, que visaram: a formação de agentes de mudança na preservação do Planeta; a sensibilização da comunidade educativa para os problemas ambientais e de sustentabilidade; a promoção de práticas agrícolas sustentáveis; a valorização do lixo, através das ações de reutilização, reciclagem e compostagem; a promoção da literacia científica; o desenvolvimento da criatividade e do espírito de equipa.

Ler mais...

 


 Projeto-Forest-FM 2023

Projeto Forest FM

Os alunos das turmas A e B do nono ano desenvolveram uma série de atividades interdisciplinares e de articulação curricular tendo em vista a produção de um programa de rádio participativo sobre o tema da prevenção dos incêndios rurais. O processo de aprendizagem resultou de uma parceria com a Universidade do Porto, o Politécnico de Viseu e a Biblioteca Escolar.

Ler mais...

 


 Percurso-formativo

Percurso formativo

Os alunos sobre a orientação dos professores diretamente envolvidos na visita de estudo e coordenadora da equipa educativa desenvolveram várias atividades de preparação da visita de estudo consubstanciadas no Anexo II - B do PCT que envolveram:

 

Ler mais...

 

 


CMT rececao

AETTR recebe parceiros europeus da Hungria e de França

O Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro - AETTR recebeu de 5 a 9 de junho de 2023, os seus parceiros da Hungria e da França, no âmbito do programa Erasmus+.

O projeto “Playful education-learning with games” envolve não só professores, como também alunos, dos 7 aos 14 anos de idade e visa, em primeira instância, motivar os alunos para as suas aprendizagens através do desenvolvimento de diversas atividades lúdicas, suscetíveis de mobilizar diferentes competências: científicas; sociais; físicas; entre outras. Pretende-se que os alunos entendam que aprender é essencial, mas que, através dos jogos, a aquisição de saber(es) pode ser facilitada e até divertida.

 

Ler mais...

 


Multiculturalismo e Podcast 2023

etnicsNo âmbito da área disciplinar de Cidadania e Desenvolvimento, a turma E do 11.º ano, elaborou vários Podcasts (entrevistas em áudio) integrados no domínio da Interculturalidade e no projeto "Viajar pelas Cores".

Os objetivos fundamentais deste projeto são a perceção da vivência dos jovens de diferentes nacionalidades, da nossa escola, relativamente à sua inclusão, respeito e aceitação, numa sociedade com enfoque na diversidade.

Solicitamos e agradecemos a vossa atenção para a audição dos diversos áudios.

Etnia Inglesa

Etnia Russa

Etnia Sueca

Etnia Brasileira I

Etnia Brasileira II

 


ExamesNacionais-Reaprecia-Reclama 2023

Provas e Exames 2023 - reapreciação e reclamação

Já se encontram disponíveis os modelos a utilizar para repreciação e reclamação de provas e exames nacionais:

Documento interno

JNE 

 


Provas e exames 20232023

Já se encontra disponível o calendário sobre as Provas e Exames, que se irão realizar em 2023:

Provas e Exames

 


01 PEF i 20232023

Já se encontram disponíveis informações relativas, ao calendário, das Provas de Equivalência à Frequência, que se irão realizar em 2023:

PEF 3.º ciclo

PEF secundário



00 Info-Prova 2023

Informação - Prova, aqui.

 

Guia-ExamesNacionais 20232022/2023

Informações das Provas de Aferição e Exames Nacionais, aqui.

 


AETTR logotipo-rascunho 22232022/2023

Inscrições, nas Provas e Exames Nacionais, aqui.

 

 


 

02 Jogos-Matematicos ii

Jogos Matemáticos

Os docentes, André Fernandes e Iris Macedo, desenvolveram, com os alunos do 1.º ano do Curso Técnico de Informática, Instalação e Gestão de Redes, uma atividade interdisciplinar no âmbito dos Jogos Matemáticos.

 

Ler mais...


Fresca-como-uma-Alface 2023Desafio "Repórter do Ambiente" da Academia Ponto Verde

2.º lugar para o AETTR

Respondendo ao referido desafio, a turma do 2.º ano do Cursos Profissional - Técnico de Controlo de Qualidade participou na modalidade de Reportagem Escrita com o trabalho intitulado: “FRESCA COMO UMA ALFACE - a sustentabilidade tem pés para andar”.

Ler mais...

 


 

Escola-Azul

Intercâmbio entre Escolas Azuis

No dia 25 de Maio, os alunos da turma 6.º A, da Escola Básica de Campo de Besteiros receberam os colegas da Escola Profissional de Campanhã, Porto, no âmbito do projeto 7 Escolas 1 Oceano, integrado no programa Escola Azul.

 

Ler mais...


00 EST curta-metragem zero 2023

CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO

O filme “Paz de Espírito”, realizado por alunos da Escola Secundária de Tondela, recebeu recentemente a segunda nomeação para prémios de cinema que visam distinguir os melhores projetos escolares, a nível nacional.

 

Ler mais...

 


Interculturalidade

Interculturalidade

Resultados obtidos no questionário de interculturalidade aqui.

 

 


Cartaz VQTQVerde-2

Educação ambiental e criação artística

"Verde que te quero Verde (22 de maio a 07 de Junho) - é um programa conjunto das escolas de Tondela, AE Tomaz Ribeiro, AE Cândido de Figueiredo e Escola Profissional de Tondela, que pretende desenvolver ações de cruzamento disciplinar no âmbito da educação ambiental e da criação artística. Este desafio foi lançado às escolas e aos parceiros pelo Plano Nacional das Artes, como forma de poderem confluir no seu trabalho, ensaiando formas de potenciarem os seus Projetos Culturais de Escola e aprofundando a relação já existente com o tecido cultural, mas também com a autarquia, as empresas e as diversas valências e projectos no território.".

Ver programa aqui.


01 Noticia-RAINE i

Rumo à Investigação nas Escolas - RAINE

No passado dia 27 de abril, os formandos do Curso Profissional de Controlo de Qualidade Alimentar, TCQA, participaram no 2.º Workshop RAINE-Rumo à Investigação nas Escolas: Sustentabilidade, no auditório do Instituto Politécnico de Viseu.

 

Ler mais...

 

  


01 Visita-ao-Hotel-Sao-Jose EST i

Visita ao Hotel, Encanta Alunos com Oferta de Pequeno-almoço

 

No dia 9 de maio, os alunos da sala do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) tiveram uma experiência especial durante uma visita educativa ao prestigioso Hotel Severino José. O hotel, conhecido pelas suas medidas de inclusão, abriu as suas portas para receber os estudantes, proporcionando-lhes uma experiência única.

 

Ler mais...

 

 

 

WhatsApp Image 2023-06-02 at 18.19.361

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO WANTED - CONCURSO INTERMUNICIPAL CIM DÃO LAFÕES

A grande final do Concurso InterMunicipal de Ideias de Negócio das escolas da região CIM Dão Lafões teve
lugar no auditório do Instituto Politécnico de Viseu no dia 2-6-2023. O concurso teve 48 ideias e destas
foram selecionadas apenas 12 entre os 14 municípios da comunidade InterMunicipal Viseu Dão Lafões, a
Escola Secundária de Tondela, representada pelos alunos Simão Ribeiro, Luís Ribeiro e Gabriel Barbosa do
3ºano do Curso Profissional de informática Instalação e Gestão de Redes, orientados pelo Professor Paulo
Nogueira, obtiveram o 2ºlugar e como prémio ganharam um Bootcamp Internacional a Barcelona.

Ler mais...

 


THE-TONDELENSE poem CanvaDiversidade Cultural dos Tondelenses Celebrada em Poesia e em Filme Realizado por Alunos da Escola Secundária de Tondela

Ver a curta-metragem de animação aqui.


A 21 de maio celebramos o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. A diversidade cultural é uma condição inerente à sociedade, devendo ser entendida como expressão da diversidade humana, não sendo exclusiva de grupos minoritários.
Todas as crianças e jovens podem fazer parte desta rede que celebra a diversidade cultural, o diálogo e o desenvolvimento e nos une a partir da oralidade, da leitura, da escrita, do digital, da arte e da imaginação.

Ler mais...

 


foto3Divulgação e Promoção dos Cursos Profissionais no Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro

Os Diretores dos Cursos Profissionais - Técnico de Alojamento Hoteleiro, Naír Chaves e do Curso Técnico de Informática - Instalação e Gestão de Redes, Paulo Nogueira, procederam à divulgação e promoção dos cursos profissionais às turmas do 9º ano da Escola Secundária de Tondela, Escola EB 2,3 de Campo de Besteiros e Escola EB 2,3 do Caramulo, nos dias 15, 16, 22 e 23 de maio.


Ler mais... 

 

 


01 Palestra Confraria-Carolos-e-Papas-Milho i

Palestra sobre a "Confraria dos Carolos e Papas de Milho" cativa alunos

15 de maio de 2023

No âmbito de uma Prova de Aptidão Profissional do Curso de Rececionista de Hotel com o tema: “Um Moinho e as suas memórias”, os alunos das turmas do 9.º A, 9.º B e 10.º ano do Curso Profissional Técnico de Informática - Instalação e Gestão de Redes, e do Curso Profissional de Técnico de Controlo da Qualidade Alimentar tiveram o privilégio de participar numa palestra fascinante ministrada pela Confrade Moleira-Mor, Lurdes Pinto, sobre a "Confraria dos Carolos e Papas de Milho".

O evento, que ocorreu na biblioteca da escola, reuniu mais de 50 estudantes, ávidos por conhecer os segredos e tradições relacionados com o milho e a Confraria. A palestra teve como propósito promover a valorização dos produtos tradicionais portugueses e incentivar o interesse dos jovens pelos saberes gastronómicos, culturais e históricos da região.

 

Ler mais...

 


Sessao-esclarecimento-e-informacao-ASAE

Sessão de Esclarecimento e Informação sobre Higiene e Segurança Alimentar assegurada pela ASAE

No dia 19 de abril realizou-se uma Sessão de Esclarecimento e Informação sobre Higiene e Segurança Alimentar assegurada pelo Chefe de Equipa Multidisciplinar do Núcleo de Inspeção e Fiscalização da UOV/Delegação de Tondela, Inspetor Adelino Almeida.

Ler mais...

 


Alice-Neto-de-Sousa

BIBLIOTECAS ESCOLARES

A semana da leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027, que conta com a parceria da Rede de Bibliotecas Escolares e da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, e se destina a celebrar e incentivar o prazer de ler, com múltiplas atividades festivas que promovam a leitura e o encontro entre os livros e os seus leitores, em contexto de sala de aula, nas bibliotecas escolares, nas bibliotecas públicas e em outros espaços que se disponham a colaborar.
Durante o mês de março, as nossas bibliotecas escolares associaram-se a esta iniciativa, em articulação com vários parceiros internos e externos, com destaque para o MUNICÍPIO e a REDE DE BIBLIOTECAS DE TONDELA, a ACERT e o PLANO NACIONAL DAS ARTES.

Ler mais...

 

 

 

 

 


 

A

Projeto Curricular de Turma - PCT

9.º C | 9.º D

Dando seguimento ao projeto curricular das turmas C e D iniciado há dois anos, com o objetivo de os alunos conhecerem melhor o concelho onde vivem: o Património Cultural (7.º ano), as Empresas e a Sustentabilidade (8.º ano), ei-los chegados ao 9.º ano, no final do qual, deverão fazer uma escolha relativa à área de estudos que pretendem seguir.

 

Ler mais...

 


 

01 Natacao Desporto-Escolar i 2223Desporto Escolar - Grupo / Equipa de Natação

Campo de Besteiros

Ao longo do segundo período, o grupo/equipa de Natação, da Escola Básica de Campo de Besteiros realizou 3 Encontros: 1.º Encontro – Sátão; 2.º Encontro - Vila Nova de Paiva e 3.º Encontro - Castro Daire, no âmbito da Coordenação Local de Viseu.

 

Ler mais... 

 

 

 

 

 


 

 

camp jogos mat16

 

 

 

 

 

CAMPEONATO NACIONAL DE JOGOS MATEMÁTICOS

(2023 - AVEIRO)

Foi no dia 24 de março que se concretizou a grande final do 16.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, que reuniu em Aveiro, quase 2000 alunos do ensino básico e secundário, provenientes de 350 escolas de todo o país. 

 

Ler mais...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


FINAL REGIONAL F1 IN SCHOOLSpaa f1inschools foto 1

No âmbito do Projeto F1inSchools, a equipa 6Wheels, orientada pelo Professor Paulo Nogueira e pelos alunos Luís Ribeiro; Simão Ribeiro e Gabriel Barbosa do 3ºano do Curso Profissional Técnico de Informática – Instalação e Gestão de Redes e os alunos Manuel Carvalho e Tomás Coimbra do 2ºano do Curso Profissional Técnico de Informática – Instalação e Gestão de Redes, da Escola Secundária de Tondela, deslocaram-se no dia 3 de maio à Escola Secundária Avelar Brotero em Coimbra, para disputar a Final Regional do concurso internacional F1 in Schools.

Ler mais... 

 

 

 


 

Exposição 25 de abril01 Exposicao-25-de-abril i

Assinalando a comemoração do 49.º aniversário do 25 de Abril, o grupo de História organizou três exposições alusivas a este acontecimento que, pôs fim à ditadura e devolveu a liberdade a Portugal.
Cada uma das três escolas do agrupamento terá patente, de 21 de abril a 5 de maio, uma exposição que inclui cartazes e jornais que retratam o “25 de abril em banda desenhada”; o “Antes e Depois da Revolução dos Cravos”; a visão da imprensa nacional e internacional deste acontecimento; a edição dos dias, 25, 26 e 27 de abril, assim como uma cronologia com a hora e respetivos acontecimentos.

 

Ler mais... 

 

 

 

 


Notícia01 Visita-Estudo-Aveiro i

Visita de Estudo à empresa ALGAPLUS e Cozinha Central do Pingo Doce - Aveiro

A professora Helena Ribeiro, organizou e acompanhou os alunos a uma visita de estudo à empresa ALGAplus, em Ílhavo, e à Cozinha Central do Pingo Doce, em Aveiro, no dia 23-03-2023.

 

Ler mais... 


imagem final iotFINAL NACIONAL - PENSE INDÚSTRIA i4.0 IOT

A equipa “Os Besteiros” orientada pelo professor Paulo Nogueira e constituída pelos alunos – Luis Ribeiro; Gabriel Barbosa e Simão Ribeiro, do 3ºano do Curso Profissional de Informática – Instalação e Gestão de Redes, participaram no dia 26-4-2023 na Final Nacional do Projeto Pense Industria i4.0 IOT nas instalações da CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário em Vila Nova de Famalicão. Desta feita entre 19 equipas, representantes dos 7 Centros Tecnológicos do país - CATIM; CENTIMFE; CITEVE CTCOR; CTCP; CTCV; CTIC. Um agradecimento especial aos alunos envolvidos, pelo empenho, dedicação, esforço e resiliência, na construção e defesa do Projeto Healthcare Support Center.

.

 

 


 

GoogleClassroom

Classroom:  uma importante ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem colaborativo.

Pode ler este artigo do Prof. Pedro Pereira, aqui.

 

 

 

 

 

 

 


 

Acesso-E-S 2324Candidatura à matricula e inscrição no Ensino Superior

Ano letivo 2023/2024

Deliberação n.º 338/2023: fixa os pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior no ano letivo de 2023-2024.

Pedido de senha de acesso ao Ensino Superior.

 


 

01 Acao-da-Vespa-Asiatica iNotícia

Ação de sensibilização

Deteção e combate à espécie exótica invasora Vespa velutina.

No dia 2 de março, os alunos das turmas A, B, C do 8.º e 10.º anos, da escola secundária de Tondela e, no dia 28 de março, os alunos do 7.º, 8.º e 9.º anos da EB23 Caramulo, participaram na ação de sensibilização “Deteção e combate à espécie exótica Vespa velutina”, que se realizou no auditório municipal e na biblioteca da EB23 do Caramulo.

 

Ler mais...

 

 


 

Livro-amadoCampanha Recolha de Livros Infantis

Livro reciclado é livro amado!

Mais, informações, aqui.

 

 

WhatsApp Image 2023-04-05 at 20.26.591PROJETO F1 IN SCHOOLS

No dia 06-4-2023 deslocamo-nos ao Lufapo Hub - Coimbra, para realizar os Testes de Reação (para escolher o piloto, que irá "disparar" o carro na Final ,a realizar no dia 3 de maio na  Pavilhão Gimnosdesportivo da Escola Secudária Avelar Brotero);  e Testes de Pista, para vermos o carro em andamento, e retificar eventuais erros de construção e modelação. O aluno escolhido para piloto, foi o Luis Ribeiro do 3ºano do Curso Profissional de Informática – Instalação e Gestão de Redes, após ter obtido o tempo mais rápido de reação. Em relação ao tempo de pista do carro, demorou 1,52segundos a realizar os 20 metros de pista, com uma botija de ar comprimido.


 01Cartaz Conc-foto-Regula i 2023

Plano Nacional das Artes 

Concurso de Fotografia

No âmbito do projeto Cultural de escola do agrupamento de escolas de Tondela Tomás Ribeiro.

O coordenador do Plano Nacional das Artes Manuel Paraíba e a coordenadora do clube da Ciência e Ambiente Judite paz, organizam o concurso de fotografia para toda a comunidade escolar.

Podem participar alunos, professores e assistentes operacionais.

 

Regulamento do concurso!


 

 

 


 

02 Dia-Mundial-da-Floresta iiNotícia

Dia Mundial da Floresta

No Dia Mundial da Floresta (21 de março) pelas 8h:30, os alunos do 8.º C, em parceria com o Clube Ciência Viva, que dinamizou esta atividade, e o Município de Tondela, realizaram uma atividade de plantação de espécies nativas num canteiro da escola, situado atrás do pavilhão C. O objetivo da iniciativa foi sensibilizar os jovens para a importância da preservação das florestas e da biodiversidade local. Com a ajuda de um jardineiro disponibilizado pelo Município, os alunos plantaram diversas espécies, como o medronheiro, o azevinho, o loureiro, a murta e o alecrim.

 

Ler mais...


Notícia01 Visita-de-estudo Patrimonio-local-Tondela i

Visita de estudo ao Património local do concelho de Tondela

No dia 24 de fevereiro, por volta das 9h da manhã, saímos da escola de Vilar de Besteiros, de autocarro, para realizar uma visita de estudo.
Seguimos, de mochila às costas, em direção a Molelos. Aí visitámos a Olaria Tradicional, onde vimos lindíssimos objetos feitos em barro. A D. Fernanda (oleira) fez uma bilha do segredo e explicou-nos como se bebia por ela. Alguns dos nossos colegas experimentaram trabalhar com o barro e gostaram muito.

 

Ler mais...


 

fotofinalPROJETO PENSE INDÚSTRIA I4.0 INTERNET OF THINGS

No dia 22-3-2023 realizou-se a Final Regional do Projeto Pense Indústria i4.0 (Internet of Things) nas instalações do Centro Tecnológica da Cerâmica e do Vidro em Coimbra - Lufapo Hub

A equipa “Os Besteiros” orientada pelo professor Paulo Nogueira e constituída pelos alunos do 3ºano do Curso Profissional de Informática – Instalação e Gestão de Redes, Luís Ribeiro; Simão Ribeiro e Gabriel Barbosa; obteve o 2ºlugar num total de 23 equipas da região centro.

Ficando apurados para a Final Nacional a realizar dia 26-4-2023 no Centro Tecnológico das Indústrias do Têxtil e do Vestuário em Vila Nova de Famalicão.                                                          

                                                                                  Ler mais...

 


WhatsApp Image 2023-03-20 at 15.27.20DIVULGAÇÃO DOS CURSOS DO ENSINO SUPERIOR AO ENSINO PROFISSIONAL

No âmbito da Promoção do Ensino Profissional em Rede (PEPER), estiveram presentes alunos dos Cursos Profissionais: Técnico de Informática–Instalação e Gestão de Redes; Técnico de Controlo Qualidade Alimentar e Técnico de Receção e Hotel, no dia 20 de março  na sala C7 a fim de lhes ser facultada informações, de datas de acesso ao ensino superior; valor das proprinas, cursos lecionados no IPV; alojamento; apoios sociais e muito mais.

 

 

 

 


Notícia03 EB23-CaBe Visita-de-estudo-peixaria iii

Visita de estudo à peixaria “Alga Azul”

No dia 16 de Fevereiro, nós, os alunos das turmas A, B e C, do 6.º ano, realizámos uma visita de estudo à peixaria “Alga Azul”, em Campo de Besteiros. Fomos a pé até à vila, acompanhados pelos professores, observando atentamente a paisagem, nomeadamente a flora e a fauna.

O senhor Gonçalo e a sua irmã, a dona Salomé, receberam-nos muito bem. O senhor Gonçalo falou um pouco sobre a sua vida profissional, nomeadamente da motivação para abrir uma peixaria num local tão afastado do mar.

 

Ler mais...

 


 

Bibliotecas01 CNL fase-intermunicipal i

ALUNOS APURADOS PARA A FASE INTERMUNICIPAL DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Decorreu, no dia 28 de fevereiro, a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro. Os alunos dos dois agrupamentos do concelho apurados na prova escrita de escola prestaram uma prova oral, nesta fase municipal, para avaliação de duas componentes: 

 

  • Leitura expressiva - consiste na leitura de um excerto das obras a concurso. O excerto é indicado pelo júri no momento da prova.
  • Argumentação – consiste na argumentação sobre um tema proposto pelo júri, relacionado com as obras lidas.

 

Ler mais...


 

ope miniNo âmbito do Orçamento Participativo das Escolas 2023, foi apresentada a seguinte proposta na Escola Secundária de Tondela.

Proposta

 

Notícia01 Saude-Mental i

SESSÃO DE TEATRO SOBRE SAÚDE MENTAL

No âmbito da candidatura efetuada pelo PES ao Dispositivo 2.2 – Educação Para a Saúde do Programa Cuida-te +, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude na área temática do Teatro - com a ação Saúde mental, #Desordem, realizou-se, no dia 30 de janeiro de 2023, na Escola Básica do Caramulo a referida sessão para os alunos do 3.º ciclo.

 

Ler mais...

 

Notícia02 Noticia ParlamentoJovens AETTR ii

PARLAMENTO DOS JOVENS SECUNDÁRIO

O Programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

 

Ler mais...

 

Biblioteca01 EB-CaBe Encontro-Idosos-Vale-de-Besteiros i

ENCONTRO INTERGERACIONAL JUNTA CRIANÇAS COM IDOSOS NA BIBLIOTECA ESCOLAR DE CAMPO DE BESTEIROS

Na manhã de 16 de fevereiro, os alunos da turma 6 receberam os “Avós” do Lar da Misericórdia Vale de Besteiros com festa e alegria, no espaço da Biblioteca Escolar de Campo de Besteiros.

Ler mais...


entrevistaF1 IN SCHOOLS - CURSO TIIGR

Entrevista | F1-In-Schools | 6Wheels | ESTGV

No âmbito do Projeto Internacional F1-In-Schools, a nossa equipa foi convidada para uma entrevista dada à iGIMec - plataforma desenvolvida pelo Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Politécnico de Viseu, cujo objetivo é partilhar e divulgar eventos, artigos cientificos, trabalhos académicos e artigos de opinião

Link da entrevista:

 

 

 

.

 


 

 Atividade01 Artigo-Shoah i 2023

EXPOSIÇÕES SOBRE O HOLOCAUSTO - SHOÁ

No âmbito do “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”, o subdepartamento de História do Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro inaugurou duas exposições centradas nas representações da realidade do Holocausto. Uma com ilustrações feitas pelos alunos do curso de Artes Visuais do 10.º F, da Escola Secundária de Tondela, e a outra intitulada “A Angústia da Libertação Expressa na Arte”. Esta exibição especial, baseada na coleção do Museu de Arte do Yad Vashem, apresenta trabalhos realizados entre 1945 e 1947. A mostra tenta explicar como sobreviventes reagiram à libertação através da arte.

 

Ler mais...


 

01 Corta-Mato-iAtividade 

Agrupamento Tomaz Ribeiro no Corta-Mato distrital em Viseu

O Agrupamento Tomaz Ribeiro deslocou-se com uma comitiva de 70 alunos ao Cato-Mato fase regional, que decorreu em Viseu, no parque urbano do Fontelo, no dia 3 de fevereiro. Logo às 8h30min, apesar do frio, os alunos selecionados concentraram-se á porta das suas escolas para se deslocarem nos autocarros que os levariam, a eles e aos professores acompanhantes (Carla Fontes, José Ladeiro, José Ferreira, Vera Costa, Sofia Morgado, Paula Machado, Ana Necho e Nelson Cunha).

 

Ler mais...


 

02 O-Som-dos-Livros ESTBibliotecas 

Os podcasts das emissões de rádio d'O Som dos Livros encontram-se disponíveis no sítio da Rede de Bibliotecas de Tondela:

Bibliotecas de Tondela

O Som dos Livros é um projeto da Rede de Bibliotecas de Tondela, com o apoio do município e a parceria da Rádio Emissora das Beiras e da Rádio Miúdos, que promove, semanalmente, o gosto pelos livros e por múltiplas leituras literárias e/ou informativas.

Ler mais...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

Foto8Atividade

“Água: um bem maior” e “Projeto Rios”

A turma G do 7.º ano da escola básica do Caramulo levou a efeito, no dia 12 de janeiro, uma saída de campo a fim de conhecerem melhor o património natural e edificado do Guardão, nomeadamente, as três ribeiras que atravessam esta localidade. Esta ação teve como objetivos a observação das ribeiras, da paisagem e do ecossistema envolvente, promover o interesse pelas questões ambientais, alertar para a necessidade de proteção destas zonas ribeirinhas e do património ancestral e construir a rota pedagógica e cultural “As ribeiras do Guardão” para a comunidade.

 

Ler mais...

 

 

 

 

 

 

 


 

 

IMG-20230126-WA0002

F1 IN SCHOOLS - CURSO TIIGR

No âmbito do Projeto Internacional F1 in Schools, o Professor Paulo Nogueira deslocou-se na quinta feira dia 26 de janeiro das 9h às 13h, com os alunos Manuel Carvalho; Tomás Coimbra Gabriel Barbosa; Luís Ribeiro e Simão Ribeiro, do 11º e 12ºano do Curso Profissional de Informática Instalação e Gestão de Redes, ao Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Politécnico de Viseu, afim de "maquinar" numa CNC o resultado da modelação do carro F1 no Autodesk Fusion. Foram muito bem recebidos pelo professor Paulo Vaz (Diretor do Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial) e o Eng. Nelson Santos.

Ler mais...


 

01 Microrganismos-numa-piza i 2023Atividade

Onde estão os microrganismos numa Piza? Um modo de inclusão.

A professora Helena Ribeiro planeou e organizou a atividade “Onde estão os microrganismos numa piza? Um modo de inclusão”.  Os alunos do 2.º ano do Curso Profissional de Técnico de Controlo de Qualidade Alimentar confecionaram pizas em conjunto com os alunos que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem.

 

Ler mais...

 


 

 

Cartaz-janeiro-cultural 2023Bibliotecas

Janeiro Cultural 2023

Está a decorrer o evento concelhio "Janeiro Cultural", organizado pela Rede de Bibliotecas de Tondela (que as nossas bibliotecas integram) e o Município. Participam todos os alunos do nosso agrupamento do 9.º ao 12.º ano e ensino profissional.

 

Atividades que envolveram os nossos alunos::

Janeiro Cultural - Palestra sobre NANOTECNOLOGIA, proferida pela doutora Helena Florindo

Peça teatral "Calliope's Romeo and Juliet", de William Shakespeare

 

Ler mais...

 

 

 

 

 

 

 


 

 

Mundial-Qatar-2022

Atividade interdisciplinar

Matemática e Introdução aos Sistemas Informáticos

Os docentes, André Fernandes e Iris Macedo, desenvolveram, com os alunos do 1.º ano do Curso Técnico de Informática, Instalação e Gestão de Redes, uma atividade interdisciplinar no âmbito do campeonato do mundial do Catar 2022. 

 

Ler mais...

 


 

 

01Escola-Amiga-da-Crianca iOito projetos do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro

Distinguidos com o selo Escola Amiga da Criança

Oito projetos dinamizados no nosso foram distinguidos com o SELO da ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA, em cinco categorias: Literacias; Cidadania e Inclusão; Alimentação e Estilo de Vida Saudável; Sustentabilidade e Espaço Escolar.
A maioria dos projetos estão ligados ao trabalho das/ com as Bibliotecas Escolares, nos projetos apoiados pelo Plano Nacional de Leitura (aLer+2027 “Somos+ aLer+”; Clube de Leitura na Escola e Leitura em Família), em contextos de articulação curricular, com as equipas educativas, os conselhos de turma e os departamentos curriculares, abrangendo todos os níveis de ensino: pré-escolar; 1.º ciclo; 2.º ciclo; 3.º ciclo e ens. secundário (cursos científico-humanísticos e cursos profissionais).

 

Ler mais...


 

 

foto1finalJORNADAS PEDAGÓGICAS - ENSINO PROFISSIONAL - TIIGR

Nos dias 12 e 15 de dezembro de 2022, realizaram-se as 2ª Jornadas Pedagógicas, dinamizadas pelos Diretores dos Cursos Profissionais, desta feita apenas do Curso Profissional de Informática – Instalação e Gestão de Rede - Paulo Nogueira - , em parceria com a Escola Secundária de Viriato, de Viseu.
As jornadas pedagógicas: visam a valorização e a promoção do ensino profissional de qualidade; promover o intercâmbio entre escolas, cuja oferta formativa inclui cursos profissionais de áreas de informática, estabelecendo parcerias e protocolos com as escolas envolvidas; divulgar as boas práticas que a escola secundária de Tondela promove no âmbito dos Cursos Profissionais; permitir a partilha de experiências e conhecimentos.

Ler mais...


02Feliz-Natal ii 2022

Natal na Escola!

Com o intuito de fomentar a economia circular, a sustentabilidade, a partilha, o trabalho em equipa e o espírito criativo, as docentes Helena Ribeiro e Íris Macedo, solicitaram aos alunos do 2.º ano do Curso Técnico de Controlo de Qualidade Alimentar que, reutilizando material, decorassem a escola no período natalício.

 

 

Ler mais...

 


 

02 EST magusto2022 ii

Magusto do Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro

Para não esquecer a referida tradição, a Associação de Pais da Escola Secundária de Tondela, do Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro comemorou, no passado dia 13 de novembro, o dia de S. Martinho, com o magusto. Para o efeito, valeram as castanhas assadas no forno e a grande animação do grupo musical “Mortys”.

 

 

Ler mais...


 

01 Magusto i

Dia de São Martinho

No dia 11 de novembro comemorámos o dia de S. Martinho na escola de Vilar de Besteiros.
Por volta das 13h30min foram chegando alguns encarregados de educação. Organizaram em colaboração com os professores e auxiliares alguns jogos tradicionais: jogo da macaca, bola à lata, salto à corda e jogo do arco com gancheta.
Participámos nos jogos com muito entusiasmo e divertimo-nos à grande!

 

 

Ler mais...

 


04Visita-estudo ALS-CONTROLVET iv

Visita de estudo ALS-CONTROLVET

No dia 8 de novembro do corrente ano, os alunos do curso profissional de técnico de controlo de qualidade alimentar, dos 1.º e 2.º anos, realizaram uma visita de estudo à empresa ALS-Controlvet, organizada pela docente Ana Luísa Silva. Para além da professora que leciona a disciplina de Análises químicas, estes alunos foram acompanhados pela docente Helena Ribeiro, responsável pela disciplina de Análises Microbiológicas.

 

 

Ler mais...


WhatsApp Image 2022-11-24 at 12.15.19PROMOÇÃO DO ENSINO PROFISSIONAL EM REDE - PEPER

Realizou-se no dia 24 de novembro no auditório da aula magna do Instituto Politécnico de Viseu do Campus Politécnico de Repeses, um encontro de trabalhos e planificação de atividades a desenvolver no ano letivo 2022/2023 no âmbito da Promoção do Ensino Profissional em Rede (PEPER).

 

 


Estiveram presentes:

Coordenador dos Cursos Profissionais: João Costa

Diretor do Curso Profissional de Informática–Instalação e Gestão de Redes: Paulo Nogueira

Diretor do Curso Profissional-Técnico de Controlo Qualidade Alimentar: Ana Luísa Silva

Diretor do Curso Profissional-Técnico de Receção e Hotel: Naír Balula

Ler mais...


01 IAVE iProvas de Avaliação Externa | 2022/2023

Já se encontram disponíveis para consulta a Carta de Solicitação n.º 1 de 2022, que determina as provas de avaliação externa a aplicar nos anos letivos de 2022/2023 e 2023/2024, bem como a Informação-Prova Geral referente às provas a realizar no presente ano letivo.

 

 

Ler mais...

 


 

Logo Premio-Nacional-da-AnimacaoFilme de Animação realizado por alunos da Escola Secundária de Tondela

Nomeado para o Prémio Nacional de Animação 2022

A curta de animação "Paz de Espírito", realizado pelos alunos do 11.ºA, no ano letivo transato, nas oficinas de cinema que decorreram na Biblioteca da Escola Secundária de Tondela, com a parceria do Cine Clube de Viseu, foi selecionado para o Prémio Nacional da Animação.

 

 

 

Ler mais...

 


 

2 Dia-Mundial-do-Idoso iiPROJETO: “Na Escola com os Avós”

Os alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo da E.B. do Caramulo, em conjunto com as suas professoras titulares, decidiram desenvolver o projeto “Na Escola com os Avós”, devido à importância destes nas dinâmicas familiares e à existência de vários lares de acolhimento de idosos, na Vila do Caramulo.
Os avós, na sua maioria, são o apoio e retaguarda das famílias e representam uma base para a transmissão de valores, saberes e tradições. Com este projeto pretende-se ainda cultivar e estreitar laços/relações entre avós/idosos e netos, de forma transversal com o currículo e os projetos do agrupamento.

 

 

 

Ler mais...

 


01 SaudeMental iSessão sobre Saúde mental | Educação Para a Saúde do Programa Cuida-te +

No âmbito da candidatura efetuada pelo Projeto de Educação para a Saúde do nosso agrupamento (PES) ao Dispositivo 1.1 – Educação Para a Saúde do Programa Cuida-te +, do IPDJ, os alunos de uma turma do 10.º ano da Escola Secundária tiveram a oportunidade de participar numa sessão sobre Saúde Mental.

 

 

Ler mais...

 


 

IMG-20221117-WA0001VISITA DE ESTUDO - BOSCH SECURITY SYSTEMS & REVIGRÉS

O professor Paulo Nogueira, planeou e organizou uma visita de estudo no dia 17-11-2022, às instalações da Bosch Security Systems em Ovar e à Revigrés em Águeda. As turmas envolvidas foram o 3ºano do Curso Profissional de Informática – Instalação e Gestão de Redes e o 3ºano do Curso Profissional – Técnico de Receção e Hotel, acompanhados pelas professoras Naír Balula e Luísa Duarte.

Ler mais...

 


AETTR logotipo-ras 2223

 

NOVO PROJETO EUROPEU ERASMUS+

 

O Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro (AETTR) tem novo projeto Erasmus+ aprovado, juntamente com dois parceiros europeus, uma escola da Hungria e outra de França.
Este novo projeto envolve não só professores, como também alunos, dos 7 aos 14 anos de idade. O título do projeto é “Playful education-learning with games” e visa, em primeira instância, motivar os alunos para as suas aprendizagens através do desenvolvimento de diversas atividades lúdicas suscetíveis de mobilizar diferentes competências: científicas; sociais; físicas; entre outras.

 

Ler mais...

 


 

CartazMagusto 2022

Convite 

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária de Tondela, vem por este meio convidar, todos os intervenientes na comunidade escolar a participar no já tradicional Magusto, a realizar dia 13/11/2022 pelas 16 horas na Escola Secundária de Tondela.

 

 


 

Visita-Estudo-GIALMAR

Visita de estudo à empresa GIALMAR 

A professora Helena Ribeiro, organizou e acompanhou os alunos a uma visita de estudo à empresa GIALMAR - Produtos Alimentares, localizada no Botulho – Tondela, no dia 25-10-2022. As turmas envolvidas foram o 1.º e o 2.º anos do Curso Profissional de Técnico de Controlo de Qualidade Alimentar. A professora Íris Macedo também acompanhou os alunos nesta visita.

 

 

 

Ler mais...



 

03 Gestao-de-empresas iii

Alunos do agrupamento participam na semana

nacional da formação ficnanceira,

com a parceria do Banco de Portugal

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros dinamiza anualmente a Semana da Formação Financeira, um evento que tem por objetivo sensibilizar a população para a importância da formação financeira e que tem lugar por altura do Dia Mundial da Poupança (31 de outubro).

Ler mais...

 


 

 

01 EB1 Vilar-de-Bes-Halloween i

Festa surpresa de Halloween

EB 1 de Vilar de Besteiros

No passado dia 31 de outubro, um ambiente aterrador tomou conta da nossa escola.
Fantasmas, bruxas a cavalo em vassouras, morcegos, aranhas, gatos pretos, para além de outros seres estranhos, invadiram o espaço exterior, o hall de entrada, as escadas e o refeitório.

 

Ler mais...

 

 


 

04 Atividade-Halloween iv

Atividade Halloween

O clube de inglês da EST levou a cabo uma das atividades a que se propôs aquando da sua criação: celebrar festividades no âmbito da cultura Anglo-Saxónica com vista a alargar o conhecimento dos alunos sobre as tradições dos países de língua inglesa. Assim, os alunos decoraram alguns espaços da escola com motivos relativos ao Halloween.

 

 

Ler mais...

 


 

03 ClaraSantosMota Politecnico-de-Leiria iiiPrémios de Mérito

Clara Santos Mota, natural de Carregal do Sal, foi aluna no Curso de artes do ensino secundário na escola secundária de Tondela entre 2018 e 2021. No ano letivo de 2021/2022, iniciou a sua licenciatura no curso de "Som e Imagem" na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, do Instituto Politécnico de Leiria.

  

Ler mais...

 

 


 

 esta

 

VISITA DE ESTUDO - CTCV

O professor Paulo Nogueira, organizou e realizou uma visita de estudo no dia 24-10-2022, ao Centro Tecnológico de Cerâmica e do Vidro, localizado no iParque – Parque Tecnológico de Coimbra. As turmas envolvidas foram o 2ºano do Curso Profissional de Informática – Instalação e Gestão de Redes e o 2ºano do Curso Profissional – Técnico de Controlo de Qualidade, acompanhados pela professora Ana Luísa Silva.

 

 

Saiba mais



 

 

01 Dia-da-Alimentacao-SaudavelDia Mundial da Alimentação

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, os alunos do ensino profissional desenvolveram várias atividades, sob orientação das docentes Helena Ribeiro, Iris Macedo, Nair Chaves e Maria Augusta Félix. Os alunos do 2.º ano do Curso Profissional de Informática Instalação e Gestão de Redes, na disciplina de Matemática desenvolveram jogos e palavras cruzadas que, posteriormente, o aluno Wenis Simões utilizou para a criação de um site que pode ser visitado, também, através do qr code presente no cartaz.

 

Ler mais...

 

 

 

 

 

 


 

 CERTO

 

 

 

SESSÕES DE DEMONSTRAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO

 

Nos dias 3 e 4 Outubro realizaram-se Sessões de Demonstração e Experimentação com robots arduínos; micro:bit; impressora 3D;  exosqueleto ativo, braços robóticos, etc...; e ainda Workshops de Criatividade e Geração de Ideias e apresentação dos concursos de empreendedorismo, Isto é uma Ideia-IoT e F1 in Schools.

 

Saiba mais

 

 
 

 306844566 525246886071871 5929586817706426706 n

 

BOOTCAMP INTERNACIONAL BARCELONA

 

Realizou-se entre os dias 18 e 22 de setembro o Bootcamp Internacional a Barcelona. Os alunos Luis Ribeiro, Gabriel Barbosa e Ricardo Martins, acompanhados pelo professor Paulo Nogueira, vencedores do 2º lugar do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio e autores do projeto Remote Control of Public Lighting, realizarm com sucesso a sua aventura empreendedora por Barcelona.

 

Saiba mais
   

 

 


bottom


Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro 25/02/2024

hacklink al hd film izle duşakabin fiyatları fethiye escort bayan escort - vip elit escort dizi film izle erotik film izle erotik film izle deneme bonusu duşakabin duşakabin temizliği hack forum perabet türk ifşa marsbahis betkom betebetbetebet girişholiganbet girişSahabetSahabetSahabet Güncel girişBetticketbetistSahabetThesakultahholiganbethttps://t.me/s/nakitdenemebonusuSahabet GirişMostbetholiganbetomeglemegabahisbets10marsbahisjojobetholiganbetbets10casibomdeneme bonusu veren siteler 2024Betofficecasibomcasibom girişgrandpashabetmatadorbetcasibomcasibomcasibomcasibomsahabetpiabellacasinograndpashabetimajbetonwinnakitbahisimajbetbahisbey twitterbetgross twittercasinoburada twitterxslot twitterciacasino twitterturkbet twitterbetsat twitterbetriyal twitterpadişahbet twitterpiabellacasino twitterbahis1000 twitterfenomenbet twittervidobet twitterneyine twitterdinamobet twittertambet twitterpalmibet twitterhuhubet twitterbetwon twitterilbet twitterbettiltbahsegelbetkanyonwinxbetnakitbahisjojobetcasinoburada girişxslot girişciacasino girişbetexper girişroketbet girişradabet giriş3xlwin girişbethand girişsmartbahis giriş96tr girişbetsalvador girişkordonbet girişcasinomhub girişhovarda girişintobet girişretrobet girişsonbahis girişnesinecasino girişcasinomilyon girişbetriyal giriştarafbet girişbetkom girişsahabet girişmariobet giriştipobet girişmatadorbet girişbahiscom giriş1xbet girişmarsbahis girişgrandpashabet girişonwin girişgrandpashabet giriştempobet girişgorabet girişparmabet girişasyabahis girişbetwinner girişbetturkey girişyouwin giriştarafbet girişverabet girişbetpublic girişshowbet girişcasino metropol girişprivebet girişpaşacasino girişnorabahis girişmelbet girişTipobet canlı maç izle selcuksports deneme bonusu deneme bonusu veren siteler bahis siteleri jojobet Hack forumdeep water izlebetingo girişgobahis girişasper casino güncel girişkareasbetgobahis girişkareasbet güncel girişsiyah bayrak ayna amirnba bahis siteleriyabancı dizi izleforumbahisdeneme bonusu veren sitelercasino sitelerikareasbet girişdeneme bonusu veren siteler forumpoker siteleriftn bahis siteleriCasibom girişizmir escortbeylikdüzü escortesenyurt escortesenyurt escortbeylikduzu escortesenyurt escortbeylikduzu escortbeylikduzu escortbeylikduzu escortbeylikduzu escortbetturkey twittersahabet twitteronwin güncel girişsahabet giriştipobet twittersahabetholiganbet